Qual a importância da aliteração?

Perguntado por: Álvaro Jaime Pinheiro de Rocha  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (14 avaliações)

Para dar maior expressividade ao texto, usa-se como recurso a aliteração, figura que busca sugerir sons. Os recursos linguísticos podem ser manipulados para imprimir uma maior expressividade ao texto, por isso, relacionam-se a diversos aspectos da língua: morfológico, sintático, semântico e fonológico.

Qual a função da aliteração?

A aliteração é uma figura de linguagem que consiste na repetição de fonemas consonantais ou sílabas, para remeter a um som e estabelecer efeitos sonoros específicos no texto. Trata-se de um recurso linguístico muito utilizado em poemas ou letras de música, mas também pode ocorrer em textos em prosa.

Porque trabalhar aliteração na educação infantil?

A aliteração é a capacidade de identificar e repetir a sílaba ou fonema no começo das palavras. Atividades práticas usando aliteração aumentam o conhecimento da criança sobre as conexões palavra-som. As crianças começam a compreender aliteração por meio da repetição de atividades divertidas na educação infantil.

O que é a consciência de aliterações?

Níveis da consciência fonológica:

– Aliteração (capacidade de identificar ou repetir a sílaba ou fonema no início da palavra); – Consciência silábica (capacidade de segmentar palavras em sílabas, a criança tem de identificar e discriminar as sílabas);

O que é aliteração na poesia?

Repetição dos sons consonantais

A aliteração consiste na repetição consonantal consecutiva disposta estrategicamente no verso poético ou na frase. Essa repetição não é aleatória. Trata-se, portanto, de um recurso estilístico muito utilizado principalmente pelos escritores da literatura brasileira.

O que é Aliteração? - Extensivo Português | Descomplica

32 questões relacionadas encontradas

Como identificar a aliteração?

As palavras que iniciam com o mesmo som ou grupo de sons apresentam aliteração (pato-paca). As aliterações são conhecidas pelo uso da repetição de forma harmoniosa e ritmada. E é um importante recurso linguístico, que compõe o grupo das figuras de linguagem de som/fonética.

Como fazer uma aliteração?

Veja exemplos que mostram a diferença entre uma figura de som e a outra: “Chove chuva, chove sem parar” — No verso da música de Jorge Ben Jor, temos destaque nas consoantes “ch”, por isso, a figura de linguagem é a aliteração.

O que é jogo de aliteração?

O jogo da Aliteração trabalha com os sons iniciais das palavras. A aliteração é parte da Consciência Fonológica que se refere a palavras iniciadas com o mesmo som, isso no que diz respeito a iniciar com a mesma sílaba ou com a mesma letra.

O que é rimas e aliterações?

A gente viu que aliterações são as semelhanças sonoras que aparecem no começo de palavras. E que rimas são semelhanças sonoras que aparecem no final da palavra. Essas duas características de poemas ou de músicas são bastante importantes às vezes se quisermos dar uma sonoridade e criar uma beleza para o poema.

O que é consciência silábica?

A criança adquire a habilidade de consciência silábica quando aprende a manipular as sílabas para construir novas palavras. Para se chegar a essa percepção é preciso ter a consciência de que as sílabas são compostas por sons.

O que é Percepsom?

O Percepsom 2.0 é um programa completo que traz uma série de atividades lúdicas, com jogos e brincadeiras, para estimular a consciência fonológica e o princípio alfabético em crianças que estão inseridas no processo de alfabetização.

Que fonemas?

O que é fonema? Trata-se dos sons produzidos pelos falantes, os quais se articulam e formam as palavras. Eles representam as menores unidades sonoras que formam as palavras de uma língua. Os fonemas são os sons produzidos pelos falantes e representam as unidades sonoras que formam as palavras de uma língua.

Quais os exemplos de aliteração?

