Qual a importância da intersetorialidade?

Perguntado por: Lara Silva Nascimento  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (13 avaliações)

A articulação intersetorial potencializa a rede de proteção social, viabilizando o acesso efetivo da população aos equipamentos e serviços da assistência social, além de contribuir para execução de programas como, o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), o Serviço de Convivência e Fortalecimento ...

Por que é importante a intersetorialidade nas políticas públicas?

A adoção da intersetorialidade na concepção e implantação de políticas públicas pode, sem dúvida, promover maior racionalidade no uso dos recursos e melhores resultados dos programas e outras ações.

O que é intersetorialidade?

A intersetorialidade é a articulação entre sujeitos de setores diversos, com diferentes saberes e poderes com vistas a enfrentar problemas complexos.

Como é considerada a intersetorialidade no serviço social?

Considera-se a intersetorialidade como a integração desses diversos setores para a consecução das ações públicas, ao mesmo tempo em que mantém as especificidades de cada área, vai além de cada setor, buscando a superação de práticas fragmentadas e a eficiência para atingir os objetivos e resultados.

O que é intersetorialidade nas políticas públicas?

A intersetorialidade como estratégia de gestão pública democrática, para responder à setorização e à fragmentação, pressupõe decisão política, articulação entre os setores e complementariedade das ações, buscando um olhar para a totalidade das manifestações da questão social e dos cidadãos que demandam atendimento ...

Intersetorialidade: entenda de uma forma bem simples e direta!

20 questões relacionadas encontradas

Quais possibilidades e limites da intersetorialidade das políticas públicas?

No campo das políticas sociais a intersetorialidade se faz presente tanto da gestão quanto na rede de serviços se configurando como ação que articula diversos setores sociais cujo objetivo é a viabilização de direitos aos usuários das políticas públicas, uma vez que estas não podem desenvolver-se de forma desarticulada ...

O que é Intersetorialidade na Atenção Básica?

A intersetorialidade representa um princípio da Política Nacional de Atenção Básica no Brasil, ao sinalizar como atribuições de todos os profissionais que integram as equipes da Estratégia Saúde da Família, o desenvolvimento de ações intersetoriais por meio de parcerias e de recursos na comunidade que possam ...

Qual a importância da intersetorialidade para a ação do assistente social?

A articulação intersetorial potencializa a rede de proteção social, viabilizando o acesso efetivo da população aos equipamentos e serviços da assistência social, além de contribuir para execução de programas como, o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), o Serviço de Convivência e Fortalecimento ...

Como deve ser o perfil do profissional de serviço social para trabalhar a intersetorialidade das políticas públicas?

intersetoriais verdadeiras é necessário uma articulação das redes. Para isso o profissional de Serviço Social deve destacar a necessidade da integração, de modo que aumente a qualidade de serviço. Portanto, segundo Bredow e Dravanz (2010, p.

Como fomentar a intersetorialidade?

Como fomentar a intersetorialidade?
  1. Respeitar a horizontalidade nas relações entre os atores das políticas públicas.
  2. Partilhar o entendimento de que todos são corresponsáveis pela proteção social enquanto direito de cidadania.

O que é a participação social no SUS?

A Participação Social no SUS foi institucionalizada pela Lei n° 8.142/1990 que institui os conselhos de saúde e as conferências de saúde como espaços para o exercício da participação da comunidade sobre a implementação das políticas de saúde em todas as esferas governamentais.

O que é articulação intersetorial na implementação das políticas públicas?

Inojosa (2001, p. 4) define a intersetorialidade como a articulação de saberes e experiências para o planejamento, a realização de avaliação de políticas, programas e projetos, cujo fim é alcançar resultados cooperativos em situações complexas.

Qual a importância da realização de ações em saúde pública de forma intersetorializada?

A intersetorialidade é indispensável na Estratégia Saúde da Família, considerando que o fazer saúde não se faz só. Para desenvolver a promoção da saúde e prevenção de doenças, tudo perpassa outras secretarias, outros espaços, outros setores, levando em consideração os determinantes sociais do processo saúde-doença.

