Qual a importância da clínica ampliada no cuidado em saúde?

Perguntado por: Bárbara Lopes Matias  |  Última atualização: 7. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (4 avaliações)

Ampliar a clínica é aumentar a autonomia do usuário do serviço de saúde, da família e da comunidade. É integrar a equipe de trabalhadores da saúde de diferentes áreas na busca de um cuidado e tratamento de acordo com cada caso, com a criação de vínculo com o usuário.

Quais são as propostas da clínica ampliada?

A proposta da clínica ampliada engloba cinco eixos fundamentais: a compreensão ampliada do processo saúde-doença; construção compartilhada dos diagnósticos e terapêuticas; ampliação do “objeto de trabalho”; a transformação dos “meios” ou instrumentos de trabalho; o suporte para os profissionais de saúde (BRASIL, 2009, ...

Como a clínica ampliada pode contribuir para a atenção em saúde mental?

usuários a partir da clinica ampliada

Um dos grandes objetivos a se conquistar com os usuários da saúde é a ampliação de autonomia, valorizando a participação dos sujeitos na construção de seus projetos terapêuticos. A CA propõe práticas produtoras de autonomia e menos produtoras de medo e submissão.

O que é clínica ampliada e como ela acontece na prática?

A clínica ampliada é um modelo que valoriza a escuta do paciente, com o médico compreendendo como essa pessoa se sente e discutindo as possibilidades de diagnóstico e de tratamento de maneira conjunta com ele e com outros profissionais de saúde. ... Na saúde integrada, considera-se conta todas as dimensões do ser humano.

Quais são os desafios para a prática da clínica ampliada?

Um dos grandes desafios da Clínica Ampliada e Compartilhada, é elaborar e obter sucesso no projeto terapêutico singular, onde a construção de uma equipe de referência preparada e comprometida em fazer com que a participação e a conscientização do sujeito em seu próprio processo terapêutico, buscando com isso, sua ...

AULA 8 - CLINICA AMPLIADA

23 questões relacionadas encontradas

Porque precisamos de clínica ampliada?

A Clínica Ampliada, busca a articulação e inclusão dos diferentes enfoques e disciplinas no que diz respeito ao trabalho em saúde, ou seja, todas as equipes trabalham em conjunto para um melhor resultado, a chamada equipe multiprofissional.

O que é cuidado ampliado?

A metodologia consiste numa pesquisa de avaliação com uma abordagem qualitativa, baseada em entrevistas semiestruturadas, observação de situações simuladas e elaboração de plano de cuidado, envolvendo egressos de duas turmas, bem como seus gestores e usuários do serviço de saúde.

Como aplicar a clínica ampliada?

O modelo da clínica ampliada é baseado na interação de especialistas de diferentes áreas da saúde que trabalham em conjunto e trazem autonomia e empoderamento ao paciente. Um de seus objetivos é integrar profissionais para buscar um tratamento personalizado para cada pessoa e criar um vínculo durante o tratamento.

Qual a importância da prática da clínica ampliada na abordagem psicossocial?

a Clínica ampliada propõe que o profissional de saúde desenvolva a capacidade de ajudar cada pessoa a transformar-se, de forma que a doença, mesmo sendo um limite, não a impeça de viver outras coisas na sua vida.

Como surgiu a clínica ampliada?

Essa prática iniciou-se em 1990, nos serviços de Saúde Mental de Santos/SP e, posteriormente, tratamos de adaptá-la para outros espaços em que se pratica clínica, como atenção primária, centros de referência e hospitais13.

Qual é a importância do conceito de clínica ampliada para os serviços de atenção em saúde do SUS?

A Clínica Ampliada propõe então que o profissional de saúde desenvolva a capacidade de ajudar as pessoas, não só a combater as doenças, mas a transformar-se, de forma que a doença, mesmo sendo um limite, não a impeça de viver outras coisas na sua vida.

Qual a relação entre a proposta de apoio institucional e a clínica ampliada?

Os conceitos de Clínica Ampliada e o Apoio Institucional surgiram inicialmente a partir do Método da Roda (ou Paideia), método esse escrito por Campos (2007; 2013), que tem como o objetivo reconstruir modos de realizar política, gestão e construção de sujeitos, a fim de modificar a organização de trabalho que leva a ...

