Qual a importância da transferência e da contratransferência na clínica psicanalítica?

Perguntado por: Filipa Mariana Reis Domingues Castro  |  Última atualização: 29. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (64 avaliações)

Conclui-se que, a transferência e contratransferências são dispositivos fundamentais na clínica psicanalítica, na qual deve-se ter manejo ao trabalhar com ambos os fenômenos no setting analítico. Citation: PINHEIRO, Jéssica Neiva Ribas.

Qual a importância dos conceitos de transferência e contratransferência dentro da psicanálise freudiana?

A transferência e a contratransferência são uma forma de projeção típica da relação terapêutica entre paciente e terapeuta e pode-se caracterizar de forma positiva, com sentimentos de afeto e admiração, ou negativa, com sentimentos de agressividade e resistência, dependendo dos laços inconscientes e emocionais que ...

Qual a importância da transferência para a psicanálise?

Por meio da transferência, o paciente pode reconstruir e resolver conflitos reprimidos (causadores de sua doença). Principalmente conflitos da infância com seus pais. A transferência, segundo conceitos psicanalíticos, ocorre quando se projeta em pessoas do convívio presente, figuras importantes do passado do paciente.

Qual a diferença entre transferência e contratransferência?

A transferência é algo comum dentro do consultório, uma vez que sempre é esperada pelos profissionais. Entretanto, a contratransferência recebe uma vigilância constante por parte do analista, que compreende os sentimentos nutridos pelo paciente.

O que significa contratransferência em psicanálise?

A contratransferência, ao ser analisada como um reflexo da transferência do paciente no psiquismo do analista, funciona como guia para permitir antecipar reações, sentimentos e até mesmo pensamentos do paciente.

Transferência e Contratransferência

34 questões relacionadas encontradas

Como a contratransferência pode ser usada no trabalho clínico?

Os resultados revelaram que a contratransferência foi considerada como uma ferramenta que auxilia na compreensão do paciente e daquilo que se passa na sessão. É utilizada como recurso terapêutico, mas seu uso suscita cuidados. ... Palavras-chave: Contratransferência, Psicanálise, Psicoterapia.

Onde normalmente ocorre a transferência e a contratransferência?

No caso da transferência, ocorre uma projeção de conteúdos inconscientes positivos ou negativos no outro – do cliente para o profissional --, enquanto na contratransferência é o profissional que faz transferências ou projeções para o seu cliente.

O que é transferência na psicoterapia?

O contexto da transferência, como o próprio nome sugere, remonta uma troca de papéis entre as pessoas nesta relação. Algo normalmente exposto a partir dos traumas do nosso paciente e potencializa ao ser acessado por nós, psicólogos, independentemente do sexo.

Quais os tipos de transferência psicanálise?

Em 1912, através de sua obra “A Dinâmica da Transferência”, Freud aprofundou os seus estudos sobre a transferência, classificando-a em dois diferentes tipos: a transferência positiva e a transferência negativa.

Como lidar com transferência?

A transferencia amorosa, ou de qualquer origem, é uma excelente oportunidade para a evolução psiquica do paciente. Revele seus sentimentos, pensamentos e principalmente, os devaneios e as fantasias, e o seu analista poderá ajudar você a se conhecer melhor.

O que é transferência para a psicanálise e como este conceito se aplica ao contexto de sala de aula?

A Transferência não é um termo da psicanálise. É um vocábulo utilizado em diversos campos, denota-se, sempre uma idéia de transporte, de deslocamento, de substituição de um lugar para o outro. Freud aponta-o como um fenômeno psíquico que se encontra presente em todos os âmbitos das relações com nossos semelhantes.

Como é o papel da transferência?

Transferências são experiências psíquicas preliminares revividas como um vínculo com a pessoa do analista, podendo ser entendida como reproduções das fantasias, que no decorrer da análise possam despertar e atingir o campo da consciência, substituindo uma pessoa anterior pela pessoa do analista.

Por que Freud afirma que a transferência poderá comparecer como exemplo de resistência a análise?

