Qual a função Sintatica do Lhe?

Perguntado por: Cláudio Denis Costa  |  Última atualização: 30. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (3 avaliações)

O pronome “lhe” é usado para substituir o complemento de um verbo transitivo indireto, ou seja, que exige a preposição (a, para ) como antecedente.

Qual é a classificação sintática do pronome lhe?

Classificação sintáctica do pronome «lhe» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. No Brasil, a gramática diz que o pronome "lhe" será sempre classificado como objeto indireto.

Qual é a função sintática de lhe como se classifica o verbo dar nesse período?

objeto direto. Na frase dada - “esta lhe deu cem mil contos” - o termo em destaque “lhe” assume a função de OBJETO INDIRETO da forma verbal “deu”, que é um verbo transitivo direto e indireto.

Quando lhe é adjunto adverbial?

Na obra Sintaxe, de Claudio Henriques, vê-se o LHE na função de adjunto adverbial de lugar: "Sozinho, pego o prato, ponho-lhe comida e janto sossegado." Em outras palavras: "Sozinho, pego o prato, ponho comida (nele) e janto sossegado."

Quando o pronome lhe é adjunto adnominal?

Adjunto adnominal: me, te, lhe, nos, vos, lhes, quando indicarem posse (algo de alguém). Exemplo: Roubaram-me as chaves. Complemento nominal: me, te, lhe, nos, vos, lhes, quando complementarem o sentido de adjetivos, advérbios ou substantivos abstratos.

Função sintática do LHE - Objeto Indireto, Adjunto Adnominal e Complemento Nominal

42 questões relacionadas encontradas

O que é adjunto adnominal exemplos?

Indica agente, posse ou espécie; Tem valor ativo (ex: Quando falo “o carro do Pedro”, quero dizer que Pedro tem um carro, ou seja, o adjunto adnominal exerce uma influência sobre o substantivo); É um termo dispensável. Sua retirada da oração não prejudica o sentido geral.

Por que o pronome oblíquo lhe é adjunto adnominal?

Como ocorre no caso a seguir: Os filhos roubaram-lhe a identidade. Observe que, nesse caso, “roubaram” é VTD e o elemento “lhe” tem um valor “possessivo”, equivalente a “Os filhos roubaram a identidade dele(a)”. Quando o “lhe” apresenta essa semântica associada à ideia de posse, é considerado adjunto adnominal.

Qual é a classe gramatical da palavra lhe?

1. Pronome pessoal de complemento indirecto correspondente à terceira pessoa gramatical, em substituição de complementos regidos pela preposição a; a ele, a ela, a você, ao senhor, à senhora (ex.: o carteiro ainda não lhe entregou a encomenda; vou telefonar-lhes hoje; você sabe que eu já lhe paguei tudo o que devia).

Qual a diferença de complemento nominal e adjunto adnominal?

quanto ao sentido da ação: o complemento nominal é passivo, recebendo a ação expressa do elemento a quem se liga. Já o adjunto adnominal é ativo, praticando a ação; quanto à ideia de posse: o complemento nominal nunca expressa posse, mas o adjunto adnominal frequentemente tem esse papel.

Que Deus te dê ou lhe dê?

Ela se refere à pessoa diretamente. O "o" é a terceira pessoa e o "te" é a segunda pessoa. Quando me refiro a 'seu' ou 'dele' utilizo o pronome LHE. só devemos utilizar o 'lhe' quando o verbo 'abençoar' pedir o pronome referindo-se a outra pessoa.

Como identificar a função sintática de uma frase?

A função sintática de uma palavra é o papel que ela desempenha dentro de uma oração na relação com outros termos.
...
Introdução
  1. “eu”: sujeito da oração;
  2. “pedi o carro ao meu pai ontem”: predicado da oração;
  3. “o carro”: objeto direto;
  4. “ao meu pai”: objeto indireto;
  5. “ontem”: adjunto adverbial.

O que é a função sintática?

Função sintática é o papel que determinada palavra desempenha dentro de uma oração. A função de cada termo da oração é determinada pela análise sintática. Nesse tipo de análise, cada termo da oração é estudado de acordo com o sentido e posição que ocupa na oração, estabelecendo relação com os restantes termos.

Quais os tipos de função sintática?

Função sintática é o papel que cada um dos termos da oração desempenha em relação aos outros. Em sintaxe, os termos da oração podem ser: Essenciais: sujeito e predicado. Integrantes: complemento verbal, complemento nominal e agente da passiva.

Quando o lhe é pronome possessivo?

Pronome LHE, possessivo

O segundo uso do pronome lhe(s) traz sentido possessivo e, de acordo com a frase, equivale aos pronomes possessivos seu(s), sua(s). Observe as frases: O acusado roubou a bolsa da mulher.

Porque o pronome lhe é considerado objeto indireto?

Ela. O pronome pessoal oblíquo “lhe” (lhes) representa o complemento de um verbo transitivo indireto, atuando, portanto, como objeto indireto. Exemplos: Entregamos-lhe todos os presentes que recebera.

O que é adjunto adnominal e complemento nominal exemplos?

Complemento nominal e adjunto adnominal

Enquanto o complemento nominal tem a função de completar um substantivo, adjetivo ou advérbio, o adjunto adnominal caracteriza um substantivo. Exemplos: Detesto a demora do ônibus. (“do ônibus” é complemento nominal, pois completa o sentido do substantivo “demora”)

Como saber se é um adjunto adnominal?

Adjunto adnominal é o termo acessório da oração que tem a função de caracterizar ou determinar um substantivo. Isso pode ser feito através de artigos, adjetivos e outros elementos que desempenhem a função adjetiva. Exemplo: As melhores receitas foram deixadas pelos nossos avós.

O que é adjunto adnominal e complemento?

O adjunto adnominal caracteriza um substantivo na sentença, especificando ou qualificando esse nome, ou seja, tem função de adjetivo no enunciado. O adjunto adnominal é um termo acessório da oração que qualifica substantivos.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.

Qual o sinônimo de lhe?

1 ao senhor, à senhora, a você, a ela, a ele. Dele: 2 sua, do senhor, seu, dela, dele, da senhora, de você.

O que significa Dei-lhe?

Transmitir ou manifestar (ex.: dar parabéns; dar condolências; dar um recado).

Quando se usa o pronome oblíquo lhe?

Pronome pessoal oblíquo, "lhe" funciona como objeto indireto (complemento de verbo ligado por preposição). É equivalente a "a ele", "a ela", "a você", "ao senhor" : "Obedecemos aos nossos pais." "Obedecemos-lhes."

Qual a função sintática do pronome oblíquo lhe?

me, te, lhe, nos, vos, lhes podem exercer a função sintática de complemento nominal. Isso acontecerá quando houver a expressão algo a alguém complementando um verbo, sendo que o algo é um substantivo abstrato, um adjetivo ou um advérbio e que a prep. a provém dele (do algo).

São adjuntos Adnominais?

Adjunto Adnominal (Adj. Adnominal) é um termo acessório utilizado para atribuir, determinar, modificar, classificar um substantivo. Por ser usado para atribuir característica ou qualidade a um nome e tem função adjetiva. ... E esse núcleo será sempre um substantivo.

Onde está o adjunto adnominal na frase?

O adjunto adnominal é o termo da oração que acompanha e modifica um substantivo, conferindo-lhe características e atributos. Acompanha sempre o substantivo nuclear de uma determinada função sintática, ou seja, acompanha o núcleo do sujeito, o núcleo do objeto direto,…

Artigo anterior
Que remédio tomar quando a comida faz mal?
Artigo seguinte
Quem não pode usar franja?