Qual a importância do desenvolvimento dos elementos psicomotores na infância?

Perguntado por: Soraia Matos  |  Última atualização: 24. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (55 avaliações)

Segundo Barreto (2000), “O desenvolvimento psicomotor é de suma importância na prevenção de problemas da aprendizagem e na reeducação do tônus, da postura, da direcional idade, da lateralidade e do ritmo”.

Quais elementos psicomotores na infância?

Psicomotricidade
  • Esquema Corporal;
  • Equilíbrio;
  • Lateralidade;
  • Ritmo;
  • Organização espaço-temporal;
  • Tônus;
  • Imagem Corporal;
  • Coordenação global ou motora ampla;

O que é desenvolvimento psicomotor na infância?

O desenvolvimento psicomotor é um processo contínuo durante o qual se dá a evolução da inteligência, da comunicação, da afectividade, da sociabilidade e da aprendizagem de forma global e simultânea. Decorre por etapas e depende da maturação do sistema nervoso central.

Qual a importância do desenvolvimento psicomotor para a aprendizagem?

A psicomotricidade no desenvolvimento da criança contribui para melhorar a coordenação motora, tarefas de praxia global e fina, que por sua vez ajudará na aprendizagem da leitura, escrita, concentração e raciocínio lógico.

Qual a importância das atividades psicomotoras na educação infantil?

Por meio de atividades psicomotoras desenvolve as capacidades sensoriais, preceptivas e motoras, propiciando a criança melhor coordenação. As atividades psicomotoras também auxiliam no processo de ensino e aprendizagem, pois o desenvolvimento físico-motor e cognitivo caminha juntos.

O papel da Psicomotricidade no desenvolvimento da infância

26 questões relacionadas encontradas

Qual a importância da psicomotricidade na educação infantil que benefícios ela proporciona às crianças?

A psicomotricidade na educação infantil é de grande importância, pois prevê a formação da base indispensável para o desenvolvimento motor, afetivo e psicológico da criança possibilitando através de jogos e atividades lúdicas, que a mesma se conscientize sobre seu corpo.

Quais são as atividades psicomotoras?

Atividades psicomotoras são aquelas que marcam a interação entre o movimento muscular e o sistema nervoso.
...
A importância das atividades psicomotoras
  • reflexos;
  • interação social;
  • locomoção;
  • linguagem;
  • postura;
  • equilíbrio;
  • imagem corporal;
  • consciência de espaço e tempo, entre outras coisas.

Qual a relação da psicomotricidade com a aprendizagem?

A psicomotricidade tem uma importante contribuição no processo de ensino- aprendizagem, pois é através dela que a criança desenvolve suas habilidades, competências e atitudes corporais, que vão proporcionar prontidões para diversas formas de usos dos movimentos, que permitirão a construção de novos conhecimentos que ...

Qual o conceito de aprendizagem e aprendizagem psicomotora?

A Psicomotricidade existe nos menores gestos e em todas as atividades que desenvolve a motricidade da criança, visando ao conhecimento e ao domínio do seu próprio corpo. ... A estrutura da Educação Psicomotora é a base fundamental para o processo intelectivo e de aprendizagem da criança.

Qual importância da ludicidade e psicomotricidade na aprendizagem?

É através do lúdico que a criança constrói sua personalidade em relação à mente e o corpo. ... No contexto escolar, valorizar a ludicidade e a psicomotricidade é, sobretudo, a construção de um novo pensamento para que a criança desenvolva o seu ético- cognitivo com relação a sua identidade e a formação crítica.

Quais são as etapas do desenvolvimento psicomotor?

estágio sensório-motor, que vai do nascimento aos 2 anos de idade; estágio pré-operacional, que se estende dos 2 anos até os 6 ou 7; estágio operatório-concreto, dos 6 ou 7 anos até os 11 ou 12; e. estágio lógico-formal, dos 12 anos em diante.

Em que fase ocorre o desenvolvimento psicomotor da criança?

Desenvolvimento psicomotor é o aumento da capacidade do bebê de realizar funções cognitivas e motoras progressivamente mais complexas. ... O período dos 7 aos 12 meses, é um processo complexo e de muitas mudanças para o bebê e para a família.

