Qual a importância de trabalhar quantidade na Educação Infantil?

Perguntado por: Martim Pinheiro Ferreira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (52 avaliações)

A construção do número na educação infantil é um processo eficiente que favorece o desenvolvimento do raciocínio lógico, além de despertar a curiosidade dos educandos e professores, através de problemas e desafios.

Qual a importância de trabalhar números e quantidade na educação infantil?

A matemática tem uma importância fundamental para o desenvolvimento integral das capacidades e habilidades do ser humano, na Educação Infantil ela auxilia no desenvolvimento do raciocínio lógico e na capacidade de criação.

O que é quantidade na educação infantil?

A criança precisa estar a par de uma série de conceitos, como quantificação (conhecimento de quantidades específicas); identificação de números (nomes dos números); compreensão das correspondências numéricas (em que cada número corresponde a uma quantidade específica); matemática mental, entre outros.

Como trabalhar quantidades na educação infantil?

Como jogar:
  1. Anote os números de um a dez nos post-its e espalhe-os pela casa.
  2. Peça à criança para encontrá-los na sequência correta.
  3. Quando encontrar o próximo número da sequência, ela deve trazer o papel a você. Se estiver fora da sequência, ela deve voltar a colocar o post-it onde encontrou.

Qual o objetivo de trabalhar os números?

(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem ou ordem, mas sim código de identificação. Saber onde podemos encontrar números; Discutir a finalidade do número.

Como Trabalhar Números na Educação Infantil

21 questões relacionadas encontradas

Qual é a habilidade de números?

A habilidade EF01MA01 consiste em: Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.

Qual o objetivo de trabalhar formas Geometricas na educação infantil?

OBJETIVOS: Conhecer as formas geométricas: quadrado, círculo, retângulo e triângulo; Identificar e classificar as formas geométricas em objetos do dia-a-dia.

Como trabalhar números na educação infantil de forma lúdica?

Mais uma atividade que estimula a interação com os números de forma natural é a amarelinha! Um jeito fácil de fazê-la é colando fitas adesivas bem firmes no chão, onde cada quadradinho tenha um número dentro. Depois, Ana sugere que os pais convidem seus filhos a falarem em voz alta os algarismos conforme pisam neles.

O que é número e quantidade?

O que é Número:

Palavra ou símbolo que expressa a quantidade. Do latim numerus. Em linguística é a categoria gramatical que considera a quantidade dos indivíduos, sejam pessoas, animais ou objetos, designados por nomes, e possíveis de serem contados, isolados ou reunidos em grupos.

O que trabalhar no campo de experiência Espaço-tempo quantidade?

O Campo de experiências “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações” é o que se aproxima mais da Matemática na Educação Infantil. Está ligado ao desenvolvimento de noções espaciais temporais, de noções de grandezas, medidas e quantidades e da reflexão sobre processos de transformação.

Como trabalhar com os números na educação infantil?

Faça uma brincadeira com as crianças. Cada criança deverá pensar em um número. Na sua vez, ela deverá representar esse número através de uma mímica escrevendo o movimento de sua grafia com o dedinho no ar, e o restante da turma deverá adivinhar. Comece a brincadeira por você para as crianças entenderem como se brinca.

Porque é importante ensinar matemática nos primeiros anos do ensino?

Nos anos iniciais, a Matemática é de grande importância para os alunos, além de servir como suporte para as demais séries, ela desenvolve nos alunos o pensamento lógico, o olhar crítico sobre os conceitos construídos, além de envolver o que é aprendido com o dia-dia.

Como trabalhar o número 3 de forma ludica?

Com giz de lousa ou fita crepe faça o contorno do número 3 no chão. Peça para as crianças caminharem sobre o seu contorno andando com as mãos na cabeça, batendo palmas, etc. Trabalhe a relação entre o número 3 e a quantidade.

Como trabalhar números na creche?

Aprendendo o número 1
  1. Organize os alunos em uma roda e converse com eles sobre os números ao nosso redor e sua importância no dia a dia. ...
  2. No parque ou na sala de aula, faça o contorno do número 1 com fita crepe ou giz de lousa e peça aos alunos que andem sobre o seu contorno. ...
  3. Confeccione o número 1 em E.V.A.

Qual o objetivo de trabalhar com formas geométricas?

(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos. Reconhecer face geométrica plana existente em objetos no mundo físico de acordo com suas semelhanças e diferenças.

Qual o objetivo de trabalhar as formas geométricas no maternal?

Além disso, esta atividade permite desenvolver o raciocínio lógico e as coordenações motora e visual, ampliar o vocabulário, identificar e nomear formas geométricas, bem como desenvolver a criatividade através de desenhos livres.

Qual a importância do estudo de formas geométricas?

A Geometria é de extrema importância no cotidiano das pessoas, pois desenvolve o raciocínio visual e, sem essa habilidade, elas dificilmente conseguirão resolver as diferentes situações devida que forem geometrizadas; também não poderão se utilizar da Geometria como fator de compreensão e resolução de questões de ...

Qual é a habilidade EF01MA02?

A habilidade EF01MA02 consiste em: Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.

Qual é a habilidade EF03MA05?

Números (EF03MA05) Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito para resolver problemas significativos envolvendo adição, subtração e multiplicação com números naturais.

Qual a habilidade EF01MA21?

Habilidade da BNCC

EF01MA21 Ler dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples.

Artigo anterior
Quanto tempo dura um Terra Nova?
Artigo seguinte
Qual a resistência do concreto para piscina?