Qual a importância da quiralidade para os fármacos?

Perguntado por: Nicole Pereira Jesus  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (47 avaliações)

Esse conceito é muito importante para a indústria farmacêutica, pois quando determinado fármaco é desenvolvido é preciso saber quais são os seus efeitos no organismo humano. Se determinada substância for quiral ou assimétrica, ela pode possuir enantiômeros com atividades farmacológicas diferentes.

Qual é a importância dos compostos quirais?

Os chamados medicamentos quirais produzidos sinteticamente constituem uma mistura racêmica (presença de isômeros). Eles têm em sua estrutura átomos com orientação tridimensional, uma modificação dessa orientação ocasiona a diminuição ou mudanças nos efeitos biológicos do medicamento.

O que é um fármaco quiral Qual a importância da quiralidade para esse tipo de molécula?

Uma molécula é quiral quando a sua imagem especular não puder ser sobreposta à molécula original. Se houver possibilidade de sobreposição entre uma molécula e sua imagem especular ela é aquiral. Um centro assimétrico é aquele no qual os substituintes ligados a ele são diferentes entre si (Figura 8).

Como os isômeros afetam os fármacos?

Segundo sua disposição espacial, como a existência de dois enantiômeros, um fármaco pode antagonizar a ação de seu estereoisômero, ou um dos enantiômeros pode apresentar um efeito terapêutico e o outro ser responsável por um efeito secundário, ou ainda os dois apresentarem a mesma atividade mas apenas um manifestar um ...

O que é a quiralidade?

Quiralidade é uma propriedade geométrica importante relacionada à simetria da molécula. Uma molécula quiral não se sobrepõem à sua imagem espelho (pense em sapatos, que são específicos para o pé direito e esquerdo).

Estereoquímica - Parte VI - Fármacos Quirais

17 questões relacionadas encontradas

Como saber se a molécula é quiral?

Para identificar um carbono quiral, basta reconhecer um carbono que possui quatro ligantes diferentes, independentemente se a estrutura orgânica for aberta ou fechada.

Por que a natureza e quiral?

Os alimentos que ingerimos, bem como a celulose dos tecidos e do papel que utilizamos, são formados por várias substâncias que contém carbonos assimétricos (quiral). Um exemplo importante é a “queima” dos alimentos em nosso organismo. ...

Qual é a isomeria responsável pela alteração do efeito do fármaco?

Com o tempo, descobriu-se que somente o isômero dextrogiro ou (R) era responsável pelas propriedades analgésicas, sedativas e antessentires, enquanto a talidomida levogira (S) é teratogênica, isto é, provoca mutações no feto.

O que são isômeros Qual a importância de conhecê los?

A isomeria ocorre quando dois ou mais compostos orgânicos possuem a mesma fórmula molecular, mas se diferenciam pelo arranjo de seus átomos. ... Saber disso é importante porque uma única mudança na disposição dos átomos dentro da molécula pode afetar todas as propriedades físicas e químicas da substância.

Qual a importância da isomeria isômeros no nosso cotidiano?

A isomeria e a diferenciação entre os isômeros são de grande importância para a medicina na eficiência dos remédios. É muito comum uma substância que componha um remédio que vai salvar a vida de uma pessoa ter um isômero que, caso seja utilizado como remédio, pode ter o efeito contrário e até matar alguém.

O que é o centro quiral?

Um centro quiral consiste num átomo que se encontra ligado a quatro átomos ou grupos atómicos diferentes.

Quais compostos são quirais?

Denomina-se de carbono quiral, ou carbono assimétrico, o carbono de uma cadeia que apresenta quatro ligantes diferentes. A presença de um carbono quiral indica que o composto apresenta um tipo de estereoisomeria denominado de isomeria óptica (clique aqui e saiba quais são as características desse tipo de isomeria).

Quais são os aminoácidos quirais?

