Qual a importância da teoria de Wallon?

Perguntado por: Vitória Rita Barros Amorim Miranda  |  Última atualização: 1. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (11 avaliações)

A Teoria da Afetividade de Wallon, nesse sentido, nos serve para questionar qualquer forma de ensino que não leve em consideração a compleição afetiva, social e política da educação, onde “todas as crianças, sejam quais forem suas origens familiares, sociais, étnicas, tem direito igual ao desenvolvimento máximo que sua ...

Qual a importância da teoria de Henri Wallon?

A grande contribuição de Wallon para Educação bem como para Psicologia é considerar as emoções no processo de desenvolvimento humano e porque não no processo ensino- aprendizagem, defendendo que os professores para alcançarem êxito na ação pedagógica deveriam conhecer e entender as crianças em seu desenvolvimento.

Qual a importância significado da educação para Wallon?

A importância de Henri Wallon e a educação para professores

Ao adquirir este tipo de conhecimento, podem identificar os conflitos se manifestando em uma criança e ajuda-las a superar. Além disso, também podem mediar a cultura e o aluno. Fator esse que, segundo Wallon, é fundamental para a educação formal.

Qual a importância das teorias de aprendizagem?

As teorias de aprendizagem servem como um instrumento para diagnosticar e analisar as diferentes formas de aprendizagem, servindo com uma base para o professor poder lecionar suas aulas com melhor qualidade e maior êxito. Cada teoria tem sua particularidade, que é determinada por sua escola ou representante.

Quem foi Wallon e qual sua relevância para a psicomotricidade?

Wallon foi o primeiro a levar não só o corpo da criança mas também suas emoções para dentro da sala de aula. Fundamentou suas ideias em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu (leia mais no quadro abaixo) como pessoa.

HENRI WALLON (1) - AFETIVIDADE E INTELIGÊNCIA | TEORIA PSICOGENÉTICA

40 questões relacionadas encontradas

O quê Wallon fala sobre a psicomotricidade?

Segundo Wallon (1995, apud Fonseca, 1995, p. 10), o movimento é a única forma de expressão e o primeiro instrumento do psiquismo. De acordo com Fonseca (1995), Wallon foi o principal responsável pelo nascimento do movimento da reeducação psicomotora.

Como Wallon descreve a compreensão do desenvolvimento psicomotor?

Os movimentos infantis são um tanto quanto desorientados, mas a contínua resposta do ambiente ao movimento infantil permite que a criança passe da desordem gestual às emoções diferenciadas. Essa é fase do desenvolvimento psicomotor que possui maior participação de elementos do arco-reflexos.

Quais são as teorias da aprendizagem?

Teorias da Aprendizagem
  • Teoria Experiencial. ...
  • Teoria Cognitiva da Aprendizagem. ...
  • Teoria Social Cognitiva. ...
  • Andragogia. ...
  • Teoria da carga cognitiva. ...
  • Teoria de Fitts e Posner.

Quais são as teorias de aprendizagens?

Para estruturar a enquete, destacamos as seguintes teorias de aprendizagem, a saber: Comportamentalista, Construtivista, Sociointeracionista, Racionalista e Aprendizagem Significativa.

Qual a importância de uma teoria pedagógica para dar conta desse projeto de Educação *?

Entendendo as teorias na prática pedagógica

Além disso, outro benefício que a base teórica proporciona ao educador é o poder de buscar a compreensão da prática pedagógica vigente de maneira que ela consiga ser observada, estudada e modificada pelos agentes (professores, educadores), caso seja necessário.

Quais as principais contribuições de Wallon para o processo de ensino e aprendizagem?

A teoria de desenvolvimento de Henri Wallon é um instrumento que pode ampliar a compreensão do professor sobre as possibilidades do aluno no processo ensino-aprendizagem e fornecer elementos para uma reflexão de como o ensino pode criar intencionalmente condições para favorecer esse processo, proporcionando a ...

Como se dá o processo de aprendizagem para Wallon?

Para Wallon, o processo de desenvolvimento oscila constantemente entre a afetividade e a inteligência, de maneira dialética, podendo até mesmo manifestar regressões. As aquisições adquiridas em cada estágio são irreversíveis — no entanto, o indivíduo pode retornar a algumas atividades de estágios anteriores.

