Qual a função sintática da palavra Como?

Perguntado por: Júlia Sousa Macedo  |  Última atualização: 20. Januar 2025
Pontuação: 4.2/5 (33 avaliações)

Assumindo tal posição, relaciona-se a um verbo ou a um adjetivo, exprimindo circunstância de intensidade ou modo. Em se tratando da função sintática, exerce a função de adjunto adverbial, expresso por essas mesmas circunstâncias. Exemplos: Como fiquei chocada com o acontecido!

Qual a função sintática de como?

A preposição COMO tem o significado de: na qualidade de, com caráter de, na posição de. Exemplo: Como filho de Deus, eu tenho o dever de amá-lo. Quando está introduzindo uma explicação ou exemplificação e tem o sentido de: a saber, assim como, isto é.

Qual é a função da palavra como?

A PALAVRA COMO. Modifica um verbo, um adjetivo ou outro advérbio. É sempre invariável. Usado nas frases interrogativas diretas, acrescentando uma circunstância de modo à ação verbal.

Qual é a classificação de como?

É uma classe gramatical invariável, ou seja, que não se flexiona (não se altera), classificando-se em coordenativa e subordinativa.

Como saber a função sintática de uma palavra?

Para identificar a função sintática na frase, siga estes passos:
  1. Localize o verbo: Central na frase, o verbo ajuda a determinar a relação entre os outros elementos.
  2. Identifique o sujeito: Pergunte "quem?" ...
  3. Ache o objeto direto: Pergunte "quem?" ...
  4. Procure o objeto indireto: Pergunte "a quem?"

SINTAXE - Entenda de uma vez por todas!

33 questões relacionadas encontradas

Quais são as 10 funções Sintaticas?

Função sintática do substantivo
  • a) Sujeito: Exemplo: João está calado.
  • b) Predicativo: do sujeito: Exemplo: ...
  • c) Objeto direto: Exemplo: Maria vende livros.
  • d) Objeto indireto: Exemplo: ...
  • e) Complemento nominal: Exemplo: ...
  • f) Adjunto adverbial: Exemplo: ...
  • g) Agente da passiva: Exemplo: ...
  • h) Aposto: Exemplo:

Quando como é preposição?

São preposições acidentais: afora, como, conforme, durante, exceto, feito, fora, mediante, salvo, segundo, visto, entre outras.

Como pronome?

Como – Exerce a função de pronome pelo fato de anteceder uma expressão que indica modo – motivo pelo qual ocupa o posto de adjunto adverbial de modo. Não gostamos da maneira como somos tratados.

Por que a palavra como?

A palavra como deriva do vocábulo latino 'quomodo'. Na frase, «Eu trabalho como animadora», como tem a função de advérbio de modo.

Por que como advérbio?

Por que – O advérbio em questão denota uma noção referente à causa: Por que não compareceram à aula? Queremos saber por que não compareceram à aula.

Qual a palavra como?

Advérbio de intensidade:

Será advérbio de intensidade o vocábulo “como”, quando modificar verbo, adjetivo ou outro advérbio e puder ser substituído por “muito”, “bastante”, “demais”: Como você fala!

Como advérbio?

Onde e como são advérbios relativos já que introduzem uma oração subordinada relativa e ao mesmo tempo permitem identificar uma relação estabelecida com o nome antecedente: — no primeiro exemplo, casa → Adrian Mole vive nessa casa.

Como na gramática?

O vocábulo "como" é uma conjunção comparativa pois introduz uma comparação com uma parte da oração anterior (algo).

Como é que tipo de pronome?

Pronomes interrogativos são aqueles empregados em orações interrogativas diretas ou indiretas. São eles: que, quem, qual, quais, quanto, quanta, quantos, quantas.

Como conjunção?

Como conjunção subordinativa é polissêmica, pois pode ser de três tipos: causal – Como ainda estava de luto, não o namorou. –, comparativa – Ele vive como um cidadão honesto. -, e conformativa – Ela fez o trabalho, / como a professora a orientou.

Como saber se é uma preposição?

A preposição é uma palavra invariável, ou seja, não é alterada em número (singular/plural) ou gênero (masculino/feminino). Obrigatoriamente deve estar antes de um termo, que pode ser substantivo, adjetivo, verbo ou advérbio.

Quais são as 11 funções sintáticas?

A função sintática possui os seguintes elemento: sujeito, predicado, predicativo, objetos, complemento nominal, agente da passiva, adjunto adnominal, adjunto adverbial, vocativo e aposto.

Quais são as funções sintáticas do pronome relativo?

Os pronomes relativos estabelecem um elo de subordinação da oração que iniciam e, por isso, podem desempenhar diferentes funções sintáticas dentro delas.

Qual é a função sintática do verbo?

Na análise sintática, o verbo é a palavra mais importante para a identificação dos demais elementos. Por isso, só ocorre em frase verbal. Uma frase verbal, por sua vez, como o nome indica, é aquela que apresenta verbo. Ex: Saí de casa (sair = verbo).

Artigo anterior
Quando uma mulher está menstruada pode orar?
Artigo seguinte
Quanto custa para fazer um contrato de compra e venda no cartório?