Qual a importância de saber os métodos LIFO e FIFO para a gestão de estoques?

Perguntado por: Andreia Eduarda de Moura  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (25 avaliações)

Os sistemas Last in, First Out (LIFO) e First in, First Out (FIFO) garantem lucros verdadeiros aos vários ramos das indústrias alimentícias. A eficiência dessas ferramentas para orientar e direcionar o gestor nas tomadas de decisões relacionadas à entrada e saída de mercadorias é comprovada.

O que é sistema LIFO e FIFO?

O sistema de armazenagem LIFO significa “last in, first out”, o que quer dizer, em português, “último que entra, primeiro que sai”, enquanto o sistema FIFO significa “first in, first out”, ou seja, “primeiro que entra, primeiro que sai”.

Quais as vantagens do FIFO?

Principais vantagens do FIFO / PEPS?
  • Mais segurança e facilidade para trabalhar com materiais e produtos perecíveis, uma vez que os produtos mais antigos são utilizados primeiro;
  • Mais agilidade para estocar e utilizar os produtos e materiais, já que o sistema facilita a organização e localização dos itens;

Onde podemos utilizar a metodologia LIFO e FIFO explique?

FIFO, LIFO e FEFO, são termos utilizados na área de Logística ou Supply Chain que determina o tipo de controle de movimentação de estoque utilizado no Centro de Distribuição, Armazém ou Almoxarifado, que não tem relação com os métodos de apuração contábil, uma vez que na Logística ou Supply Chain além de ser utilizado ...

Qual a importância do FIFO para o setor logístico?

Qual a importância do FIFO para o setor logístico? A importância do FIFO está em ajudar a fortalecer a reputação e otimizar o trabalho realizado. A adoção desse método automatiza o processo de recebimento e armazenamento de mercadorias.

Métodos FIFO, LIFO e Custo Médio para Valoração de Estoques

38 questões relacionadas encontradas

O que é FIFO na logística?

O método FIFO, que significa “first in, first out” ou, em português, “primeiro que entra, primeiro que sai”, é um sistema de armazenagem que trabalha conforme a sequência da entrada das mercadorias ao estoque, sempre priorizando o despacho daqueles lotes que chegaram antes.

O que é FIFO em logística?

Em primeiro lugar, FIFO é uma sigla em inglês para “First In, First Out”, ou seja, “primeiro a entrar, primeiro a sair”. No Brasil, também é muito comum que os profissionais da área da estocagem se refiram a esse termo como PEPS (“primeiro que entra, é o primeiro que sai”).

Quando utilizar o sistema LIFO?

O método LIFO deve ser aproveitado para alimentos não perecíveis ou que possuam um prazo de validade mais longo, como macarrão, milho, arroz, feijão, etc. Lembre-se que o fluxo da armazenagem é variável, estando relacionado ao desempenho de vendas e outras características do mercado.

Quando aplicar o FIFO FEFO e LIFO na prática?

Desta forma, o FIFO, LIFO e FEFO são termos utilizados para determinar o tipo de controle de movimentação de produtos utilizados no estoque. Já o PEPS, UEPS e Custo Médio são usados na contabilidade para determinar a metodologia de apuração do valor do estoque.

O que é o sistema UEPS LIFO e para onde este sistema é indicado?

LIFO (ou UEPS) é a sigla em inglês para last in, first out — último a entrar, primeiro a sair, em português. Ele é uma metodologia contábil para avaliar o valor monetário do seu estoque, assim como priorizar quais produtos serão colocados à venda ou usados na produção primeiro.

Quais as vantagens do método PEPS?

A vantagem do PEPS é ter uma circulação contínua e ordenada de produtos, o que permite refletir, com mais exatidão, sobre o custo real dos itens. O valor dos estoques também se mantém atualizado se comparado ao preço da entrada mais recente.

Qual a principal vantagem de se fazer a locação pela curva ABC?

Quais vantagens a curva ABC proporciona para a empresa?
  1. Estoques mais coerentes com a realidade de vendas. ...
  2. Redução de desperdícios. ...
  3. Investimentos mais inteligentes. ...
  4. Aumento da lucratividade. ...
  5. Elaboração de estratégias mais eficazes para o fluxo de caixa e capital de giro. ...
  6. Avaliação de impactos financeiros.

