Qual a importância do currículo oculto no ambiente escolar?

Perguntado por: Soraia Beatriz Alves Mota  |  Última atualização: 8. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (62 avaliações)

Currículo Oculto é o termo usado para denominar as influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores. O currículo oculto representa tudo o que os alunos aprendem diariamente em meio às várias práticas, atitudes, comportamentos, gestos, percepções, que vigoram no meio social e escolar.

Qual a importância do currículo no ambiente escolar?

O currículo é de suma importância para a vida e para o planejamento do docente, pois é o currículo que possibilita ao professor uma organização fixa dos conteúdos e das atividades de forma clara, crítica, autônoma, reflexiva, ativa e democrática no contexto escolar, sendo o currículo, um recurso em prol ao ensino- ...

Qual a importância do currículo oculto?

O currículo oculto nas escolas serve para reforçar as regras que cercam a natureza e o uso dos conflitos. E estabelece uma rede de suposições que visa determinar regras sobre a conduta dos estudantes.

O que o currículo oculto enfatiza na prática do professor?

O currículo oculto é interpretado pelas influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho do professor vindas da experiência cultural, dos valores e significados trazidos pelas pessoas de seu meio social e vivenciado na própria escola e nas experiências e práticas divididas na escola.

O que é currículo oculto exemplo?

1. Currículo oculto. Aquilo que não está programado, planejado para a aula e que se faz necessário trabalhar com os alunos. Exemplo:valores, ética, bons costumes,algum problema que surgiu na classe, no bairro, na cidade,etc.

Currículo Oculto da Escola.

35 questões relacionadas encontradas

O que faz parte do currículo oculto?

Segundo ele, “[...] o currículo oculto é constituído por todos aqueles aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo oficial, explícito, contribuem, de forma implícita, para aprendizagens sociais relevantes” (p. 78).

Qual a diferença entre currículo formal e oculto?

O primeiro refere-se ao chamado "currículo formal" (também conhecido como currículo prescrito), que é o currículo em sua forma mais idealizada. Ele é “prescrito” porque é pensado fora das especificidades de uma sala de aula, quer dizer, vem antes do contato efetivo entre professores(as) e estudantes.

O que está implícito no currículo oculto?

O currículo oculto representa uma dimensão implícita no processo educacional não mensurável e informal, que fazem parte do cotidiano escolar, transmitindo experiências que reforçam o aprendizado sociocultural, na inter-relação professor aluno e o saber.

Qual o principal objetivo da disciplina currículo teoria e prática?

saber produzir os conhecimentos a serem ensinados, para serem mais que animadores do processo didático.

Como o currículo ocorre na prática?

O currículo regulamentado sofre a influência do poder público, o planejado, de instâncias externas à escola e dos docentes, o organizado, do entorno da escola, o em ação, dos conhecimentos escolares, crenças, valores morais e sociais, e, finalmente, o avaliado, pela sociedade, pelo mercado, pelo poder público, e também ...

Qual a importância do currículo formal?

O currículo formal serve como uma espécie de roteiro/manual para os professores se orientarem diante da pratica pedagógica, estabelece metas a serem cumpridas para alcançar um objetivo final.

Como o currículo pode influenciar a vida das pessoas?

O currículo inclui tudo o que será ensinado, não apenas a teoria. E, sim, os aspectos humanos e sociais, como comportamentos e valores que os estudantes vão aprender em cada aula. Resumindo, é uma ferramenta de ligação entre escola, cultura e sociedade.

Quais são as três referências básicas para a formulação dos objetivos educacionais?

Os objetivos educacionais têm pelo menos três referências para sua formulação: Os valores e ideais proclamados na legislação educacional e que expressam os propósitos das forças políticas dominantes no sistema social; Os conteúdos básicos das ciências, produzidos e elaborados no decurso da prática social da humanidade.

Qual é a finalidade de um currículo?

O objetivo do Curriculum é conceder dados técnicos sobre o candidato para a empresa que esta recrutando, permitindo que seja feita uma pré-seleção a partir das informações existentes no documento.

O que o currículo escolar expressa?

O currículo escolar expressa tudo que acontece no cotidiano escolar. Todas as relações que chegam a escola são vividas pelos alunos e transmitidas no colégio faz parte do currículo. Na medida em que o cotidiano da escola é estabelecido devido a essa troca de informações, hábitos e costumes dos alunos.

O que deve ter no currículo escolar?

5 aspectos para se considerar na montagem de um currículo escolar | Escola da Inteligência
  1. Analise as novas práticas escolares. ...
  2. Leve em conta as necessidades dos alunos. ...
  3. Introduza a tecnologia no ensino. ...
  4. Defina padrões. ...
  5. Avalie o desempenho atual e estabeleça metas.

O que significa a intencionalidade do currículo?

A intencionalidade do/a educador/a, que caracteriza a sua intervenção profissional, exige-lhe que reflita sobre as conceções e valores subjacentes às finalidades da sua prática: papel profissional, imagem de criança, o que valoriza no que as crianças sabem e fazem e no modo como aprendem.

Quais são os objetivos de aprendizagem?

Os objetivos de aprendizagem são descrições concisas, claramente articuladas do que os alunos devem saber e compreender, e do que sejam capazes de fazer numa fase específica de sua escolaridade.

O que é uma pessoa prática e teórica?

Na teoria, não há diferença entre a teoria e a prática, mas na prática há muita diferença. Teoria é quando se sabe tudo e nada funciona. Prática é quando funciona e ninguém sabe o porquê.

Quais são os três tipos de currículo escolar?

Existem três tipos de manifestações de currículo:
  • Currículo Formal (prescrito);
  • Currículo Real (em ação);
  • Currículo Oculto (implícito).

Quais são os três tipos de currículo?

3 principais tipos de currículo. Os três principais tipos de currículos são o cronológico inverso, que é o modelo mais tradicional, o funcional e o híbrido. Vamos entender como é a estrutura de cada um.

Quais as questões norteadoras do currículo?

Sendo o currículo o “coração” da escola, ele é norteado, entre outros aspectos, por questões referentes aos conhecimentos que devem constituí-lo, aos saberes e culturas a serem priorizadas, como também ao contexto social em que acontece o processo educativo.

O que é currículo prescrito real e oculto?

Chamado também como currículo, formal, oficial e explicíto, esse tipo de currículo prêve os conteúdos que vão ser trabalhados nas disciplinas e tem por função oferecer ao pais uma base comum de educação como citada na LDB 9394/96.

Quais são os tipos de currículo escolar?

Quais são os diferentes tipos de currículo?
  1. Currículo simples em texto. O primeiro modelo é a descrição escrita dos dados pessoais, competências, formação, experiências etc. ...
  2. Currículo cronológico. ...
  3. Currículo temático. ...
  4. Currículo combinado ou misto. ...
  5. Vídeo-currículo. ...
  6. Currículo com carta de apresentação. ...
  7. Currículo com fotografia.

O que é currículo prescrito formal ou oficial?

Currículo prescrito: são os documentos oficiais que orientam a educação nacional e as propostas curriculares das Secretarias de Estado da Educação, como: DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS – DIRETRIZES CURRÍCULARES ESTADUAIS – BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – REFERENCIAL CURRICULAR DO PARANÁ: princípios, direitos e ...

Artigo anterior
O que tem na natureza com a letra U?
Artigo seguinte
Qual o signo mas calmo?