Quais são os dois fatores importantes para a explicação do desenvolvimento de acordo com Wallon?

Fatores orgânicos e sociais no desenvolvimento

Essa seria a primeira condição para que a gente possa desenvolver a nossa capacidade para nosso crescimento. Além dele, as influências do meio colaboram e moldam essa primeira instância.

Qual a abordagem de Wallon?

Wallon propõe a psicogênese da pessoa completa, ou seja, o estudo integrado do desenvolvimento. Considera que não é possível selecionar um único aspecto do ser humano e vê o desenvolvimento nos vários campos funcionais nos quais se distribui a atividade infantil (afetivo, motor e cognitivo).

Qual a principal preocupação da teoria psicogenética?

AS CONCEPÇÕES DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NA TEORIA PSICOGENÉTICA DE JEAN PIAGET. ... Jean Piaget foi um pesquisador cuja principal preocupação era o desenvolvimento humano e o seu objeto de estudo centrava-se no pensamento lógico-matemático, também entendido como sinônimo de inteligência e de estrutura cognitiva.

Qual a teoria de Piaget sobre a aprendizagem?

Jean Piaget

Segundo ele, a aquisição de conhecimento acontece por meio de experiências adquiridas em um contexto no qual se está inserido. Para o estudioso, a formação do conhecimento humano depende da interação entre o indivíduo e o ambiente em que ele vive.

O que é teoria da aprendizagem significativa?

A aprendizagem significativa ocorre quando uma nova ideia se relaciona aos conhecimentos prévios, em uma situação relevante para o estudante, proposta pelo professor. Nesse processo, o estudante amplia e atualiza a informação anterior, atribuindo novos significados a seus conhecimentos.

Quais são as três teorias da evolução?

A origem da vida, as teorias de Lamarck e Darwin, o Neodarwinismo e mais.

Como surgiram as teorias da aprendizagem?

Esta teoria do desenvolvimento da inteligência foi desenvolvida pelo biólogo, psicólogo e epistemólogo suíço Jean Piaget (1896-1980), e consiste em parte numa combinação das teorias filosóficas existentes à época, o apriorismo e o empirismo.

Como Henri Wallon nomeia e explica cada fase do desenvolvimento infantil?

Assim como Piaget, Wallon divide o desenvolvimento em etapas, que para ele são cinco: impulsivo-emocional; sensório-motor e projetivo; personalismo; categorial; e puberdade e adolescência. Ao longo desse processo, a afetividade e a inteligência se alternam.

Quem criou o termo psicomotricidade?

Henry Wallon (1879-1962), médico, psicólogo e pedagogo, é provavelmente, o grande pioneiro da psicomotricidade, vista como campo científico.

O que se entende por psicomotricidade?

O que é Psicomotricidade:

Psicomotricidade é a ciência que estuda o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interior e exterior, podendo ser definida como a capacidade de determinar e coordenar mentalmente os movimentos corporais.

Quanto ao desenvolvimento de consciência de Henri Wallon?

QUESTÃO 2 Quanto ao desenvolvimento da consciência, Henri Wallon a ) acredita ser uma questão central a ser trabalhada quando se trata de desenvolvimento da criança. b ) diz ser uma questão importante, porém não é passível de estudo. c ) não se preocupa com essa questão e centra-se na questão dos estágios.

Quais dos elementos a seguir podem ser considerados novos elementos no processo de aprender?

93), tem como função desfazer o egocentrismo, levando o indivíduo a um estado de plena socialização. QUESTÃO 2 Quais dos elementos a seguir podem ser considerados novos elementos no processo de aprender? a ) Memória, atenção, interesse e percepções. ... São eles: a memória, a atenção, o interesse e a inteligência.

Como a teoria de Wallon pode ser utilizada em sala de aula?

A teoria de desenvolvimento de Henri Wallon é um instrumento que pode ampliar a compreensão do professor sobre as possibilidades do aluno no processo ensino-aprendizagem e fornecer elementos para uma reflexão de como o ensino pode criar intencionalmente condições para favorecer esse processo, proporcionando a ...

Artigo anterior
Como fazer uma limpeza de pele com maizena?
Artigo seguinte
Como posso ter pego sarna?