O que é FIFO na contabilidade?

O primeiro a entrar, o primeiro a sair (FIFO) é parte de um método contábil em que os ativos adquiridos primeiro são vendidos primeiro. O método FIFO considera o estoque como consistente em itens comprados no final. Ele é contrário a outro método UEPS, no qual os bens comprados por último são vendidos primeiro.

O que é o sistema LIFO?

LIFO (last in, first out) – nesse sistema o último que entra é o primeiro a sair. Costuma ser aplicado em casos específicos e somente de forma estratégica para garantir uma margem de segurança no giro de estoque.

O que é FIFO e PEPS?

FIFO: sigla para First In, First Out ou PEPS, Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair. Trata-se de uma estratégia de gestão de estoque na qual os produtos que estão armazenados há mais tempo são despachados primeiro para os consumidores.

O que é sistema PEPS e UEPS?

PEPS, UEPS e Custo Médio Ponderado são métodos de contabilidade e gestão dos estoques nas empresas e os custos em vender suas mercadorias. Estes métodos permitem estabelecer, de maneiras diferentes, o custo das mercadorias vendidas, ou seja, o preço que a mercadoria foi comprada quando entrou no estoque.

Em que situações o método UEPS deve ser utilizado?

No Brasil, o UEPS é válido somente para o controle interno. Para as questões fiscais a empresa deve apresentar a diferença para tributação. Essa exigência é necessária porque a contabilidade diferencia o mercado em que os produtos são comprados pela empresa daquele em que ela vende as mercadorias.

Qual a diferença entre FIFO e FEFO?

Método FIFO (First In, First Out) ou PEPS (Primeiro Entra, Primeiro Sai) Enquanto o método FEFO se refere a validade do produto, o FIFO prioriza aquele que primeiro deu a entrada no estoque. Perceba que lote de entrada é uma coisa e validade do produto é outra.

Por que o UEPS não pode ser praticado no Brasil?

Mas, no UEPS, a diferença foi infinitamente maior que nos outros métodos. Devida inflação que ocorreu no período apurado. Tal fato mascara as informações que podem ser obtidas por meio da DRE e dificulta a apuração dos custos. Por esta razão, o método UEPS não é autorizado.

Qual o método de estocagem mais utilizado?

O método de gestão de estoque PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai) é um dos mais praticados e refere-se à saída das mercadorias de acordo com a ordem cronológica. Essa opção ajuda na redução de desperdícios principalmente em segmentos que lidam com produtos perecíveis.

Para que serve um sistema de estoque?

Os estoques são os meios naturais para a empresa poder enfrentar a incerteza na demanda de seus produtos, visto que, por mais preciso que os gestores possam construir as suas previsões de demanda e consumo, ou venda, o ambiente competitivo do mercado atual em que estão as organizações é de extrema incerteza, ocorrendo ...

Como fazer o LIFO?

Quando usamos o método LIFO, devemos retirar primeiro os itens que entraram por último, ou seja, mais recentemente. Assim, quando uma retirada é feita, o valor dos itens retirados deve considerar o valor dos itens mais recentes que ainda estão no estoque.

Como funciona a rede FIFO?

O FIFO é um sistema utilizado para organizar mercadorias e insumos no armazém, viabilizado por meio de filas de espera. Nele, à medida que novos produtos e cargas são colocados na fila, os mais antigos são retirados, respeitando a ordem de chegada.

Quais empresas utilizam FIFO?

O sistema de armazenagem FIFO é bastante utilizado por empresas que trabalham com produtos perecíveis, como supermercados ou indústrias de alimentos, ou mesmo por empresas que trabalham com itens que podem ficar fora de moda.

Como se faz o FIFO?

O cálculo é bastante simples, basta sempre fazer e abater as vendas pela ordem de entrada das mercadorias. Mesmo para produtos não perecíveis, considerando ainda os impactos da inflação nos lucros.

Artigo anterior
Como diluir tinta renove?
Artigo seguinte
Quanto é o juro de 190 milhões na poupança?