Qual a importância do diagnóstico Psico-pedagógico?

Perguntado por: Gaspar Manuel de Vaz  |  Última atualização: 4. März 2022
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Ressalta-se a importância de observar a especificidade do diagnóstico psicopedagógico no sentido de haver uma busca, uma investigação sobre o aprender e o não aprender. ... Já para Weiss (2012), o diagnóstico psicopedagógico possibilita a compreensão da forma individual do aprender, ou seja, da singularidade do sujeito.

O que é diagnóstico Psico-pedagógico?

Um modelo de diagnóstico psicopedagógico é proposto com base na diferença entre Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem. ... Dificuldades de Aprendizagem e Transtornos de Aprendizagem podem ocorrer simultaneamente. A avaliação psicopedagógica deve ser a mais abrangente possível e realizada no mais curto prazo.

Qual a importância do diagnóstico Psico-pedagógico institucional para a ação interativa do psicopedagogo?

O diagnostico psicopedagógico institucional é importantíssimo, porque busca identificar na realidade escolar, as causas problemáticas que interveem nas relações entre o saber e o não saber. O resultado de sua ação investigativa é que o levará apresentar mudanças e adequações que favoreçam a prática educativa.

Quais são os elementos do diagnóstico Psico-pedagógico?

Em termos diagnósticos na instituição, o psicopedagogo deve tentar detectar quais são esses elementos: depositados - expectativas, alegrias, medos, confiança, frustrações, tristezas; depositários - aluno/família, filho/escola (professor), professor (escola)/pais; depositantes - escola (professor), família, aluno.

Como fazer um diagnóstico Psico-pedagógico?

Alguns passos da Sequência Diagnóstica
  1. Entrevista com o (a) professor (a) e com a equipe escolar;
  2. Entrevista com os pais;
  3. Sessões lúdicas centradas na aprendizagem;
  4. E.O.C.A.
  5. Complementação com provas e testes;
  6. Desenhos e jogos;
  7. Testes Projetivos Psicopedagógicos;
  8. Avaliação da leitura e da compreensão leitora;

Psicologia e Assistência Social nas escolas

17 questões relacionadas encontradas

Quais os instrumentos que devemos levar em conta em um diagnóstico Psico-pedagógico clínico?

A anamnese é um dos instrumentos utilizados no diagnóstico psicopedagógico, ela consiste em uma entrevista realizada com os pais ou responsáveis da pessoa que está sendo avaliada e tem o intuito de resgatar a história de vida do sujeito, coletando informações relevantes que possam desvendar dados e fatos observados ...

Qual o papel da Psicopedagogia institucional?

A Psicopedagogia institucional acontece nas escolas e tem por objetivo prevenir as dificuldades de aprendizagem e, consequentemente, o fracasso escolar. ... Assim, cabe ao psicopedagogo institucional, junto com a equipe escolar avaliar os fatores que interferem na aprendizagem dos alunos e suas causas.

Qual a diferença entre Psicopedagogia Institucional e Psicopedagogia clínica?

A principal diferença entre a psicopedagogia clínica e a psicopedagogia institucional é o local de atuação do profissional. As duas áreas buscam compreender o processo de aprendizagem e atuar de forma preventiva e combativa contra os problemas que podem aparecer ao longo da aquisição de conhecimentos dos indivíduos.

Como o psicopedagogo pode ajudar na dificuldade de aprendizagem?

Ao psicopedagogo cabe avaliar o aluno e identificar os problemas de aprendizagem, buscando conhecê-lo em seus potenciais construtivos e em suas dificuldades, encaminhando-o, por meio de um relatório, quando necessário, para outros profissionais - psicólogo, fonoaudiólogo, neurologista, etc.

Como a Psicopedagogia pode ajudar?

A psicopedagogia pode ser muito útil para ajudar a superar as dificuldades de leitura e escrita, tendo como campo de estudo a aprendizagem em suas diferentes relações. A Psicopedagogia tem como objeto de estudo a aprendizagem humana.

Como o psicopedagogo pode ajudar?

A psicopedagogia é uma área de atuação clínica e institucional que busca investigar e intervir nas dificuldades do processo de aprendizagem. Todos podem se beneficiar da psicopedagogia, pois o seu público é amplo, abrangendo todas as faixas etárias: crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Como o psicopedagogo pode auxiliar os professores junto a dificuldade escolares dos seus alunos?

