Qual a importância das discordâncias no estudo da deformação plástica dos metais?

Perguntado por: Rebeca Eva Leite Fonseca Maia  |  Última atualização: 19. April 2022
Pontuação: 5/5 (45 avaliações)

As discordâncias possibilitam a deformação plástica, pois a quebra das ligações atômicas ocorre de forma localizada exigindo assim menores tensões. Tal fenômeno é denominado DESLIZAMENTO (ou ESCORREGAMENTO).

Como as discordâncias podem influir sobre a deformação plástica dos metais?

A deformação plástica ocorre por movimentação das linhas de discordância, e também causa multiplicação de discordâncias. ... se as discordâncias não se moverem, a deformação plástica não ocorre!

Como as discordâncias influenciam o comportamento mecânico dos metais?

 A resistência Mecânica pode ser aumentada restringindo-se o movimento das discordâncias.  A presença de discordâncias promove uma distorção da rede cristalina de modo que certas regiões sofrem tensões.  Durante a deformação plástica o número de discordâncias aumenta drasticamente.

O que são discordâncias CITE e defina os principais tipos de discordâncias?

Discordâncias. discordâncias são defeitos 1D em um cristal. o tipo mais simples de discordância pode ser visto como um semiplano atômico extra, inserido na estrutura, o qual termina em qualquer lugar do cristal. a extremidade do meio plano é a discordância, conforme mostra a figura abaixo.

O que é discordância em ciência dos materiais?

Em ciência dos materiais, um deslocamento, deslocação ou discordância é um defeito ou irregularidade na estrutura cristalina. A presença de deslocamentos influencia fortemente muitas das propriedades dos materiais. A teoria foi originalmente desenvolvida por Vito Volterra em 1905.

Aula 40 - Discordâncias e Deformação Plástica

20 questões relacionadas encontradas

Como ocorrem as discordâncias?

As discordâncias são provenientes de tensões internas (mecânicas ou térmicas) do material geradas no processamento destes. O número de discordâncias cresce de forma elevada por meio de deformações plásticas.

Quais são as principais causas da formação de discordância?

As discordâncias são originadas durante a solidificação dos sólidos cristalinos, elas são criadas devido às condições de processamento (a forma usada na fabricação do material) e por forças mecânicas que atuam sobre o material.

Quais os três tipos de discordância?

  • 1 – Discordância paralela (Desconformidade) Representa uma falta importante de registro estratigráfico, sem sinal de erosão no contato. ...
  • 2 – Discordância erosiva. ...
  • 3 – Discordância angular. ...
  • 4 – Discordância litológica (não conformidade)

Quais os 4 tipos de defeitos dos sólidos cristalinos?

Estes defeitos incluem: • superfícies externas; Page 11 153 • contornos de fase; • contorno de grão; • contornos de macla; • defeitos de empilhamento.

O que é uma discordância em aresta?

Discordâncias em aresta são o resultado da adição de um semiplano na rede cristalina. Esse semiplano distorce a rede em sua volta, produzindo duas regiões: uma sobre compressão, do lado do semiplano, e uma sobre tração, do lado oposto.

Como as discordâncias aumentam a resistência mecânica dos materiais?

O encruamento no material ocorre quando as discordâncias se deslocam para regiões mais energéticas do material como os contornos de grãos, gerando como consequência o aumento na dureza. O aumento do tamanho de grão provocado por um processo de laminação a quente aumenta a resistência do material.

Qual relação existe entre a movimentação de discordâncias e a resistência mecânica de um material?

movimento de um grande número de discordâncias. discordâncias confere maior dureza e mais resistência a um material. orientações diferentes. ... Materiais com grãos menores são mais duros e mais resistentes.

Quais são os defeitos responsáveis pelo comportamento mecânico dos materiais?

São defeitos lineares. Existe uma linha separando a seção perfeita, da seção deformada do material. São responsáveis pelo comportamento mecânico dos materiais quando submetidos a cisalhamento. Tensão de cisalhamento teórica: Exemplo: whiskers de carboneto de Si com resistência superior a 40GPa.