Ele observou que o sujeito pode ter a capacidade e a vontade consciente de deixar de renunciar ao seu sintoma e ainda assim não conseguir abandoná-lo, em função de determinados fatores inconscientes. São justamente esses fatores que Freud denominou de resistências.

O que é a transferência para Freud?

A transferência, segundo Freud, pode emergir como um exigência intensa de amor, de atenção, de reconhecinto, ou sob formas mais moderadas: desejo se ser recebido como filho(a) predileto(a), de ser alvo de uma estreita amizade (necessidade libidinal sublimada) etc.

Para que a transferência surja claramente e possa ser analisada dizia Freud em 1912 o analista deve ocupar?

Para que a transferência surja claramente e possa ser analisa- da, dizia Freud em 1912, o analista deve ocupar o lugar de um espelho que só reflete o que lhe é mostrado (hoje, diría- mos o que lhe projeta o paciente).

O que é transferência positiva e negativa?

A transferência pode se apresentar de três maneiras A transferência positiva, conforme definiu Freud (1912, p. 31), é constituída de sentimentos amorosos que são admissíveis à consciência, e a negativa é composta de sentimentos hostis e agressivos em relação ao terapeuta.

O que é transferência afetiva?

Em psicologia profunda, que estuda a nossa psicodinâmica inconsciente, transferência afetiva é a onda emocional de lançamos ao Outro. Ela tem duas mãos, o retorno dessa onda é a contra-transferência. Pode ser positiva, quando há simpatia agradável, ou negativa, quando há antipatia.

Qual é a diferença entre projeção e transferência?

Para Jung a transferência acontece em todos os relacionamentos humanos e é definida com tal, para diferenciar a projeção que acontece dentro do encontro analítico, já que qualquer relação possui aspectos projetivos.

O que é transferência erótica na terapia?

A transferência positiva se refere, então, a todas as pulsões e derivados relativos à libido, especialmente os sentimentos de afeto e carinho, incluindo os desejos eróticos, desde que tenham sido sublimados sob a forma de amor não-sexual e não persistam como um vínculo erotizado.

O que é transferência de banco?

Uma transferência bancária é um pagamento eletrônico que envia dinheiro diretamente de uma conta para outra. Uma transferência bancária ocorre quando uma pessoa instrui o seu banco a enviar dinheiro diretamente para outra conta. Geralmente ela é feita nos caixas eletrônicos ou via internet.

O que é um processo de transferência cruzada e múltipla?

Múltiplas transferências coexistem e encontram-se estabelecidas entre os participantes, potencializando e ampliando uma gama de sentimentos. O fenômeno transferencial de cada um dos participantes no campo grupal resulta em transferências cruzadas.

Quais O perigos da contratransferência durante o tratamento ou atendimento psicopedagógico?

Um outro perigo provoca angústia no analista: é o de ter que ocupar efetivamente o lugar de objeto" (idem, p. 116-7). Porém, Nasio enfatiza que a angústia é "a expressão mais franca, mais pura, diríamos até a mais saudável, a mais madura da contratransferência do psicanalista. ...

Quando convidar o paciente para o divã?

O convite para o Divã é realizado em um determinado momento em que o paciente começa a se questionar qual a responsabilidade dele naquilo do que se queixa, deixando apenas de "culpar" os outros por aquilo que está na sua queixa e, ainda, quando realmente está disposto a seguir em sua análise.

Como Freud nos orienta a submeter à análise científica o conteúdo dos nossos pacientes?

Essa atitude, que Freud chamou de “atenção flutuante” deve permitir ao analista se deixar levar pela associação-livre do paciente e captar os momentos propícios a uma pontuação ou interpretação.

Por que a transferência e também resistência?

Estou mostrando para vocês que a transferência é resistência, não apenas porque o paciente faz essa associação e engaja o analista num determinado lugar. Ela é resistência porque, com o analista se identificando a esse lugar, responde dali mesmo, responde sem separação em relação ao que lhe é endereçado pelo paciente.

Artigo anterior
Como calcular correção monetária e juros de 1 ao mês?
Artigo seguinte
Como embalar um produto para envio?