Exemplos de Aliteração
  • “Vozes veladas, veludosas vozes,/Volúpias dos violões, vozes veladas/Vagam nos velhos vórtices velozes/Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas.” (Cruz e Souza) – repetição da consoante “v”.
  • “Leva-lhe o vento a voz, que ao vento deita.” (Luís de Camões) – repetição da consoante “v”.

O que é aliteração e qual a sua classificação indique a opção correta?

Aliteração é uma figura de linguagem do tipo sonora que encadeia várias palavras com semelhantes sons consonantais (produzidos por letras consoantes). Como toda figura de linguagem ela tem o papel de dar mais expressividade ao texto.

O que é uma personificação exemplos?

Exemplos de personificação

"O cachorro dizia a todos seus amigos animais para fazerem silêncio". (De forma subjetiva, característica da personificação, foi usada a expressão 'dizer' para atribuir ao cachorro uma característica humana). As “ondas beijavam” a areia branca da praia.

Como explicar rima na educação infantil?

Estratégias e recursos da aula
  • Inicie a aula lendo algumas rimas presentes em alguns ditados populares. ...
  • Escreva estas rimas em um porta-texto;
  • Levante com as crianças as seguintes questões: ...
  • Peça para que as crianças repitam as palavras rimadas oralmente;
  • Solicite que elas sugiram outras palavras rimadas;

O que é rima para 4º ano?

A Rima é um recurso estilístico muito utilizado nos textos poéticos, sobretudo na poesia, a qual proporciona sonoridade, ritmo e musicalidade. Ela ocorre nos versos, ou seja, nas linhas dos poemas, e designa a repetição de sons idênticos ou semelhantes no final dos vocábulos ou das sílabas poéticas.

Quais palavras que rimam?

Palavras que rimam
  • presente, ausente, diferente, sorridente, atualmente, contente,...
  • cansado, apagado, falado, cantado, entediado, avisado, lembrado,...
  • andar, mandar, mar, nadar, colar, falar, brincar, amar, azar, cantar,...
  • conduz, seduz, traduz, produz, reduz, introduz,...

Como trabalhar consciência fonológica na educação infantil?

As rimas são ótimas ferramentas para desenvolver a consciência fonológica na aprendizagem infantil. Ela ajudam a criança a identificar padrões na fala e nos sons das palavras. Contar histórias, ler poemas e cantar canções com rimas são ótimas atividades para desenvolver a consciência fonológica de forma divertida.

Como trabalhar a consciência?

Percepção de sons

Como explicamos anteriormente, perceber os sons das palavras é o primeiro passo para a criança desenvolver a consciência fonológica. E a melhor forma de trabalhar essa percepção é por meio de músicas. Sendo assim, abuse das canções, parlendas e cantigas.

O que é onomatopeia 5 exemplos?

Ratimbum: som de instrumentos musicais (Ra = caixa, tim = pratos, bum = bombo) Tic-tac: som do relógio. Toc-toc: som de bater na porta. Sniff sniff: som de pessoa triste, chorando.

O que é uma antítese exemplos?

Antítese, uma das figuras de linguagens, é a responsável por representar os opostos das coisas. Alguns exemplos básicos de antíteses são as palavras "amor" e "ódio", ou "bom e "ruim", ou ainda "céu" e "inferno". A palavra antítese vem da língua grega, e quer dizer "oposto à criação" ou "contra".

Quais são as consoantes?

Temos 19 consoantes na Língua Portuguesa. São elas: / B /, / C /, / D /, / F /, / G /, / J /, / K /, / L /, / M /, / N /, / P /, / Q /, / R /, / S /, / T /, / V /, / W /, / X /, / Z /.

O que é e exemplos de aliteração e assonância?

Assonância e aliteração

Enquanto a assonância promove repetições de sons vocálicos, especialmente as sílabas tônicas, a aliteração é a repetição de sons consonantais. Observe o exemplo abaixo: “A brisa do Brasil beija a balança.”

Artigo anterior
O que é uma perpetuidade?
Artigo seguinte
Quais rios se destacam na hidrografia do Tocantins?