Qual a função sintática de me?

Perguntado por: Vítor Igor Antunes Almeida Azevedo  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (26 avaliações)

me, te, lhe, nos, vos, lhes podem exercer a função sintática de adjunto adnominal. Isso acontecerá quando houver indicação de posse: algo de alguém. A construção sintática ocorrerá da seguinte maneira: verbo + pronome oblíquo átono + substantivo.

Qual a função sintática de comigo?

Na frase em questão, comigo desempenha a função de complemento do adjetivo furioso. Atente-se que, embora seja um pronome pessoal, a etimologia de comigo é com + migo e ocorre no mesmo contexto que, por exemplo, «com ela», pelo que devemos considerar estarmos perante um argumento preposicional do adjetivo.

O que é função sintática exemplos?

Introdução. A função sintática de uma palavra é o papel que ela desempenha dentro de uma oração na relação com outros termos. Vejamos um exemplo: Pedi o carro ao meu pai ontem.

Qual a função sintática do pronome oblíquo me em procuro me?

Pronomes oblíquos átonos ou pronome pessoal oblíquo átono (me, te, se, o, os, a, as, lhe, lhes, nos, vos) são pronomes que indicam pessoas e funcionam nas orações como objeto direto, objeto indireto ou complemento nominal.

Qual a classificação do pronome me?

Pronomes pessoais do caso oblíquo. Os pronomes pessoais do caso oblíquo podem ser átonos ou tônicos, e têm a função de complemento verbal ou complemento nominal. São eles: me, mim, comigo (1.

Questão 108- Função sintática do “me”

20 questões relacionadas encontradas

Como se usa o pronome me?

Há três colocações possíveis desses pronomes em relação ao verbo:
  1. Próclise - o pronome vem antes do verbo. Ex.: Não me interessam seus motivos.
  2. Ênclise - o pronome vem depois do verbo. Ex.: Interessam-me seus motivos.
  3. Mesóclise - o pronome vem no meio do verbo: Ex.: Interessar-me-ão os seus motivos.

Quando se usa a palavra me?

Para eu ou para mim? O uso do pronome “eu” ocorre quando o mesmo é o sujeito da oração, já o pronome “mim” é usado como complemento, ou seja, é o objeto da oração. Usamos o pronome do caso reto (eu, tu, ele (a), nós, vós, eles (as)) quando nos referimos ao sujeito da oração.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Qual é a função sintática do pronome oblíquo?

Os pronomes oblíquos são aqueles que funcionam sintaticamente como complemento, diferentemente dos pronomes de caso reto, que desempenham função de sujeito na oração. ... Os átonos são pronomes que nunca são precedidos por preposição.

Qual a função do pronome nós?

São os pronomes eu, tu, ele, ela, nós, vós eles, elas. São os que desempenham a função sintática de complemento verbal (objeto direto ou indireto), complemento nominal, agente da passiva, adjunto adverbial, adjunto adnominal ou sujeito acusativo (sujeito de oração reduzida).

Qual a função dos pronomes oblíquo?

Pronomes oblíquos é uma classificação da gramática que majoritariamente assume a função de objeto direto, indireto ou complemento nominal. Mas também podem assumir a função de adjunto adverbial e agente da passiva.

O que é função sintática na língua portuguesa?

A análise sintática é a parte da gramática que estuda e classifica cada um dos elementos que integram o período de uma frase. Cabe à análise sintática estudar o período a partir da estrutura e relação semântica.

O que é adjunto adnominal exemplos?

Adjunto adnominal é o termo acessório da oração que tem a função de caracterizar ou determinar um substantivo. Isso pode ser feito através de artigos, adjetivos e outros elementos que desempenhem a função adjetiva. Exemplo: As melhores receitas foram deixadas pelos nossos avós.

Qual é a função sintática do termo destacado?

Os termos destacados, quanto à função sintática, são, respectivamente: a) complemento nominal – objeto indireto – adjunto adnominal. b) objeto indireto – adjunto adnominal – complemento nominal.

Quais são os pronomes oblíquos em inglês?

Pronomes Pessoais Oblíquos (Object Pronouns) – usados como objetos do verbo ou da preposição, são traduzidos da seguinte forma:
  • me = me, mim.
  • you = lhe, o, a, te, ti, a você
  • him = lhe, o, (a) ele.
  • her = lhe, a, (a) ela.
  • it = lhe, o, a.
  • us = nos.
  • you = lhes, (a) vocês.
  • them = lhes, os, as.

Quais são os tipos de pronome?

Os 7 tipos de pronomes
  1. Pronome Pessoal. Os pronomes pessoais são aqueles que indicam a pessoa do discurso e são classificados em dois tipos: ...
  2. Pronome Possessivo. ...
  3. Pronome Demonstrativo. ...
  4. Pronome de Tratamento. ...
  5. Pronome Indefinido. ...
  6. Pronome Relativo. ...
  7. Pronome Interrogativo.

Como usar me e mim exemplos?

Quando usar Mim ou Me?
  1. “Ele me ama”. Observe que o “me” está acompanhado pelo verbo “amar”, que vem logo em seguida.
  2. “Amanhã você me fala o que faremos no sábado”. Neste outro exemplo, o “me” está acompanhado pelo verbo “falar”, que vem logo em seguida.
  3. “Ele chegou até mim”. ...
  4. “Você pode pegar essa caneta para mim?”.

Qual é a diferença entre mim e me?

Diferente do mim, o me é um pronome pessoal do caso oblíquo átono, está sempre associado a um verbo e pode assumir, portanto, a função de objeto direto ou indireto. Ainda está difícil?

É correto falar mim mesma?

O complemento pede o pronome mim: Trouxe o papel para eu mesmo redigir. O livro é para eu mesma ler. O desafio é para mim mesmo. No caso, mesmo concorda com o gênero da pessoa.

Pode começar a frase com me?

Há muitas frases como a apresentada no dia a dia: "te telefono", "te amo", "te pego mais tarde", etc, etc, etc. O problema de todas elas é a colocação pronominal, pois não se pode começar frase com pronome oblíquo átono (me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes).

Quais os pronomes retos?

Os pronomes pessoais da língua portuguesa seguem o mesmo padrão: os que desempenham a função de sujeito (eu, tu, ele, nós, vós, eles) são os pessoais do caso reto, e os que normalmente têm a função de complementos verbais (me, mim, comigo, te, ti, contigo, o, os, a, as, lhe, lhes, se, si, consigo, nos, conosco, vos e ...

Artigo anterior
O que é um tratamento isotérmico?
Artigo seguinte
O que é um ar puro?