Qual a importância do custeio por absorção?

Perguntado por: Gabriela Kelly Fonseca de Fonseca  |  Última atualização: 28. September 2024
Pontuação: 4.6/5 (70 avaliações)

A finalidade do custeio por absorção é justamente a apuração sobre o cálculo do montante integral de um produto. De quebra, seu uso também pode ajudar a entender como a produtividade do negócio está afetando os custos. Vale lembrar que a finalidade vai além de um mero meio de cumprir com a legislação.

Para que serve o custeio por absorção?

O que é o custeio por absorção? O custeio por absorção, também conhecido como custeio integral, é um método contábil que aloca custos fixos e variáveis de produção aos produtos fabricados por uma empresa.

Qual a importância do custeio de absorção em relação ao Imposto de Renda?

Ou seja, com o Custeio por Absorção há uma chance real de menor tributação de Imposto de Renda e Contribuição Social, por reconhecer os custos reais dos produtos fabricados e em elaboração no período.

Qual é a justificativa correta para o uso do custeio por absorção?

Uma das vantagens do custeio por absorção é a possibilidade de identificar a capacidade ociosa de uma fábrica. Um ponto negativo, ao se adotar o custeio por absorção, é a impossibilidade de alocação dos custos em centros de resultado, o que só pode ser feito ao se adotar o custeio variável.

Qual a importância do custeio?

Da mesma forma, quando bem calculado, o custeio influencia no sucesso da empresa, funcionando como um aliado estratégico na tomada assertiva e precisa de decisões, sem correr riscos. Sabendo o custo correto, você tem o controle exato sobre até onde consegue chegar na negociação de preço com clientes.

AULA 8 | CUSTEIO POR ABSORÇÃO

44 questões relacionadas encontradas

Qual o principal objetivo do método de custeio?

O Activity Based Costing ou Custeio Baseado em Atividades (ABC) é um método de custeio que tem como objetivo avaliar com precisão as atividades desenvolvidas em uma empresa (tanto industrial como de serviços ou comercial), utilizando direcionadores para alocar as despesas e custos indiretos de uma forma mais realista ...

Qual a importância do método de custeio por atividades?

O Custeio ABC é uma metodologia de rastreamento de custos das atividades realizadas por uma empresa e de verificação sobre como essas atividades estão relacionadas para a geração de receitas e o consumo de recursos. Sua principal função é amenizar as distorções provocadas pelo uso do rateio arbitrário.

Qual é a principal característica do custeio por absorção?

Uma característica do custeio por absorção é que ele está alinhado com os princípios da contabilidade. Por isso, ele é o único sistema de custeio aceito pela legislação brasileira para a produção de relatórios contábeis, como o Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE), e para o cálculo de impostos.

Quais as principais características do custeio por absorção?

Segundo Severiano Filho e Melo (2006), uma característica adotada pelo Custeio por Absorção é o foco no processo produtivo e o objetivo no ganho da empresa, medido como é a diferença entre a Receita Total e o Custo Total, apurados em certo período.

Quais as vantagens e desvantagens do método de custeio por absorção?

A maior vantagem do método de custeio por absorção é que ele facilita a averiguação do custo total de cada produto. Porém, a sua desvantagem é que dependendo de como é feito o rateio dos custos pode distorcer a margem real do produto.

Qual a maior vantagem da forma de custeio por absorção?

Possivelmente, a maior vantagem que este método possui, seja o cálculo da margem de contribuição, que é encontrada subtraindo-se os custos diretos ou variáveis do preço de venda. O resultado deste cálculo (desde que um valor positivo) indica quanto cada produto auxilia no pagamento dos custos indiretos e fixos.

Quais as desvantagens do método de custeio por absorção?

a) A principal desvantagem do custeio por absorção consiste na utilização dos rateios para distribuir os custos indiretos entre os departamentos e/ou produtos.

Quando abordamos o custeio por absorção?

Quando abordamos o custeio por absorção, o Custo de Produção no Período é composto por custos fixos e custos variáveis. Portanto, a alternativa correta é a letra b).

Qual o primeiro passo para executar o custeio por absorção?

O primeiro passo, independente do método escolhido, é separar seus custos com cuidado. É importante lembrar que, nesse caso, apenas eles serão considerados e as despesas serão deixadas de lado. Então, o custeio por absorção pode ser obtido da atribuição dos custos.

Qual a diferença de custeio por absorção e custeio direto?

“No custeio por absorção, todos os custos de produção são alocados aos bens ou serviços produzidos, o que compreende todos os custos variáveis, fixos, diretos ou indiretos. Os custos diretos, por meio da apropriação direta, enquanto os custos indiretos, por meio de sua atribuição com base em critérios de rateios. “

Qual o melhor método de custeio?

Concluiu-se que o método de custeio mais apropriado é o custeio variável, devido considerar para sua apuração de custo, apenas os custos variáveis, atingindo dessa forma um resultado viável para aplicação de indicadores que são utilizados para auxiliarem os gestores na tomada de decisão.

Qual a importância do custeio variável?

As vantagens proporcionadas pelo custeio variável são basicamente com relação à produção de informações para a tomada de decisão. Do custeio variável extrai-se a margem de contribuição, que é a diferença entre o preço de venda e o custo do produto.

Qual método possibilita uma visão mais acurada dos custos?

A principal vantagem do ABC em relação a método dos Centros de Custos diz respeito ao maior nível de detalhamento das atividades, o que permite uma visão mais acurada dos custos e desperdícios existentes.

Quais são os tipos de sistema de custeio?

Veja, a seguir, detalhes a respeito dos 4 principais métodos aplicados em indústrias!
  1. Custeio Variável. ...
  2. Custeio por Absorção. ...
  3. Custeio ABC (Activity-Based Costing) ...
  4. Custeio Padrão.

Como fazer o cálculo de custeio por absorção?

Um modo de fazer o custeio por absorção utilizando um critério de ponderação é fazer da distribuição dos custos um parâmetro. Por exemplo, imagine que o produto A possui um custo direto 20% maior do que o produto B. Assim, você irá distribuir os custos indiretos levando em consideração essa mesma proporção.

Qual a diferença entre custeio por absorção e ABC?

Assim, podemos dizer que o sistema de custeio por Absorção consegue auxiliar nas decisões de preço para os produtos e serviços e avalia os estoques, por outro lado, o sistema de custeio ABC apresenta vantagens que devem ser criteriosamente analisadas, para que possam contribuir com a adequada necessidade da organização ...

Qual o método de custeio mais utilizado no Brasil?

Nota-se que o custeio por absorção é o método mais utilizado pelas empresas, sendo utilizado por 24 empresas. Em seguida tem-se o método de custeio direto ou variável, utilizado por 13 empresas.

Como è caracterizado o custeio por absorção Assinale a alternativa correta?

A alternativa correta é a letra b. O método de custeio por absorção consiste em um método de atribuição de custos diretos, indiretos, fixos e variáveis aos produtos.

Quais são as 3 metodologia de custeio existentes?

Os mais usados são o método de custeio variável, o método de custeio por absorção e o método ABC (do inglês Activity Based Costing), baseado em atividades.

Quais são as principais desvantagens do método de precificação com base no custeio por absorção?

A principal desvantagem do método de precificação baseado no custeio por absorção é a possibilidade de gerar distorções na análise dos resultados e a arbitrariedade dos critérios de rateio dos custos fixos.

Artigo anterior
Como fica a tireoide inflamada?
Artigo seguinte
Quem inventou o grafite de rua?