Qual a função orgânica do ibuprofeno?

Perguntado por: Filipa Liliana Domingues Faria Tavares  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (74 avaliações)

O ibuprofeno atua inibindo a enzima ciclo-oxigenase (COX), que é a responsável pela produção de prostaglandinas e tromboxanos. As prostaglandinas são substâncias químicas produzidas pelo nosso corpo com ação mediadora da inflamação e que contribuem para a percepção da dor pelo cérebro.

Qual o princípio ativo do ibuprofeno?

Seu princípio ativo é um derivado do ácido fenilpropiônico, que age contra a dor (analgésico) e febre (antitérmica).

Quais grupos funcionais orgânicos existem na molécula do ibuprofeno?

O ibuprofeno tem um grupo de ácido carboxílico, que pode interagir com os grupos funcionais do polímero.

Qual o mecanismo de ação do ibuprofeno?

O ibuprofeno é um AINE não seletivo, ou seja, inibe a COX1 e a COX2, possuindo efeito analgésico e ação antinflamatória. plaquetária e redução do fluxo sanguíneo renal. ocorre redução da taxa de filtração glomerular.

Qual a Farmacocinetica do ibuprofeno?

Farmacocinética O ibuprofeno apresenta boa absorção oral, com aproximadamente 80% da dose absorvida no trato gastrintestinal, havendo diferença quando da administração em jejum ou após refeição, pois a presença de alimentos diminui a absorção. O início de ação ocorre em aproximadamente 15 a 30 minutos.

[Dica de Química] A molécula do Ibuprofeno - Prof. Eduardo

35 questões relacionadas encontradas

Qual o mecanismo de ação do cetoprofeno?

O mecanismo de ação do cetoprofeno se dá pela sua capacidade de inibir de forma não seletiva a enzima ciclooxigenase (COX), inibe a COX-1 e COX-2 (Kay- Mugfordet al., 2000). Desta maneira inibe também a síntese de prostaglandinas (PGs) que são produzidas através da ação da enzima COX (Levoin et al., 2004).

O que é o princípio ativo?

Princípio ativo é uma substância presente na composição do medicamento oncológico, que é responsável pelo efeito farmacológico. Classificada em função de aspectos como classe química, classe terapêutica, alvo molecular etc.

Qual classe pertence o paracetamol?

– Classe terapêutica: Analgésicos. “Medicamento Genérico – Lei nº 9.787/99”.

Qual é o genérico do ibuprofeno?

Advil® 400 mg cápsulas líquidas contém ibuprofeno, que possui atividade analgésica, antitérmica e anti- inflamatória.

Qual a fórmula molecular do composto abaixo ibuprofeno?

Fórmula Molecular: C13H18O2. Massa Molar: 206,28 g/mol.

O que é carbonila e hidroxila?

Esta função é caracterizada pela união dos grupos carbonila (C=O) e hidroxila (OH). Quando esta estrutura está ligada à cadeia de hidrocarbonetos, identificamos esta função. O grupo funcional (COO) presente em cadeias carbônicas dá ao composto a classificação de éster.

Para que o ibuprofeno é indicado?

O ibuprofeno é um anti-inflamatório não esteroidal (AINE).

Trata-se de um princípio ativo que age contra inflamações não tão intensas, sendo comumente indicado contra febre e dores diversas. Ele está disponível em remédios com diferentes nomes, de marcas distintas.

Qual o princípio ativo do paracetamol?

A substância ativa de Paracetamol é o paracetamol, cuja atividade se faz sentir como analgésico pela elevação do limiar da dor e, como antipirético, através de ação no centro hipotalâmico que regula a temperatura.

Qual a diferença de ibuprofeno e paracetamol?

Ambas as substâncias são analgésicos eficazes e redutores da febre. O ibuprofeno funciona um pouco mais rápido e tem efeito mais duradouro, além de reduzir inflamações. O paracetamol é comparável em alguns aspectos, mas não tem as mesmas propriedades anti-inflamatórias.

Qual a forma farmacêutica do paracetamol?

Paracetamol 500 mg: comprimido circular de cor branca. Paracetamol 750 mg: comprimido oblongo de cor branca. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Quais os Ifas para a síntese do paracetamol?

Ele pode ser sintetizado através da acetilação da amina do p-aminofenol com anidrido acético. Uma outra síntese utiliza o nitrobenzeno (1) como material de partida, onde ele é reduzido com zinco metálico, sendo o obtido produto tratado com ácido sulfúrico para gerar o p-aminofenol (3).

O que é princípio ativo e excipiente?

Excipientes são as substâncias que existem nos medicamentos e que completam a massa ou volume especificado. Um excipiente é uma sustância farmacologicamente inativa usada como veículo para o princípio ativo, ajudando na sua preparação ou estabilidade.

Para que serve o remédio ativo?

Ativo : planta com forte ação na circulação sanguínea e nas taxas de hormônio testosterona, garantindo potência de ereção e facilitando o crescimento peniano.

Qual é o princípio ativo do Dorflex?

Dorflex® comprimidos e em gotas: Cada comprimido ou ml contém 300 mg de dipirona monoidratada, 35 mg de citrato de orfenadrina (equivalente a 20,4 mg de orfenadrina base) e 50 mg de cafeína anidra.

Como o cetoprofeno age na inflamação?

Além disso, como o cetoprofeno tem uma resposta analgésica muito intensa, por vezes, até mais significativa do que a anti-inflamatória, a medicação pode ser útil quando se precisa de uma solução rápida para o paciente, o que é facilitado pela opção injetável.

Qual o mecanismo de ação do meloxicam?

Meloxicam demonstrou potente atividade anti-inflamatória em todos os modelos clássicos de inflamação. Um mecanismo de ação comum para os efeitos acima descritos é a inibição, pelo meloxicam, da biossíntese das prostaglandinas, conhecidos mediadores da inflamação.

Para que o cetoprofeno é indicado?

O cetoprofeno é um medicamento anti-inflamatório, analgésico e antitérmico, sendo indicado para o tratamento de inflamações e dores decorrentes de processos reumáticos (doenças que podem afetar músculos, articulações e esqueleto), traumatismos (lesão interna ou externa resultante de um agente externo) e de dores em ...

Quais as vias de administração do ibuprofeno?

O medicamento deve ser administrado por via oral. As doses devem ser individualizadas, conforme as necessidades do paciente. A dose de ibuprofeno depende da idade e do peso corporal do paciente. A dose única diária máxima (por tomada) para adultos e adolescentes não deve exceder 400 mg de ibuprofeno.

Artigo anterior
Como surgiu o direito primitivo?
Artigo seguinte
Qual é a velocidade do ar para aplicação de agrotóxicos?