Qual a importância da afetividade para Wallon?

Perguntado por: Marcos Guerreiro Martins  |  Última atualização: 2. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (7 avaliações)

A importância da afetividade no desenvolvimento humano, segundo Wallon, baseia-se na afirmação que o ser humano desde o seu nascimento é envolvido pela afetividade e que o afeto desempenha um papel fundamental em seu desenvolvimento e no estabelecimento de boas relações sociais.

O quê Wallon diz sobre a afetividade?

O termo se refere à capacidade do ser humano de ser afetado positiva ou negativamente tanto por sensações internas como externas. A afetividade é um dos conjuntos funcionais da pessoa e atua, juntamente com a cognição e o ato motor, no processo de desenvolvimento e construção do conhecimento.

Qual é a importância da afetividade?

A afetividade tem um papel determinante no processo de aprendizagem do ser humano, porque está presente em todas as áreas da vida, influenciando eminentemente o crescimento cognitivo. A afetividade potencializa o ser humano a revelar os seus sentimentos em relação a outros seres e objetos.

Qual a importância da disposição afetiva para buscarmos o saber?

Desde o início da vida do ser humano, a afetividade ocupa um lugar extremamente importante, sendo responsável, inicialmente, por utilizar outros para a satisfação das suas necessidades (como bebê); mais tarde, através das interações com objetos, o meio, a família, na construção do Eu e na diferenciação do Outro; mais à ...

Qual a teoria de aprendizagem de Wallon?

TEORIA DO DESENVOLVIMENTO DE HENRY WALLON. A criança, para Wallon, é essencialmente emocional e gradualmente vai constituindo-se em um ser sócio-cognitivo. O autor estudou a criança contextualizada, como uma realidade viva e total no conjunto de seus comportamentos, suas condições de existência.

HENRI WALLON (1) - AFETIVIDADE E INTELIGÊNCIA | TEORIA PSICOGENÉTICA

23 questões relacionadas encontradas

Quais são os estágios de Wallon?

Em cada estágio de desenvolvimento (Wallon propõe os seguintes estágios: impulsivo-emocional — 0 a 1 ano; sensório-motor e projetivo — 1 a 3 anos; personalismo — 3 a 6 anos; categorial — 6 a 11 anos; puberdade e adolescência — 11 anos em diante), um dos conjuntos predomina; isto é, fica mais em evidência, embora os ...

Qual a importância da teoria de Wallon para a aprendizagem?

A Teoria da Afetividade de Wallon, nesse sentido, nos serve para questionar qualquer forma de ensino que não leve em consideração a compleição afetiva, social e política da educação, onde “todas as crianças, sejam quais forem suas origens familiares, sociais, étnicas, tem direito igual ao desenvolvimento máximo que sua ...

Qual a importância das ligações afetivas no desenvolvimento?

Para o bebê e a criança pequena a criação de vínculo afetivo, seja com a mãe ou outro adulto que a represente, é fundamental. É por meio das trocas de afeto que a criança desenvolve suas primeiras relações, aprende a interagir, a se comunicar e também inicia a capacidade de desenvolver empatia.

É indiscutível que o afeto tem um papel essencial no funcionamento da inteligência?

É indiscutível que o afeto joga um papel essencial no funcionamento da inteligência. Sem o afeto não haveria interesses nem necessidades, nem motivação; em conseqüência, as interrogações ou problemas não poderiam aparecer e não haveria inteligência.

O que Éafeto?

O que é Afeto:

Afeto é a disposição de alguém por alguma coisa, seja positiva ou negativa. É a partir do afeto construído que se demonstram emoções ou sentimentos. Pode se ter afeto por algo, uma pessoa, um objeto, uma ideia, ou um lugar.

Qual a importância da afetividade na educação?

A afetividade no ambiente escolar favorece o ensino-aprendizagem, uma vez que o professor compromissado com a educação não apenas transmite conhecimento, mas também escuta seus educandos, promovendo, assim, uma relação de troca.

Qual a importância da afetividade na relação professor-aluno?

A relação afetiva professor e alunos se apresentam com grande relevância na construção do conhecimento, destacando a necessidade de trazer para o ambiente escolar uma convivência agradável entre todos os que nela estão envolvidos, contribuindo para a formação integral do educando.

Como falar sobre afetividade?

