Qual a importância da consulta farmacêutica para os pacientes na Atenção Farmacêutica?

Perguntado por: Francisco Álvaro Campos Pinto Fonseca  |  Última atualização: 3. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (57 avaliações)

A consulta farmacêutica tem como objetivo ajudar o paciente a alcançar melhores resultados com a farmacoterapia prescrita pelo médico, promover o uso racional de medicamentos e de outras tecnologias em saúde. ... Outra função do cuidado farmacêutico é reduzir a utilização dos serviços de saúde e as taxas de hospitalização.

Qual a importância da consulta farmacêutica para os pacientes na Atenção Farmacêutica quais são as responsabilidades do profissional durante a consulta farmacêutica?

A inserção de consultas farmacêuticas vem garantindo maior entendimento aos pacientes sobre o uso correto de medicamentos, a atenção dedicada ao paciente (humanização) no atendimento, tem como consequências: valorização profissional, maior adesão e eficácia aos tratamentos recomendados.

Qual a importância da realização da Atenção Farmacêutica junto a esse paciente?

SEGUNDO HEPLER E STRAND, 1990, A ATENÇÃO FARMACÊUTICA É UM ELEMENTO NECESSÁRIO DA ASSISTÊNCIA SANITÁRIA, E É PROPORCIONADA PARA O BENEFÍCIO DIRETO DOS PACIENTES, BUSCANDO MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DOS MESMOS, ATRAVÉS DA IDENTIFICAÇÃO, PREVENÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS RELACIONADOS AOS MEDICAMENTOS (PRM).

Qual a importância da assistência farmacêutica na atenção básica?

Os atendimentos farmacêuticos possuem a finalidade de promover o uso racional dos medicamentos, possibilitando ao paciente entender a importância da utilização correta dos produtos, bem como em sua adesão ao tratamento, diminuindo as ocorrências de agravos à saúde.

Quais os principais objetivos da consulta farmacêutica?

A Atenção Farmacêutica tem como principal objetivo tratar dos cuidados que o Farmacêutico deve prestar ao paciente, monitorando os resultados do tratamento farmacológico, a fim de que esse paciente tenha uma melhor qualidade de vida.

ATENÇÃO FARMACÊUTICA

19 questões relacionadas encontradas

Qual a importância da consulta farmacêutica?

A consulta farmacêutica tem como objetivo ajudar o paciente a alcançar melhores resultados com a farmacoterapia prescrita pelo médico, promover o uso racional de medicamentos e de outras tecnologias em saúde. ... Outra função do cuidado farmacêutico é reduzir a utilização dos serviços de saúde e as taxas de hospitalização.

Qual o objetivo da assistência farmacêutica?

A Assistência Farmacêutica (AF) engloba um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando ao seu acesso e ao seu uso racional.

Qual o papel do farmacêutico na unidade básica de saúde?

Atuando em unidades básicas de saúde (UBS), o farmacêutico tem atribuições em todas as etapas do ciclo da assistência farmacêutica: seleção, programação, aquisição, armazenamento, distribuição e dispensação.

O que faz a assistência farmacêutica?

A Assistência Farmacêutica tem caráter sistêmico, multidisciplinar e envolve o acesso a todos os medicamentos considerados essenciais. Na PNM é definida como: Grupo de atividades relacionadas com o medicamento, destinadas a apoiar as ações de saúde demandadas por uma comunidade.

Quais são as responsabilidades e importância do farmacêutico no acompanhamento do paciente?

O farmacêutico pede ao paciente que leve os medicamentos para a farmácia e faz, durante a consulta, uma revisão detalhada com ele sobre cada tratamento. Tira dúvidas, resolve problemas, orienta o paciente e promove adesão ao tratamento. Também pode fazer recomendações de mudanças ao médico e encaminhar o paciente.

O que é a atenção farmacêutica?

A Atenção Farmacêutica é uma das entradas do sistema de Farmaco- vigilância, ao identificar e avaliar problemas/riscos relacionados a segurança, efetividade e desvios da qualidade de medicamentos, por meio do acompanhamento/seguimento farmacoterapêutico ou outros componentes da Atenção Farmacêutica.

Como o farmacêutico clínico faz a diferença na atenção farmacêutica ao paciente?

Por promover o uso racional de medicamentos, o farmacêutico clínico promove também a saúde do paciente. ... Os estabelecimentos se preparam para o atendimento clínico por disponibilizarem uma área na farmácia para sala de consultas, onde é possível realizar procedimentos específicos e atender com cuidado do paciente.

