Qual a importância da hibridização da dentina?

Perguntado por: Dinis Xavier Santos Vieira Freitas  |  Última atualização: 20. März 2022
Pontuação: 5/5 (64 avaliações)

Os benefícios dessa técnica, quando comparada com os procedimentos tradicionais de preparos e cimentação, estão relacionados ao aumento da resistência de união dente-prótese, à prevenção da sensibilidade pós-operatória, minimizando as injúrias à polpa e as microinfiltrações.

O que é hibridização da dentina?

A hibridização dentinária ou selamento imediato é o tratamento da dentina exposta obtida após o preparo para restaurações indiretas. ... No entanto, o conhecimento do profissional sobre os sistemas adesivos disponíveis no mercado torna-se fundamental para a eficácia clínica da hibridização da dentina.

Qual a importância da hibridização da dentina e condicionamento ácido do esmalte?

Uma vez que o esmalte é um substrato homogêneo, a técnica do condicionamento ácido cria uma superfície ideal para a adesão, tornando- a duradoura e confiável. Por outro lado, em dentina, a adesão é mais complexa. Esta dificuldade se deve à sua composição mais orgânica e à umidade contida nos túbulos dentinários.

Como realizamos a hibridização da dentina?

03 passos: ácido fosfórico, primer e adesivo.
...
Na dentina por 15 segundos, em casos de dentina média e superficial:
  1. Remoção total do smear layer e smear plug.
  2. Desmineralização da dentina intertubular e peritubular.
  3. Abertura dos túbulos.
  4. Exposição das fibrilas colágenas.
  5. Redução de energia de superfície.

Qual a função da camada híbrida?

A durabilidade da adesão à dentina com a resina é diretamente relacionada com a qualidade da camada híbrida, a qual faz a união da película do adesivo com a dentina subjacente (Yoshiama et al., 1996). A resistência de união obtida com os sistemas adesivos atuais não é eterna, sofre modificações com o passar do tempo.

Sistemas Adesivos e Adesão - Adesão em Dentina

42 questões relacionadas encontradas

O que é primer e qual a sua função na formação da camada híbrida?

O primer de forma isolada ou combinada com o adesivo está dissolvido em solventes como acetona, álcool e água. Os solventes respondem pela diluição do monômero e na evaporação da água remanescente na superfície dentinária facilitando assim a formação da camada híbrida.

Qual a função do sistema adesivo?

Sistemas Adesivos Um sistema adesivo odontológico tem três funções essenciais: promover resistência à separação de um substrato aderente(Ou seja, esmalte, dentina, metal, compósito, cerâmicas) de um material restaurador ou de cimentação, distribuir tensão(estresse) ao longo da superfície de colagem, selar a interface ...

Como ocorre o mecanismo de união dos sistemas Autocondicionantes de 2 passos na dentina?

Esta interação ocorre graças à presença de monômeros funcionais específicos na composição dos adesivos, tais como 10-MDP, 4-META e Fenil-P. Estes monômeros contêm grupos carboxílicos e fosfato, que são capazes de criar uma ligação iônica com cálcio da hidroxiapatita.

Quais os elementos químicos que sofrem hibridização?

Além do boro, vários outros elementos químicos sofrem o fenômeno da hibridização, como enxofre (S), Xenônio (Xe), fósforo (P), carbono (C), berílio (Be).

Qual o objetivo do tratamento ácido da dentina?

Realmente, o uso de ácidos fortes nas superfície da dentina remove de forma agressiva o esfregaço ( Smear Layer) abre os túbulos e remove parte da dentina peritubular.

Porque devemos evitar o ressecamento da dentina após o condicionamento ácido?

Segundo Mondelli 2005, porque devemos evitar o ressecamento da dentina após condicionamento ácido quando utilizamos um adesivo dentinário? Para impedir o colapso das fibras colágenas, favorecendo a penetração do adesivo.

Qual a propriedade do dente o condicionamento ácido aumenta?

