Qual a importância da herança quantitativa?

Perguntado por: Raúl Domingues  |  Última atualização: 18. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (41 avaliações)

A herança quantitativa é muito frequente na natureza. Algumas características de importância econômica, como a produção de carne em gado de corte, produção de milho etc., são exemplos desse tipo de herança. No homem, a estatura, a cor da pele e, inclusive, inteligência, são casos de herança quantitativa.

Qual a importância da genética quantitativa?

A teoria da genética quantitativa é a base para o melhoramento genético tradicional, fundamentado na seleção dos melhores indivíduos, utilizando para isso informações fenotípicas do próprio animal e de seus parentes. ... Essa abordagem tem assegurado ganho genético contínuo em todas as características de produção em aves.

O que é uma herança quantitativa?

Herança Quantitativa é também conhecida como herança poligênica ou, simplesmente, poligenia. Nesta interação gênica, pares de genes somam ou acumulam seus efeitos.

Qual a importância da genética quantitativa no desenvolvimento do melhoramento genético?

A genética quantitativa e a genética molecular constituem alicerces de fundamental importância para o melhoramento dos animais domésticos. A genética quantitativa estuda a herança das diferenças entre os indivíduos, as quais são os recursos da seleção natural e artificial (Falconer e Mackay, 1996).

Quem descobriu a herança quantitativa?

As principais descobertas sobre a herança quantitativa foram feitas pelo geneticista sueco Nilsson-Ehle (1908) e pelo americano East (1910). Mais tarde, na Inglaterra, Mather desenvolveu métodos estatísticos para analisar como esses genes múltiplos agiam, denominando-os de polígenes.

Me Salva! GEN28 - Genética - Herança quantitativa poligênica

30 questões relacionadas encontradas

Porque os filhos puxam os pais?

Acredita-se que uma criança possua 50% do DNA de cada um dos pais. No entanto, os genes masculinos são mais agressivos que os femininos. Portanto, normalmente, existem 40% de genes da mãe e 60% do pai. Isso pode ser explicado pelo período durante a gestação.

O que é a primeira lei de Mendel?

A primeira lei de Mendel, também chamada de Princípio da Segregação dos Caracteres ou Lei da Segregação, diz que cada característica é condicionada por um par de fatores que se separam na formação dos gametas.

Qual a importância dos genes para o melhoramento genético?

Geralmente, a escolha dos alelos favoráveis permite que as espécies de cultivares sejam mais produtivas e resistentes ou tolerantes às pragas, doenças, estresses climáticos e outros.

Qual é a importância do melhoramento genético?

Com o melhoramento é possível aumentar a produção de alimentos sem aumentar a área plantada, e assim atender a demanda de alimentos gerada pelo aumento da população. O melhoramento genético também pode proporcionar melhor adaptação as mudanças climáticas e a diferentes regiões de plantios.

Qual é a importância da genética?

Importância da Genética: A genética proporciona avanços em diversos campos da sociedade. Esta ciência permitiu ao homem ampliar seus conhecimentos de biologia, mas também na medicina, agronomia, veterinária, meio ambiente e muitas outras áreas.

O que é herança qualitativa?

Herança qualitativa e herança quantitativa

Um dos exemplos de herança qualitativa é a surdez hereditária. Durante o desenvolvimento do feto, o gene D determina o desenvolvimento de uma região importante da audição, já o gene E atua na formação do nervo acústico.

Qual é a diferença entre herança genética qualitativa e quantitativa?

Os caracteres quantitativos são, em geral, regulados por vários genes, ao passo que os caracteres qualitativos são de herança monogênica ou oligogênica. As características quantitativas são estudadas a nível de população e são descritas através de parâmetros tais como média, variância e covariância.

O que é um gene aditivo?

Cada gene aditivo presente em um indivíduo determina o aumento na intensidade da expressão do fenótipo, não importando de qual par é esse gene aditivo. Os genes não-aditivos não acrescentam nada na expressão do fenótipo. Um exemplo é a cor da pele, na espécie humana.

Qual a importância do estudo da genética quantitativa para a agricultura?

A importância do melhoramento genético de plantas. O grande objetivo de obter cultivares melhoradas é garantir a segurança alimentar, seja por produzir uma quantidade de alimentos suficiente para toda a população, seja por desenvolver culturas que necessitam de menos defensivos agrícolas para se manter.

O que é característica quantitativa?

As características quantitativas são as que exibem variações contínuas (às vezes descontínuas) e são parcialmente de origem não genética; ou seja, são grandemente afetadas pelo ambiente. Exemplos: Produção de grãos, leite, resistência a algumas doenças, altura, peso, etc...

O que é herdabilidade e qual a sua importância?

A herdabilidade, representada por h², é um coeficiente determinado por métodos estatísticos com o objetivo de identificar se uma característica de interesse econômico é ou não passível de seleção direta.

Qual é a importância do melhoramento das plantas?

O melhoramento de plantas é uma ferramenta importante na promoção da segurança alimentar global e, muitas culturas básicas, foram cultivadas para melhor resistir às condições climáticas extremas associadas ao aquecimento global, como secas ou ondas de calor.

Qual a importância do melhoramento florestal?

As espécies florestais possuem grande importância econômica, pois oferecem diversos produtos fundamentais para a sociedade. Técnicas de melhoramento podem aumentar a produtividade das florestas plantadas, oferecer características desejadas à indústria e reduzir impactos ambientais.

Qual a importância do melhoramento vegetal?

A importância do melhoramento de plantas é apresentada em diversos estudos realizados, uma vez que a mesma é capaz de aumentar a produtividade das áreas já utilizadas para a agricultura sem a necessidade expansão dessas áreas.

O que é melhoramento genético de exemplos?

Um exemplo bem simples de aplicação do melhoramento genético na agricultura que podemos citar são as cultivares de frutas sem sementes, como melancia e uva, por exemplo. O desenvolvimento de frutas deste tipo somente foi possível devido aos avanços do melhoramento genético.

Qual a importância da variabilidade genética para o melhoramento vegetal?

A seleção de genitores e a caracterização da variabilidade genética existente são decisivas para o incremento de eficiência em programas de melhoramento, pois uma das principais necessidades do melhorista é a identificação de plantas que possuam genes superiores em uma progênie segregante.

Qual a importância de compartilhar dados genéticos?

Ao mesmo tempo, o compartilhamento de dados pode fornecer novas informações sobre os resultados dos testes genéticos de uma pessoa. Além disso, ele pode conectar as famílias a outras pessoas com resultados similares de testes genéticos, permitindo que eles compartilhem informações médicas e apoiem uns aos outros.

Qual a conclusão da primeira lei de Mendel?

Primeira Lei de Mendel

Essa Lei determina que cada característica é determinada por dois fatores, que se separam na formação dos gametas. Mendel chegou a essa conclusão, quando percebeu que linhagens diferentes, com os diferentes atributos escolhidos, sempre geram sementes puras e sem alterações ao longo das gerações.

O que diz a 1 e 2 lei de Mendel?

Primeira e Segunda Lei de Mendel

A Primeira Lei de Mendel diz que cada característica é condicionada por dois fatores que se separam na formação dos gametas. Nesse caso, Mendel estudou apenas a transmissão de uma única característica. Por exemplo, cruzou sementes amarelas com sementes verdes.

O que são as Leis de Mendel?

Esses experimentos consolidaram as Leis de Mendel, que na maioria das vezes são classificadas em duas: Lei da Segregação dos Fatores e Lei da Segregação Independente dos Genes.

Artigo anterior
O que é prova de direito?
Artigo seguinte
Como diagnosticar paranoide?