Assim, o psicopedagogo em sua ação profissional geralmente faz utilização de instrumentos próprios da área e que através desses recursos de trabalhos psicopedagógicos Page 6 29427 podem facilitar o diagnóstico do problema da criança e, consequentemente proporcionar uma análise correspondente à situação e que lhe ...

Qual a diferença entre a Psicopedagogia clínica e institucional?

No Brasil, a psicopedagogia clínica e institucional envolve atividades, como orientação de estudos, apropriação de conteúdos escolares, desenvolvimento do raciocínio e atendimento de crianças com deficiência mental, autistas ou com comprometimentos mais graves.

O que estuda Psicopedagogia clínica e institucional?

O que é Psicopedagogia Clínica e Institucional? Unindo conceitos da Psicologia e da Pedagogia, a Psicopedagogia é uma área de estudo focada nas características do processo de aprendizagem humana. Ela busca entender como é construído o conhecimento desde as fases mais tenras do ser humano até tornar-se adulto.

Quais os diferentes ramos da Psicopedagogia?

Existem dois tipos de Psicopedagogia: a Institucional e a Clínica. A linha da psicopedagogia Institucional promove uma relação entre os professores e o processo de ensino - aprendizagem, a fim de melhorar a instituição escolar e os problemas de aprendizagem na mesma.

O que é a Psicopedagogia institucional?

O Psicopedagogo Institucional exerce suas atividades em organizações como a escola e tem como objeto de trabalho auxiliar a aprendizagem dos alunos que fracassam e/ou propor estratégias de prevenção ao fracasso escolar.

O que é intervenção psicopedagógica institucional?

A intervenção psicopedagógica é um procedimento realizado pelo psicopedagogo com o intuito de melhorar o processo de aprendizagem e promover a autonomia e autoestima dos educandos. A interferência no processo de desenvolvimento acontece após o diagnóstico psicopedagógico.

Qual é a atenção que o psicopedagogo deve ter ao realizar um diagnóstico Psico-pedagógico?

O profissional deve tomar ciência do problema de aprendizagem e interpretá-lo para a devida intervenção. O psicopedagogo auxiliará o sujeito a reelaborar sua história de vida, reconstruindo fatos que estavam fragmentados.

O que o psicopedagogo precisa observar no contexto do diagnóstico clínico para realizar seu trabalho?

Observar o desenvolvimento da aprendizagem do aprendente, nos aspectos: Escrita – Posição do papel, postura para escrever e segurar os instrumentos, erros ortográficos, velocidade da escrita, etapas de desenvolvimento do grafismo, qualidade da escrita, etc. Leitura – Velocidade, ritmo, postura e dificuldades.

Quais as etapas de uma avaliação psicopedagógica?

COMPÕEM A AVALIAÇÃO:
  • Entrevista com os pais (anamnese);
  • Análise do material escolar da criança;
  • Uso de testes e atividades para avaliar desenvolvimento;
  • Visita à escola;
  • Devolução.

Quem faz Psicopedagogia pode clinicar?

O psicopedagogo normalmente atua em instituições de ensino, mas pode também exercer atividades em hospitais, ancionatos, ONGs, empresas de diversos de segmentos variados, clínicas com equipe multidisciplinar, entre outros.

Quem pode fazer psicopedagogia clínica?

Pela lei, a profissão poderá ser exercida por graduados em psicopedagogia e também por quem tem diploma em Psicologia, Pedagogia ou uma licenciatura, que tenha feito curso de especialização em Psicopedagogia, com duração mínima de 600 horas e 80% da carga horária dedicada a essa área.

Qual o salário de uma psicopedagoga?

No cargo de Psicopedagogo se inicia ganhando R$ 1.800,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 3.568,00. A média salarial para Psicopedagogo no Brasil é de R$ 2.470,00. A formação mais comum é de Graduação em Educação.

Como a Psicopedagogia pode auxiliar os docentes e alunos?

O psicopedagogo contribui no esclarecimento de dificuldades de aprendizagem que não têm como causa apenas deficiências do aluno, mas que são consequências de problemas escolares. Seu papel é analisar e assinalar os fatores que favorecem, intervêm ou prejudicam uma boa aprendizagem em uma instituição.

Como o psicopedagogo pode auxiliar os professores?

Segundo a maioria desses profissionais, uma de suas funções constitui-se em auxiliar o professor que apresenta em sala de aula alunos com dificuldades de aprendizagem, assim como tentar compreender o porquê de estes alunos não estarem aprendendo, sobretudo, ajudá-los na reversão desta problemática.

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