Qual a função do ramal predial?

Perguntado por: Raquel Campos de Vicente  |  Última atualização: 15. Mai 2024
Pontuação: 4.6/5 (63 avaliações)

Ramal predial – É a tubulação compreendida entre a rede pública de distribuição e o hidrômetro ou peça limitadora de vazão. Essa parte é dimensionada e executada pela concessionária, com as despesas por conta do interessado. Hidrômetro – Aparelho instalado para medir o consumo de água.

O que é ramal predial de água?

11.01.00.00 - RAMAL PREDIAL DE ÁGUA

É o conjunto de tubulações, conexões e peças especiais, que permitam a comunicação da rede de distribuição com o cavalete ou quadro, inclusive.

Qual a diferença entre o ramal predial e o alimentador predial?

A diferença entre elas é a sua localização perante o hidrômetro. A tubulação que fica entre o ponto de entrega da concessionária e o hidrômetro é chamada de ramal predial e a que fica entre o hidrômetro e um reservatório doméstico é chamado de alimentador predial.

O que é um alimentador predial?

Alimentador predial

É a tubulação que liga a fonte de abastecimento a um reservatório de água de uso doméstico, ou seja, é aquela responsável pela entrada de água na edificação.

O que é o ramal de descarga?

Ramal de descarga – tubulação horizontal que recebe diretamente os efluentes de aparelhos sanitários.

DIFERENÇA ENTRE PRUMADA, RAMAL E SUB-RAMAL DE ÁGUA FRIA

17 questões relacionadas encontradas

Como funciona o sistema de ramal?

Em áreas fechadas e com interferência, o telefone com ramal funciona em uma distância de aproximadamente 50 metros entre o ramal e a base que recebe a linha telefônica. Já em áreas abertas, sem interferências e sem barreiras, em linha reta, a comunicação pode chegar a 300 metros.

O que é um coletor predial?

COLETOR PREDIAL - Canalização compreendida entre a última inserção do subcoletor, ramal de esgoto ou de descarga e a rede pública ou o local de lançamento dos despejos. COLETOR PÚBLICO - Canalização destinada a receber os esgotos sanitários efluentes das ligações prediais e transportá-los até os interceptores.

O que é ramal de alimentador?

Complementarmente, o condutor ramal é definido como os “trechos arborescentes do alimentador, de secção constante, que partem do tronco. Todos os ramais de um alimentador têm a mesma secção”.

O que é ligação predial de esgoto?

O que é? Conjunto de tubulações, conexões e peças especiais que vai desde a caixa de inspeção localizada na calçada, até a rede coletora de esgoto.

O que é ramal e sub ramal?

Ramal – É a canalização compreendida entre a coluna e os sub-ramais, ou seja, a tubulação que deriva da coluna até o ponto de registro dos ambientes. Sub-ramal – É a canalização que liga os ramais aos aparelhos de utilização, ou seja, do registro até o ponto de consumo.

O que é um barrilete?

Barrilete é o conjunto de tubulações nas instalações hidráulicas prediais que se originam nos reservatórios e se derivam para as colunas de distribuição. Em edifícios comerciais e em grandes construções, esse tipo de instalação hidráulica fica na casa de máquinas e fornece água para todo o sistema de toda estrutura.

O que é uma coluna de distribuição?

Coluna de Distribuição: Essa é a tubulação que se origina do barrilete e é responsável por alimentar os ramais. Ramal: O ramal é uma derivação da coluna de distribuição que alimenta os sub-ramais.

Quais os tipos de instalações prediais?

Quais são os tipos de instalações prediais?
  • instalações hidráulicas: responsáveis pelo abastecimento de água potável, distribuição de água quente e fria, coleta e escoamento de águas pluviais e de esgoto;
  • instalações elétricas: sistemas que garantem o fornecimento de energia elétrica para o edifício;

O que quer dizer a palavra ramal?

Ramal: Dispositivo (ou número) utilizado para comunicação interna dos colaboradores de uma empresa. Linha: Pode ser considerada sinônimo de canal, porém com uma pequena diferença: ao contratar uma linha, normalmente contrata-se um número externo que pode ser divulgado para receber e efetuar ligações.

O que é hidráulica predial?

E é graças a hidráulica predial que temos acesso a esse recurso tão importante em nossas casas, apartamentos e em qualquer tipo de edificação. É o sistema hidráulico, composto por tubulações, conexões e aparelhos, que faz o armazenamento, a distribuição e o escoamento da água em toda a construção.

O que é ramal do setor?

Esse é um sistema que funciona como uma central telefônica e faz o gerenciamento das suas chamadas. Ou seja, as ligações chegam ao seu atendimento automático e são direcionadas pelas filas de espera. Na sequência, a ligação do seu cliente chega ao ramal do setor ao qual ele quer falar.

Quem faz a ligação do esgoto?

A responsabilidade por promover a regularização do esgotamento sanitário, com sua ligação à rede pública disponível, é do proprietário do imóvel que, mesmo sem providenciar tal medida, pode ser cobrado pela respectiva concessionária ao oferecer o serviço.

É obrigatório ligar esgoto?

Segundo a Lei Federal do Saneamento Básico (11.445/07), a conexão à rede de esgoto é obrigatória. O Art. 45 diz que “toda edificação permanente urbana será conectada às redes públicas de abastecimento de água e esgotamento sanitário disponíveis”.

Sou obrigado a ligar esgoto?

A concessionária esclarece que a conexão à rede de esgoto é obrigatória por lei e ressalta os benefícios da conexão à rede coletora de esgoto para a saúde, meio ambiente e a para a valorização do imóvel.

Quais os tipos de ramal?

O ramal de ligação existe em duas modalidades: aéreo ou subterrâneo.

O que é o ramal de entrada?

O que é o ramal de entrada e sua importância? O ramal de entrada é o ponto no qual a concessionária de energia elétrica entrega a energia ao cliente. É aqui que a medição do consumo de eletricidade é realizada por meio de um medidor específico.

O que é ramal de serviço?

Ele é nada mais do que um ponto de entrega de energia localizado entre a concessionária e a unidade e a instalação elétrica.

O que é o fecho hídrico?

O fecho hídrico é uma camada de água presente em dispositivos desconectores (peças responsáveis por impedir a presença e a passagem de gases e insetos provenientes do esgoto), como os vasos sanitários, sifões, caixas e ralos sifonados, etc.

O que é um sifão invertido?

O sifão invertido é composto por tubulações localizadas entre duas câmaras e, em perfil, apresentam a forma aproximada de um trapézio, com a base menor virada para baixo.

Qual NR fala sobre esgoto?

- 5.2 O empregador deve atender ao regulamentado na NR 24 CONDIÇÕES SANITÁRIAS E DE CONFORTO NOS LOCAIS DE TRABALHO.

Artigo anterior
Qual a sua concepção de sociedade?
Artigo seguinte
Quando o avô morre quantos dias tem direito?