Qual a importância da subjetividade para a psicologia?

Perguntado por: Daniela Pinto Neto  |  Última atualização: 28. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (37 avaliações)

Através da nossa subjetividade construímos um espaço relacional, ou seja, nos relacionamos com o "outro". Este relacionamento nos insere dentro de esferas de representação social em que cada sujeito ocupa seu papel de agente dentro da sociedade.

O que é a subjetividade para a psicologia?

Por subjetividade entende-se o processo pelo qual algo se torna constitutivo e pertencente ao indivíduo de modo singular. É o processo básico que possibilita a construção do psiquismo.

Por que o conceito de subjetividade é tão importante e significativo para a psicologia e por que o psicólogo deve levar em conta este conceito em cada prática sua?

Isso porque as pessoas se agrupam de acordo com as suas semelhanças. Assim, ao mesmo tempo que as nossas particularidades nos façam diferentes um dos outros, elas também nos aproximam em certos aspectos. Além disso, é necessário mencionar que a preocupação com a subjetividade é uma questão moderna.

O que significa dizer que a subjetividade é o objeto de estudo da psicologia?

SUBJETIVIDADE COMO OBJETO DA PSICOLOGIA A Psicologia colabora com o estudo da subjetividade: é essa a sua forma particular, específica de contribuição para a compreensão da totalidade da vida humana.

Como o profissional da psicologia deve entender a subjetividade do outro?

O método para se estudar a subjetividade deve ser, portanto, o que leva a procurar no indivíduo as marcas da sociedade. Ou seja, dizer que o indivíduo é mediado socialmente, não significa que ele seja afetado externamente pela sociedade, mas sim que se constitui por ela, isto é, pela sua introjeção.

O QUE É SUBJETIVIDADE ???

39 questões relacionadas encontradas

Qual o papel da subjetividade no desenvolvimento humano?

A análise do desenvolvimento da subjetividade requer adentrar no movimento contínuo de produção de sentidos subjetivos para identificar os impactos, as rupturas e as construções que estes são capazes de desencadear no sujeito.

Qual a importância da subjetividade?

Através da nossa subjetividade construímos um espaço relacional, ou seja, nos relacionamos com o "outro". Este relacionamento nos insere dentro de esferas de representação social em que cada sujeito ocupa seu papel de agente dentro da sociedade.

Como a subjetividade está presente no nosso cotidiano?

Assim, podemos entender que a construção da subjetividade acontece, também, através da relação de trabalho, onde fatores como cultura organizacional, hábitos, costumes, modelo de gestão, estilo de liderança, tecnologia, maturidade, podem interferir na formação dos profissionais quanto indivíduos.

O que é subjetividade como a subjetividade é influenciada pelos outros seres e pelos meios em que vivemos?

De acordo com o autor, a subjetividade é o próprio ser, é o que se é em uma sociedade, uma totalização que se estende ao conjunto social. O indivíduo nada mais é do que a representação de sua época e reflete todo contexto em que se encontra inserido.

Como se dá o processo de subjetividade?

A subjetividade, segundo eles, é formada na relação do sujeito com o outro, processo mediado pela linguagem e pelo contexto histórico-cultural. O psiquismo dos indivíduos se desenvolve pela apreensão de signos e significados, que, por usa vez, são construídos socialmente nas relações entre os homens.

O que podemos entender sobre subjetividade nas tomadas de decisões?

Há elementos que dobram as posições de decisão. Assim, há pessoas cuja posição subjetiva é sempre a de dar um jeito para que a decisão seja tomada por outro, ou de pedir a outro a autorização para decidir. O ato segue uma lógica temporal que absolutamente não é o modelo "científico" do desenvolvimento da decisão.

Qual é o objeto de estudo da psicologia?

A psicologia é a ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão) e o comportamento humano. Deriva-se das palavras gregas: psiquê que significa “alma” e logia que significa “estudo de”.