Quais são as responsabilidades e atribuições do profissional durante o seguimento farmacoterapêutico?

Seguimento Farmacoterapêutico é uma prática profissional em que o farmacêutico se responsabiliza pelas necessidades do doente relacionadas com os medicamentos, através da detecção, prevenção e resolução dos Resultados Negativos da Medicação (RNM), de modo contínuo, sistemático e documentado, em colaboração com o ...

Quais são os 3 componentes da Assistência Farmacêutica?

A oferta de medicamentos no Sistema Único de Saúde (SUS) é organizada em três componentes que compõem o Bloco de Financiamento da Assistência Farmacêutica - Básico, Estratégico e Especializado, além do Programa Farmácia Popular.

Quais são os três componentes da Assistência Farmacêutica?

A Assistência Farmacêutica constitui um desses blocos e se divide em três Componentes: Componente Básico, Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica e Componente Especializado.

Quais são as etapas da Assistência Farmacêutica?

  • SELEÇÃO. PROGRAMAÇÃO.
  • AQUISIÇÃO. ARMAZENAMENTO.
  • DISTRIBUIÇÃO. DISPENSAÇÃO.

Como o farmacêutico atua na atenção à saúde realizando a assistência farmacêutica?

O cuidado farmacêutico ao paciente visa promover a utilização adequada dos medicamentos e a otimização dos resultados de saúde. Essas ações, desenvolvidas no interior dos pontos de atenção à saúde, de forma colaborativa com a equipe de saúde, são importantes ferramentas para o alcance do uso racional dos medicamentos.

Qual a importância do farmacêutico no treinamento da equipe de atendimento do SUS?

Pois é ele quem garante o acesso a medicamentos e insumos da saúde, por meio dos processos do ciclo da assistência farmacêutica, incluindo seleção, programação, aquisição e distribuição, e torna o acesso racional, pela dispensação ao paciente certo, na quantidade certa, na hora certa e via de administração correta.

Qual a importância do farmacêutico na promoção e prevenção da saúde?

Atuando em programas de educação em saúde, o farmacêutico garante que a população seja orientada em relação às doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, conscientizando a população da importância do uso correto dos medicamentos e do acesso à saúde.

Qual a importância da consulta?

Uma consulta é o momento entre o paciente e o médico – para sanar dúvidas sobre sintomas e doenças. Muitas pessoas passam regularmente em consultas médicas de rotina, tanto para acompanhar alguma doença crônica quanto para fazer um check-up geral.

O que é consulta de farmácia?

Para o CFF, a consulta farmacêutica é o “Atendimento realizado pelo farmacêutico ao paciente, respeitando os princípios éticos e profissionais, com a finalidade de obter os melhores resultados com a farmacoterapia e promover o uso racional de medicamentos e de outras tecnologias em saúde”.

Como funciona uma consulta farmacêutica?

O farmacêutico cadastra os dados do paciente em um tipo de prontuário e, se necessário, marca um retorno. Durante a consulta, ele pode fazer medidas como a de pressão, temperatura e glicose. Caso considere necessário, pode encaminhar o paciente para outro profissional de saúde.

Quais as principais atividades realizadas dentro do seguimento farmacoterapêutico?

  • definição de tratamentos. seleção do medicamento.
  • prescrição. informações ao paciente.
  • informações ao paciente. medicamentos ao paciente.
  • avaliação. prescritor.
  • prescritor. local de trabalho.
  • regulamentação. prescritor.
  • local de trabalho. regulamentação.
  • sistema de fornecimento. regulamentação.

O que é um seguimento farmacoterapêutico?

O Seguimento Farmacoterapêutico (SF) permite ao farmacêutico aplicar os seus conhecimentos sobre problemas de saúde e medicamentos (Medicamentos Sujeitos a Receita Médica e Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica), com o objectivo de atingir resultados concretos que melhorem a qualidade de vida dos seus doentes, ...

Quais são os métodos de Seguimento farmacoterapêutico mais utilizados no Brasil?

Os métodos de Seguimento Farmacoterapêutico (SFT) mais citados e conhecidos na literatura internacional e no Brasil são o SOAP, o PWDT, o TOM e o Dáder.

Artigo anterior
Como ocorre a regeneração do músculo liso?
Artigo seguinte
Quem tem DPAC tem TDAH?