Aminoácidos são geralmente compostos de alta polaridade, uma vez que há somente três possibilidades de apresentarem um átomo de carbono alfa que também não seja quiral. Ou seja, um carbono quiral é aquele que se liga quimicamente a quatro grupos distintos.

O que é um Isomero?

Isômeros são substâncias químicas diferentes que apresentam propriedades físicas e químicas diferentes, mas que possuem a mesma fórmula molecular, ou seja, a mesma quantidade de átomos de cada elemento químico.

O que é ser Isomero?

A isomeria é um fenômeno no qual dois ou mais compostos diferentes apresentam a mesma fórmula molecular, mas diferentes fórmulas estruturais.

Quais são os tipos de isômeros?

Existem cinco tipos de isomeria constitucional, que são: de função, de cadeia, de posição, metameria e tautomeria.

O que é isomeria e quais os tipos?

A isomeria é um fenômeno estudado dentro da química orgânica. Seu conceito é simples: ela ocorre entre compostos que possuem a mesma fórmula molecular, mas não são a mesma molécula. Ela pode ser divida em dois grandes grupos: isomeria plana e isomeria espacial.

Quando ocorre a isomeria óptica?

Isomeria Óptica é o tipo de Isomeria espacial que é caracterizada pelo desvio que os compostos químicos apresentam quando expostos a um plano de luz polarizada. A luz pode ser desviada para a direita. ... Nesse caso, essa substância é chamada de dextrogira, de dexter (direito em latim).

O que é isomeria espacial?

Isômeros são compostos que possuem a mesma fórmula molecular, mas se diferenciam na fórmula estrutural. Na Isomeria espacial a diferença das fórmulas estruturais só é perceptível através da análise espacial da molécula. Há dois tipos de isomeria espacial: geométrica (cis-trans ou Z-E) e óptica.

Qual a origem da palavra quiral?

A palavra “quiral” vem do grego kheir, que significa mão, mas isso não chega para explicar nada. Então vejamos: é impossível calçar uma luva da mão direita na mão esquerda, certo? Há moléculas que também são assim, assimétricas, que parecem ser a imagem no espelho uma da outra, mas que não são sobreponíveis.

O que são Enantiômetro e quiralidade?

Quaisquer dois compostos com a relação objecto – imagem no es- pelho (não sobreponível) chamam-se enantiómeros. A quiralidade é uma designação associada à Química mas simultaneamente é um fenómeno que se manifesta prin- cipalmente em tudo o que é vivo.

Como identificar um Diastereoisomero?

Observe que eles não são a imagem especular um do outro, ou seja, quando colocados lado a lado, eles não estão de frente para um espelho. A diferença consiste em que os ligantes iguais estão do mesmo lado do plano em um (diastereoisômero cis) e em lados opostos do plano no segundo isômero (diastereoisômero trans).

Como identificar um composto meso?

A mistura racêmica é opticamente inativa por compensação externa, já o composto meso é opticamente inativo por compensação interna. O texto Isomeria Óptica mostrou que, quando esse tipo de isomeria ocorre, significa que o composto desvia o plano de luz polarizada.

Como identificar isomeria de cadeia?

Isomeria de cadeia
  1. Um isômero pode ter a cadeia aberta (acíclica), enquanto o outro possui a cadeia fechada (cíclica);
  2. Um isômero pode ter a cadeia saturada (somente ligações simples entre carbonos), enquanto o outro isômero é insaturado (possui pelo menos uma ligação dupla entre carbonos);

O que caracteriza a quiralidade dos aminoácidos?

A quiralidade (ou assimetria) do carbono alfa (figura 2) confere aos aminoácidos actividade óptica (com excepção da glicina que tem só dois protões no carbono alfa, pelo que não existe carbono assimétrico). A configuração absoluta do átomo de carbono alfa dos aminoácidos é indicada através dos prefixos D- e L-.

Artigo anterior
Para que serve o elevador de pH?
Artigo seguinte
Qual é o procedimento ao iniciar a limpeza em um posto de trabalho?