Como a estrutura dos metais influencia na capacidade de deformação plástica?

Com a intensa movimentação de discordâncias, maior a deformação plástica experimentada pelo metal. Assim sendo, a capacidade de um metal se deformar plasticamente depende diretamente da mobilidade das suas discordâncias.

O que favorece o mecanismo de deformação plástica?

Para que esta deformação plástica por deslizamento de planos atômicos ocorra, é necessário que a componente de cisalhamento da força aplicada ao material, no plano e na direção de deslizamento, atinja o limite de resistência ao cisalhamento do material, também chamado de tensão crítica de cisalhamento.

O que ocorre com as discordâncias ao se fazer um tratamento térmico?

A maciez original é inteiramente restaurada pelo aquecimento acima da temperatura de recristalização, quando se formam novos grãos com baixa densidade de discordâncias. Os grãos se desenvolvem até que a estrutura toda esteja RECRISTALIZADA. A microestrutura resultante é equiaxial.

Como os defeitos cristalinos são gerados?

Podem ser formadas durante a solidificação ou como resultado de vibrações atômicas. Existe uma concentração de equilíbrio de lacunas. Auto-intersticial: é um átomo que ocupa um interstício da estrutura cristalina. Os defeitos auto-intersticiais causam uma grande distorção do reticulado cristalino a sua volta.

Quais são os tipos de imperfeições em material cristalino?

As imperfeições presentes em estruturas cristalinas podem ser de três tipos básicos, quais sejam: defeitos pontuais, defeitos em linha e defeitos de superficie.

Quais são os tipos de defeitos pontuais?

Existem duas maneiras principais para a criação de defeitos de ponto (ou pontuais) nos sólidos iônicos sem que haja desequilíbrio de carga:
  • a dos vazios correlacionados ou defeitos de Schottky (esquerda)
  • a dos grupos vazios-intersticiais ou defeitos de Frenkel (direita)

O que indica uma discordância angular?

Ausência de paralelismo entre camadas geológicas adjacentes, resultante de fenómenos tectónicos que dobraram e enrugaram rochas mais antigas que a deposição das rochas que se lhes sobrepõem.

Em que a discordância angular difere da desconformidade e da não conformidade?

(b) Discordância Angular, que ocorre quando camadas de rochas sedimentares horizontais se depositam sobre rochas com camadas inclinadas; (c) Não-Conformidade, que ocorre quando rochas sedimentares se depositam sobre rochas ígneas, ou sobre rochas metamórficas.

Como se escreve discordância?

Significado de Discordância

substantivo feminino Ação ou efeito de discordar: a discordância do casal afetava toda família. Opiniões contrárias; falta de acordo; divergência ou desacordo: apesar das divergências, eles estavam muito contentes.

O que são e quais são os defeitos pontuais?

Os defeitos pontuais são aqueles associados a uma ou duas posições atômicas e podem se apresentar na forma de lacuna e autointersticiais ou impurezas. Lacunas são sítios vagos na rede cristalina em lugares que normalmente seriam ocupados por átomos.

O que são e quais são os defeitos lineares?

DEFEITOS DE LINHA Os defeitos lineares ou discordâncias têm a extensão de uma linha (uma dimensão) em torno da qual alguns átomos estão desalinhados, separando a região perfeita da região deformada do material, podendo ter origem térmica, mecânica e supersaturação de defeitos pontuais.

Porque os defeitos são importantes?

Por que os defeitos são importantes? Os defeitos, mesmo em concentrações muito pequenas, podem causar uma mudança significativa nas propriedades de um material. Sem a presença de defeitos: os dispositivos eletrônicos do estado sólido não existiriam.

Artigo anterior
Qual é o maior navio cargueiro do mundo?
Artigo seguinte
Como deixar o estômago alcalino?