Qual a importância da notificação do devedor no caso da cessão de crédito?

Perguntado por: William Lisandro Cunha Pereira  |  Última atualização: 29. Juni 2024
Pontuação: 4.7/5 (8 avaliações)

A ausência de notificação da cessão de crédito, pelo credor cessionário, torna ineficaz o negócio jurídico em relação ao devedor de tal maneira que a dívida se torna inexigível até que promovido o ato. Inteligência do art. 290 do Código Civil .

Para que serve a notificacao do devedor na cessao de crédito?

Segundo o Magistrado, tal condição, expressa no art. 290 do CC, busca dar segurança ao devedor, na medida em que evita a realização de pagamento ao credor primitivo por falta de informação sobre eventual transferência do título a terceiro.

É necessário a autorização do devedor para a cessão do crédito?

A cessão de crédito independe da anuência do devedor (cedido) que não precisa consentir com a transmissão (art. 778 , § 2º , do CPC ).

O que é Notificação de crédito?

A notificação de cobrança extrajudicial é uma alternativa para o credor recuperar valores que estão em atraso sem recorrer aos tribunais. Na prática, é uma chance que se dá ao devedor para quitar a dívida antes de virar uma ação judicial, já que muitas vezes a notificação extrajudicial é o último passo antes da ação.

O que ocorre com o cedido que paga ao cedente antes da notificação?

Segundo a ministra Nancy, a finalidade da notificação é evitar que o devedor pague a dívida a quem já não é mais seu credor. Caso efetue o pagamento antes de saber da cessão, estará liberado da obrigação. Mas uma vez informado que o crédito foi cedido, pagar ao credor original será medida ineficaz.

NOTIFICAÇÃO NA CESSÃO DE CRÉDITO

23 questões relacionadas encontradas

Quem deve notificar o devedor sobre a cessão de crédito?

"A partir da citação, o devedor toma ciência inequívoca sobre a cessão de crédito e, por conseguinte, a quem deve pagar.

O que significa notificação de cessão?

“Notificação é o ato de informar ao devedor que a sua dívida foi transferida a um terceiro. Ou seja, o credor originário (cedente) firmou um contrato de cessão de crédito com um terceiro (cessionário), assumindo, este último, a posição de novo credor.

Como funciona o processo de notificação?

O termo notificação, no processo penal, diz respeito geralmente ao lugar, dia e hora de um ato processual a que uma pessoa deverá comparecer. A comunicação, nesse caso, é feita à parte ou a qualquer outra pessoa que possa vir a participar do processo.

Como funciona uma notificação?

R: A Notificação leva oficialmente ao conhecimento de determinada pessoa o texto de um documento registrado, por meio de oficial portador de fé pública. É a prova incontestável de se ter dado conhecimento de teor de qualquer documento.

O que deve constar na notificação?

A notificação pode ser feita por qualquer pessoa e nela deve constar nome e endereço completos da pessoa a ser notificada, ou seja, o destinatário da notificação, e o título “Notificação Extrajudicial”.

O que diz a Súmula 359 do STJ?

Súmulas. Enunciado 359 do STJ: “Cabe ao órgão mantenedor do Cadastro de Proteção ao Crédito a notificação do devedor antes de proceder à inscrição.”

Em quais situações não pode haver cessão de crédito?

1 – Os créditos não podem ser cedidos nas seguintes hipóteses:
  • Naqueles que envolvem os direitos da personalidade ou obrigação de alimentos, em decorrência de vedação legal;
  • Indenização derivada de acidente no trabalho;
  • Créditos vinculados a fins assistenciais;

Quais são os requisitos formais da cessao de crédito?

Quais são os requisitos da cessão de crédito?
  • Inexistência de impedimentos legais ou contratuais;
  • Celebração de um negócio jurídico que define as condições da cessão;
  • Determinação de um crédito líquido, certo e exigível, ou seja, o crédito deve ser claramente definido, quantificado e “cobrável”;

Como funciona a cessão de crédito?

A cessão de crédito é o negócio jurídico no qual uma das partes (cedente) transfere a terceiro (cessionário) seus direitos. O beneficiário poderá ceder total ou parcialmente seus créditos em precatórios a terceiros, independentemente da concordância do devedor.

O que diz o artigo 290 do Código Civil?

290. A cessão do crédito não tem eficácia em relação ao devedor, senão quando a este notificada; mas por notificado se tem o devedor que, em escrito público ou particular, se declarou ciente da cessão feita.

O que diz o artigo 286 do Código Civil?

286. O credor pode ceder o seu crédito, se a isso não se opuser a natureza da obrigação ou a lei. Parágrafo único. É nulo todo e qualquer acordo, contrato ou estipulação de qualquer natureza que limite, restrinja ou proíba a livre cessão de um crédito legalmente constituído.

O que diz o artigo 726 do CPC?

Quem tiver interesse em manifestar formalmente sua vontade a outrem sobre assunto juridicamente relevante poderá notificar pessoas participantes da mesma relação jurídica para dar-lhes ciência de seu propósito.

Qual objetivo da notificação judicial?

A notificação judicial deve ser entendida como uma manifestação formal da vontade de uma determinada pessoa, seja ela, jurídica ou física. De modo prático, o objetivo da notificação judicial é eliminar a possibilidade de alegação de desconhecimento sobre determinado assunto juridicamente relevante.

O que é a notificação?

Aviso judicial pelo qual se dá conhecimento a uma pessoa de algum fato, que também é de seu interesse, a fim de que possa usar das medidas legais ou das prerrogativas que lhe sejam asseguradas por lei.

Quais são as formas de notificação?

Existem 2 tipos de notificação:
  • Notificação judicial – que é realizada via requerimento ao Poder Judiciário, tendo seu procedimento previsto nos artigos 726 a 729 do Código de Processo Civil – CPC;
  • Notificação extrajudicial – que é realizada sem a necessidade de intervenção do Judiciário.

O que é uma ação de notificação?

Basicamente, uma notificação extrajudicial funciona como um comunicado externo de um processo judicial. Esta operação legal pode ser utilizada durante uma fase amigável para comunicar uma pessoa acerca de um pedido, e evitar um futuro processo judicial.

Quais são os tipos de cessão de crédito?

Quais são os tipos de cessão de crédito?
  • Cessão de Crédito Convencional. ...
  • Cessão de Crédito Legal. ...
  • Cessão de Crédito Judicial. ...
  • Capacidade das partes. ...
  • Licitude do objeto. ...
  • Forma legal.

Quais são os efeitos da cessão de crédito?

O principal efeito da cessão é transmitir para o cessionário a titularidade da relação jurídica cedida. Independentemente do conhecimento da cessão pelo devedor, pode o cessionário exercer os atos conservatórios do direito cedido.

Qual a responsabilidade do cedente em relação à cessão de crédito?

A cessão do crédito não elide a responsabilidade do fornecedor diante do consumidor. O cedente e o cessionário, como integrantes da cadeia de fornecedores, respondem solidariamente. Responsabilidade solidária – Arts.

Artigo anterior
O que é preciso ter em um resumo?
Artigo seguinte
Quem pode ser correspondente no país?