Qual a relação da psicologia educação e subjetividade?

Pelas práticas educativas encontra-se o precioso caminho para educar e produzir a subjetividade. Em contraposição a essa situação, é possível identificar uma outra psicologia da educação que analisaria as condições simbólicas do sujeito na realização de sua prática.

O que é marca de subjetividade?

As marcas da subjetividade são identificadas nos enunciados por meio da utilização dos pronomes, dêixis, demonstrativos, advérbios, adjetivos situados dentro de coordenadas espaço- temporal: eu/tu, aqui e agora; ou ele, lá e então.

O que é objetivo é o que é subjetivo?

Subjetivo e objetivo

Um conhecimento objetivo é fundado na observação imparcial, é independente das preferências individuais. Uma questão subjetiva é aquela em que a resposta depende de pessoa para pessoa, conforme suas crenças, conhecimentos e convicções.

O que é subjetividade na educação?

A subjetividade apresenta-se como definição ontológica de uma representação histórico-cultural da psique, através da qual são superadas as dicotomias e fragmentações que, de forma histórica, tem orientado o tratamento dos aspectos psíquicos na educação.

Como a compreensão sobre subjetividade pode se relacionar as atividades da gestão de pessoas?

Ao definir subjetividade, relacionando-a ao campo da gestão de pessoas, a autora citada, expõe primeiro a existência de um espaço interior, uma experiência vivenciada, que é individual, particular e intransferível. Um espaço, que de acordo com sua visão, agrega a razão, a intuição, o sentimento e o afeto.

O que é subjetivo exemplos?

Significado de Subjetivo

Relativo ao sujeito; próprio de cada pessoa; particular, individual, característico, próprio: opinião subjetiva. Que se refere ao indivíduo ou dele faz parte: experiência subjetiva. [Filosofia] Particular ou relevante acerca de um indivíduo; pessoal.

O que é um conceito subjetivo?

Subjetividade é caracterizado como algo que varia de acordo com o julgamento de cada pessoa, consistindo num tema que cada indivíduo pode interpretar da sua maneira, que é subjetivo. Desta forma, a subjetividade humana pode dizer respeito ao sentimento de cada pessoa, como a sua opinião sobre determinado assunto.

O que é a subjetividade é como a história lida com ela?

A boa subjetividade é aquela que provém da essência do conhecimento como relação subjetivo-objetiva e do papel ativo do sujeito na produção desse conhecimento. A má é a subjetividade deformante do objeto que é inserida por interesses particulares e parciais.

Quais são os direitos subjetivos?

O direito subjetivo pode ser subdivido em direito subjetivo público e direito subjetivo privado. O direito subjetivo público é o direito de ação, de petição, direito de liberdade e direitos políticos.

Qual a importância da captura da subjetividade para o desenvolvimento da sociedade capitalista moderna?

A produção do capital nas condições da "acumulação flexível", ao constituir-se por meio da "captura" da subjetividade do trabalho, instaura um campo inédito de contradições sociais que colocam novas possibilidades de "negação da negação".

Qual a relação entre a subjetividade humana e a educação?

Quando o docente toma consciência de sua subjetividade, pode compartilhá-la com seus alunos, os quais podem trazer questões de suas próprias subjetividades. O contato e a troca permitem ao professor, e também ao aluno, acesso à criatividade e ao crescimento.

Qual foi o primeiro objeto de estudo da Psicologia?

O Estudo da Psicologia Consciente de Wundt

Para Wundt, o objeto de estudo está na consciência e para estudá-la ele utilizou os métodos experimentais das ciências naturais.

Qual o primeiro objeto de estudo da Psicologia?

Seu objeto de estudo era a estrutura consciente da mente e do comportamento, sobretudo as sensações.

Artigo anterior
Como desconectar o Google fotos de outros dispositivos?
Artigo seguinte
Quantos arroz vem em um saco?