Qual a importância de se trabalhar a ludicidade na sala de aula?

Perguntado por: António Ramos  |  Última atualização: 30. April 2022
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O lúdico em sala de aula é ingrediente importante para a socialização, observação de comportamentos e valores. (2010, p. 1). Nesse sentido, a ludicidade funciona como um interventor e facilitador da aprendizagem no espaço escolar.

Qual a importância de trabalhar o lúdico?

O lúdico contribui no desenvolvimento da criança e auxilia na aprendizagem, no desenvolvimento social, cultural e pessoal, assim proporciona a socialização e a aquisição do conhecimento.

Qual o principal objetivo da ludicidade?

A ludicidade proporciona ao educando o seu desenvolvimento pessoal, associados aos fatores sociais e culturais, colaboram para uma boa saúde física e mental, facilitando o processo de socialização, comunicação, construção de conhecimento, desenvolvimento pleno do processo de ensino e aprendizagem.

Qual a importância da ludicidade na educação infantil?

Ludicidade como metodologia significa respeitar a interpretação da criança sobre o mundo e o lugar que ela ocupa nele. Através do lúdico, a criatividade, curiosidade e o desejo por saber acontecem de maneira natural, ampla e fluida, fazendo com que a educação aconteça de forma emancipadora, afetiva e plural.

Como é definido ludicidade?

Já a ludicidade é vista como ação que desenvolve a imaginação e as múltiplas linguagens do ser humano, e o resultado desta ação pode ser denominado também como atividade lúdica utilizando jogos, brinquedos, brincadeiras e outras atividades que remete aquele que brinca.

A Importância do Lúdico no Processo de Ensino-Aprendizagem

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Como o lúdico pode ajudar na aprendizagem?

O lúdico na aprendizagem é capaz de desenvolver habilidades importantes, como atenção, imitação, memória e até imaginação. O cérebro humano se desenvolve por estímulos recebidos nos primeiros sete anos de vida. Por isso, é necessário incentivar todos os aspectos: cognitivo, motor e afetivo.

Qual o objetivo de aprender brincando?

OBJETIVO: Valorizar a importância das práticas recreativas e dos jogos recreativos para o desenvolvimento integral da criança oportunizando a participação ativa em jogos e brincadeiras que priorizem o brincar despertando a alegria, espantando a tristeza e a agressividade e aumentando os valores morais cooperativos, ...

Qual o objetivo da importância do brincar na educação infantil?

“Ao brincar, as crianças têm a oportunidade de criar e testar, o que contribui para o desenvolvimento infantil, uma vez que elas aprendem a lidar com êxitos e frustrações, estabelecem relações cognitivas, sensório-motoras e socioemocionais e desenvolvem noções sobre competitividade, cooperação, respeito e solidariedade ...

Qual a justificativa do brincar na educação infantil?

Através da brincadeira a criança se apropria do mundo de forma simples, alegre e descontraída, possibilitando interação e comunicação com outras pessoas. Através do brincar pode-se perceber a personalidade, a criatividade, a afetividade e a psicomotricidade de cada indivíduo.

Qual é a importância de brincar?

Além de ser divertido, o brincar proporciona diversas coisas boas: estimula o conhecimento do próprio corpo, a força, a elasticidade, o desempenho físico, o que promove um melhor desenvolvimento motor; favorece o raciocínio, estimula a criatividade e a imaginação; a brincadeira em grupo facilita o convívio social, ...

Quais são os tipos de ludicidade?

Ludicidade vem do termo lúdico, que está relacionado a jogo ou a brinquedo. Dessa forma, atividades lúdicas normalmente passam por estratégias que utilizam esses instrumentos, sejam brincadeiras em roda, com dança, no parquinho, jogos de tabuleiro, jogos de palavras, gincanas, entre outros.

Quais os tipos de ludicidade?

Algumas delas são:
  • coordenação motora;
  • comunicação;
  • raciocínio lógico;
  • percepção do espaço;
  • consciência corporal;
  • linguagem;
  • criatividade;
  • imaginação;

O que diz Vygotsky sobre o lúdico?

Para VIGOTSKI (2007), o brinquedo tem um papel fundamental para o desenvolvimento da criança, pois com ele, as crianças colocam em prática a sua imaginação, aprendem a respeitar regras e tem a capacidade até mesmo de elaborar uma. Na vida os desejos não são satisfeitos imediatamente.

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