- O condicionamento ácido do esmalte é o maior responsável por aumentar a retenção da resina e diminuir a microinfiltração da mesma na interface dente/resina.

O que é condicionamento seletivo do esmalte?

A técnica de condicionamento seletivo em esmalte, consiste na aplicação de ácido fosfórico apenas sobre o esmalte dental (Figura 4), promovendo a desmineralização seletiva dos prismas de esmalte (LOGUERCIO et al, 2015; PERDIGÃO et al., 2014), criando micropo- rosidades, aumentando a área de superfície disponível para a ...

O que é a dentina?

Como sabemos, a dentina é um tecido conjuntivo diferenciado, secretado pela polpa (tecido conjuntivo indiferenciado). Embora a maior parte dessa secreção ocorra durante a fase de desenvolvimento do dente, os odontoblastos continuam a modificar a dentina com o decorrer da vida.

Quem foi Buonocore?

Buonocore (1955), criou uma nova perspectiva na odontologia adesiva, introduzindo o conceito de que é possível mudar a estrutura dentária com a aplicação de ácidos na sua superfície e assim deixá-la mais favorável à adesão de materiais restauradores adesivos.

O que é o fator C?

O fator C é a razão entre a área das superfícies aderidas sobre a área das superfícies livres. O fator C deve ser o menor possível para que o material seja capaz de fluir durante a polimerização, amenizando a competição entre as tensões de contração e a resistência adesiva dente-resina 4.

Como saber a hibridação de um elemento?

O caminho mais rápido para identificar o estado de hibridização é dizer que esse carbono tem uma ligação dupla. Portanto, ele precisa de uma hibridização sp² e a geometria dele tem que ser planar trigonal, com os ângulos de ligações de aproximadamente 120 graus.

Por que os elementos realizam a hibridização?

Hibridização é o nome do fenômeno que ocorre com o átomo de um determinado elemento químico, permitindo que ele realize um número maior de ligações covalentes ou que seja capaz de realizar essas ligações.

Como é o processo de hibridização?

A hibridização ocorre quando um elétron de um orbital recebe energia e passa para outro orbital que está vazio, de modo que os orbitais atômicos incompletos fundem-se, originando novos orbitais denominados de orbitais híbridos ou hibridizados.

O que é sistema adesivo Autocondicionante?

Os adesivos autocondicionantes são sistemas que dissolvem parcialmente a smear layer, (Van Meerbeek et al., 1988), eliminam a necessidade de condicionamento com ácido fosfórico pelo uso do primer ácido, estando disponíveis tanto com primers autocondicionantes, como adesivos autocondicionantes de passo único (The Dental ...

Quais as principais diferenças entre os sistemas adesivos convencionais e os sistemas adesivos Autocondicionantes?

Os sistemas adesivos convencionais são constituídos de condicionamento ácido, o qual viabiliza a remoção dos debris depositados sobre a dentina. Já os autocondicionantes não são constituídos de condicionamento ácido pelo ácido fosfórico.

Qual sistema adesivo usar?

Os sistemas adesivos são classificados com relação ao seu mecanismo de ação. São eles: convencionais, os quais exigem uma etapa de condicionamento ácido prévio com lavagem do mesmo e os autocondicionantes, os quais possuem um primer acídico em sua composição, não sendo necessária a etapa de ácido prévio e lavagem.

O que deve ser considerado na escolha do sistema adesivo?

Assim, a escolha do sistema adesivo deve estar fundamentada em conhecimento aprofundado do material, bem como das características dos tecidos dentais quando preparados com diferentes instrumentos e sua interação com os sistemas adesivos.

Como funciona resina composta?

É formada por partículas minerais de natureza inorgânica, principalmente o quartzo, vidro ou a sílica. Tem a função de contração de polimerização e de melhorar a resistência à compressão da resina. O tamanho e a quantidade de partículas inorgânicas afetam diretamente a classificação da carga inorgânica.

Artigo anterior
Como era feito o sepultamento do faraó?
Artigo seguinte
Quem recebe bolsa de doutorado pode trabalhar?