A demonstração de afetividade na Educação Infantil não precisa ter um momento específico para acontecer. A melhor maneira de uma educação com afeto é quando o educador age de forma afetiva em toda a rotina da criança. Isso inclui criar uma relação com os alunos que seja evidente o afeto em todos os momentos.

O quê Piaget fala sobre a afetividade?

Piaget reconhece que, nos processos de assimilação e acomodação, o aspecto afetivo se traduz pelo interesse do self pelos objetos de conhecimento. Esse interesse, ao lado dos julgamentos de valor que progressivamente os sujeitos vão endereçando aos objetos e pessoas, transforma-se na fonte de motivação para a ação.

O que é afetividade para a psicologia?

Porquanto, por afetividade entende-se o conjunto de emoção e sentimento. Isso significa dizer que a afetividade engloba tanto uma reação do corpo (emoção), como também uma experiência subjetiva (sentimento). Um dos exemplos de afeto é o amor; sentido por si mesmo ou mesmo por alguém.

O que são vivências afetivas?

Afetividade é um termo genérico, que compreende várias modalidades de vivências afetivas, como o humor, as emoções e os sentimentos. HUMOR: estado emocional basal da pessoa em certo momento. É o que aumenta ou reduz o impacto das experiências reais, modificando a natureza e o sentido das experiências vivenciadas.

É indiscutível que o afeto tem um papel?

É incontestável que o afeto desempenha um papel essencial no funcionamento da inteligência. Sem afeto não haveria interesse, nem necessidade, nem motivação; e conseqüen- temente, perguntas ou problemas nunca seriam colocados e não haveria inteligência.

O que é inteligência para Wallon?

A gênese da inteligência para Wallon é genética e organicamente social, ou seja, "o ser humano é organicamente social e sua estrutura orgânica supõe a intervenção da cultura para se atualizar" (Dantas, 1992). Nesse sentido, a teoria do desenvolvimento cognitivo de Wallon é centrada na psicogênese da pessoa completa.

Quais as principais diferenças entre Piaget Vygotsky e Wallon?

Piaget e Wallon focaram suas analises sobre o desenvolvimento cognitivo e afetivo do nascimento à adolescência. Já Vygotsky pensou o desenvolvimento e aprendizagem como algo que ocorre por toda vida. Para Piaget, conhecimento é construído do individual para o social.

Qual a importância dos vínculos afetivos?

O estabelecimento de vínculos afetivos é fundamental para a construção da identidade e dos relacionamentos interpessoais da criança desde a primeira infância. É a partir das ligações criadas entre os familiares e amigos que a criança começa a entender o mundo que a cerca e os próprios sentimentos.

Qual importância da família na primeira infância?

A família tem um enorme papel na vida de uma criança, sendo ela sua primeira base e influência. O meio onde ela vive é importante para a construção de sua conduta. Ela é responsável por ensinar, educar e inserir a criança na sociedade, visto que seus costumes e modo de vida influenciarão a criança.

Qual a importância do vínculo familiar?

Os vínculos familiares são importantes porque eles são as raízes que nos mantêm firmes frente os desafios da vida. Por isso, cuide sempre desses laços, para que eles se mantenham cada vez mais fortes através do tempo, proporcionando a todos os envolvidos amor, segurança e aprendizado.

O que diz Wallon sobre a educação infantil?

Wallon buscando compreender o psiquismo humano volta sua atenção para a criança e assim enfocando o desenvolvimento em seus domínios afetivo, cognitivo e motor, procurando mostrar quais são as fases do desenvolvimento e o vínculo entre cada campo funcional e suas implicações em um todo na criança.

Como ocorre o desenvolvimento para Wallon?

Na proposta da teoria de Henri Wallon, o desenvolvimento é visto como uma passagem advinda da completa imersão social. ... Wallon afirmava que o desenvolvimento surge por meio de uma sucessão de estágios. Um caminho contínuo e assistemático, de modo que a criança oscila entre a inteligência e afetividade.

Quais são os estágios propostos pela psicogenética Walloniana explique cada um?

Os estágios propostos são os seguintes: - impulsivo (do nascimento aos 3 meses) e emocional (dos 3 meses a 1 ano); - sensório-motor e projetivo (dos 12 meses aos 3 anos); - personalismo (dos 3 aos 6 anos); -categorial (dos 6 aos 11 anos);

Artigo anterior
Quanto custa para refazer a prova prática do Detran es?
Artigo seguinte
Qual mais forte dipirona 1g ou 500mg?