Qual o papel do assistente social na articulação intersetorial e na efetivação das políticas públicas?

Assim, o trabalho do Assistente Social na equipe do PSF assume esse desafio de efetivar a lógica e as estratégias do sistema, atendendo às necessidades dos usuários, assumindo a sua condição humana na totalidade. O produto principal do seu trabalho é a recomposição da integralidade das ações do sistema.

O que é a intersetorialidade como ela pode ser construída e sua importância para as políticas públicas brasileiras?

A intersetorialidade trata-se de mecanismos de gestão e integração de ações, saberes e esforços de diferentes setores da política pública, com o objetivo de construir objetos comuns de intervenção entre eles, para o enfrentamento mais articulado dos problemas sociais.

Quais são as políticas sociais setoriais?

Invariavelmente, as políticas públicas que mais se aproximam da vida cotidiana são as políticas sociais – comumente organizadas em políticas públicas setoriais (como por exemplo, saúde, educação, saneamento básico, transporte, segurança etc.).

O que é trabalho em rede no serviço social?

O trabalho em rede, reconhecido pelo SUAS como uma nova forma de gestão social, tem a perspectiva de redimensionar as intervenções específicas, ampliando o padrão de qualidade e a efetividade das ações desenvolvidas.

O que é ação intersetorial na saúde?

A ação intersetorial é um processo de aprendizagem e determinação dos sujeitos, que deve resultar em uma gestão integrada, capaz de responder com eficácia a solução de problemas da população de um determinado território11.

Como deve ser realizada a intersetorialidade das redes de apoio no contexto da atenção básica?

Para que a intersetorialidade aconteça de fato é preciso que os setores programem juntos. É pensar a partir da dimensão da integralidade do cuida- do. É a contribuição de cada setor articulado com a qualidade de vida do indivíduo e da comunidade, na perspectiva do conceito ampliado de saúde.

O que é intra e intersetorial?

adjetivo Que se efetiva ou se desenvolve entre dois ou mais setores; que compreende mais de um ramo, domínio, subdivisão ou seção. Que envolve mais de uma divisão ou subdivisão de um órgão público ou de uma empresa responsável por um serviço ou assunto específico: reunião intersetorial de gestão pública.

Como o PBF contribui para a construção da intersetorialidade e o cuidado integral às famílias nos municípios?

O Programa Bolsa Família (PBF) é um exemplo de ação que demanda esforços intersetoriais e contribui para implantação do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) no país. Tem como beneficiários, famílias em situação de maior vulnerabilidade, tendo de enfrentar a complexidade desta condição.

O que é intersetorialidade na educação?

A intersetorialidade fortalece e reúne conhecimentos, práticas e estruturas sociais e culturais entre diferentes setores, para que dialoguem e somem esforços na execução conjunta de ações que beneficiem o cidadão.

O que é articulação e quais os tipos?

As articulações podem ser definidas como o local de união entre dois ou mais ossos e podem ser classificadas em fibrosas, cartilaginosas e sinoviais. O sistema articular é formado pelas articulações, que podem ser definidas como a região de união entre dois ou mais ossos.

O que é capacidade de articulação?

"É a qualidade física que condiciona a capacidade funcional das articulações a movimentarem-se dentro dos limites ideais de determinadas ações"(TUBINO,1984, p. 181). "É a amplitude máxima passiva fisiológica de um dado movimento articular"(ARAUJO, 1999, P.

Qual a importância da participação do cidadão no SUS?

A participação popular faz-se importante pois contribui para o melhor funcionamento da saúde à medida que possibilita a otimização do planejamento das ações, promoção do auto cuidado, fortalecimento dos princípios e diretrizes do SUS e outros.

Artigo anterior
Quantos aeroportos existem na cidade do Rio de Janeiro?
Artigo seguinte
Qual o melhor título do Tesouro para conseguir a aposentadoria?