Quais são as 4 fases do desenvolvimento infantil?

Como acontece o desenvolvimento infantil?
  • Fase 1: sensório-motor.
  • Fase 2: pré-operatório.
  • Fase 3: operatório concreto.
  • Fase 4: operatório formal.

Quais são os elementos psicomotores?

A psicomotricidade quer justamente destacar a relação existente entre a motricidade, a mente e a afetividade e facilitar a abordagem global da criança por meio de uma técnica. ... São várias as classificações e as terminologias utilizadas para denominar as funções psicomotoras.

Qual é o elemento principal para o movimento psicomotor?

Esquema corporal – Considerado o principal elemento relacionado à Psicomotricidade na Educação, o esquema corporal é caracterizado pelo conhecimento pré-consciente do indivíduo em relação ao seu próprio corpo, de modo que seja possível executar movimentos e lidar de forma madura com objetos e pessoas em seu entorno, ...

Quais os tipos de psicomotricidade na Educação Infantil?

Profissionais interessados em ampliar os seus conhecimentos para trabalhar com a psicomotricidade no processo de ensino-aprendizagem podem realizar uma especialização em Psicomotricidade: Clínica, Institucional, Relacional ou o curso de Ludopedagogia e/ou Psicomotricidade.

Qual a importância da educação psicomotora para a aprendizagem da leitura e da escrita?

Com base nos conhecimentos adquiridos ao longo do trabalho podemos concluir que a educação psicomotora é de fundamental importância no processo de aquisição da linguagem, e aprendizagem da leitura e da escrita, contribuindo assim para um melhor entendimento da complexidade do processo das primeiras aprendizagens.

O que é psicomotricidade conceito?

O que é Psicomotricidade:

Psicomotricidade é a ciência que estuda o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interior e exterior, podendo ser definida como a capacidade de determinar e coordenar mentalmente os movimentos corporais.

Quais as implicações do desenvolvimento psicomotor na aprendizagem?

A educação psicomotora deve ser considerada como uma educação de base na escola primária. Ela condiciona todos os aprendizados pré-escolares: leva a criança a tomar consciência de seu corpo, da lateralidade, a situar-se no espaço, a dominar seu tempo, a adquirir habilmente a coordenação de seus gestos e movimentos.

O que caracteriza a psicomotricidade educacional?

De acordo com a Associação Brasileira de Psicomotricidade (ABP), a área está relacionada à concepção do movimento interligado com as interações cognitivas, psíquicas, sensoriomotoras e sociais dos indivíduos.

Qual a interligação entre psicomotricidade e aprendizagem e quais exercícios auxiliam para potencializar a aprendizagem *?

Os movimentos corporais, como correr, rir, aprender a andar ou a escrever são aspectos importantes do desenvolvimento do ser humano. Algumas dessas ações podem ocorrer de forma involuntária, enquanto outras são adquiridas com o tempo. E, observando isso, percebe-se uma ligação entre psicomotricidade e aprendizagem.

É possível afirmar que existe relação entre desenvolvimento psicomotor e dificuldade de aprendizagem?

Pelo fato da abordagem psicomotora integrar funções cognitivas, socioemocionais, simbólicas, psicolinguísticas e motoras, esta pode promover o desenvolvimento global do individuo e, ainda, minimizar a dificuldade de aprendizagem das crianças.

Quais são as três principais áreas de atuação da psicomotricidade?

Atualmente, na Psicomotricidade, existem três campos de atuação: reeducação, terapia e educação.

O que é psicomotricidade e quais os benefícios oferecidos através dela?

A psicomotricidade é uma ciência que se uni por vários pontos de vista diferentes, pois utiliza de várias outras ciências constituídas com o intuito de possibilitar ao indivíduo dominar o seu corpo de maneira fácil e que economize energia e mantenha um equilíbrio satisfatório.

O que Jean Piaget fala sobre as 4 fases do desenvolvimento infantil?

O desenvolvimento infantil para a teoria de Piaget considera 04 fases no que diz respeito a cognição, que são: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. Nessa fase a criança desenvolve a competência de manter a concentração em sensações e movimentos.

Artigo anterior
Como conviver com alguém que tem TDAH?
Artigo seguinte
Quais são os tipos de canto coral?