Qual a relação entre clínica ampliada e integralidade quando assistimos um paciente na UBS?

O conceito de Clínica Ampliada pressupõe valorizar a escuta qualificada, tentar compreender os diversos saberes/competências que o paciente (usuário) desenvolve acerca da sua doença, discutindo junto com ele as possibilidades do diagnóstico e de seu próprio tratamento.

Em que consiste a clínica ampliada é compartilhada?

É uma ferramenta teórica e prática cuja finalidade é contribuir para uma abordagem do adoecimento e do sofrimento, que considere a singularidade do sujeito e a complexidade do processo saúde-doença. Permite o enfrentamento da fragmentação do conhecimento e das ações de saúde (com seus respectivos danos e ineficácia).

O que é o conceito ampliado de saúde?

Conceito Ampliado de Saúde: Em seu sentido mais abrangente, a saúde é resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso a serviços de saúde.

Qual a importância do PTS na atenção básica?

Concluímos que o PTS se revela uma ferramenta eficaz no âmbito da atenção Básica, garantindo qualidade na gestão do cuidado e cumprimento dos princípios e diretrizes das políticas de saúde.

Qual seria o propósito do apoio matricial?

O Apoio Matricial, também chamado de matriciamento, é um modo de realizar a atenção em saúde de forma compartilhada com vistas à integralidade e à resolubilidade da atenção, por meio do trabalho inter disciplinar 1,2.

O que é o Caps 3?

2º O CAPS AD III é o Ponto de Atenção do Componente da Atenção Especializada da Rede de Atenção Psicossocial destinado a proporcionar a atenção integral e contínua a pessoas com necessidades relacionadas ao consumo de álcool, crack e outras drogas, com funcionamento nas 24 (vinte e quatro) horas do dia e em todos os ...

Como elaborar um projeto terapêutico singular?

O Projeto Terapêutico Singular é um trabalho realizado pela equipe interdisciplinar de saúde com vistas ao acompanhamento de um caso específico que envolve um sujeito ou uma comunidade. O caso trabalhado em um PTS deve ser eleito pela equipe considerando a necessidade de atenção ampliada à situação.

Quais são os profissionais que fazem parte do programa NASF?

Para efeito de repasse de recurso federal, poderão compor os NASF: profissional/professor de educação física, nutricionista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, farmacêutico, assistente social, psicólogo, fonoaudiólogo, médico psiquiatra, médico ginecologista, médico pediatra, médico acupunturista, médico homeopata, ...

O que é o acolhimento?

O acolhimento é uma postura ética que implica na escuta do usuário em suas queixas, no reconhecimento do seu protagonismo no processo de saúde e adoecimento, e na responsabilização pela resolução, com ativação de redes de compartilhamento de saberes.

O que significa a palavra Matriciamento?

Matriciamento ou apoio matricial é um novo modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica.

Qual é um dos princípios dos profissionais da saúde na educação em saúde?

Do SUS, emergem princípios básicos: acesso universal e igualitário a ações e serviços; participação comunitária; rede regionalizada e hierarquizada; e descentralização, cujas ações de saúde devem ser desenvolvidas de acordo com as diretrizes previstas no artigo 198 da Constituição Federal, obedecendo ainda a princípios ...

Qual nível de atenção à saúde recebe apoio das ações de Matriciamento?

Assim, o matriciamento se afirma como recurso de construção de novas práticas em saúde mental também junto às comunidades, no território onde as pessoas vivem e circulam, pela sua proposta de encontros produtivos, sistemáticos e interativos entre equipes da Atenção Básica e equipes de saúde mental.

O que é um apoio institucional?

O apoio institucional (AI) é uma função, ou metodologia de trabalho gerencial, direcionada a coletivos organizados para a produção de saúde, que visa a promover a análise e a gestão compartilhadas do trabalho, em contraposição às principais características dos modos tradicionais de administração.

Artigo anterior
Qual o salário de um bandeirinha de futebol?
Artigo seguinte
Como fazer higienização com água sanitária?