Qual a função do que?

Perguntado por: Denis Vicente Guerreiro  |  Última atualização: 8. Januar 2022
Pontuação: 4.8/5 (42 avaliações)

“Que” com a função de pronome
O “que”, em muitas situações, desempenha a função de pronome relativo ou interrogativo. 1. Pronome relativo: Comprei os livros que constam na lista de material.

Qual é a função de quê?

A palavra “que” pode exercer diferentes funções sintáticas no enunciado, como conjunção, pronome, substantivo, advérbio, preposição, interjeição ou partícula de realce. ... b) Conjunção coordenativa aditiva: liga duas orações coordenadas, e a segunda oração é uma aditiva.

Qual a função do pronome relativo QUE?

Temos que o pronome relativo “que” substitui seu antecedente, representado pelo vocábulo “alunos”. Nesse caso, ele exerce a função de sujeito da oração. ... Dessa forma, além de ter servido como conectivo entre as orações, o pronome relativo "que" exerceu também uma função sintática – a de sujeito.

Qual a função de se?

Entre as funções do “se”, estão as de pronome reflexivo e apassivador. Além disso, essa palavra pode ser conjunção, indeterminar o sujeito ou ser uma partícula de realce.

Qual é a função da conjunção?

As conjunções são unidades da língua que apresentam as funções de conectar ou transpor orações e outros termos do enunciado.

FUNÇÕES DA PARTÍCULA "QUE": NUNCA MAIS ERRE - Profa. Pamba

17 questões relacionadas encontradas

O que são conjunções e quais são elas?

Conjunção é a palavra invariável que relaciona duas orações ou dois termos que exercem a mesma função sintática. Quando duas ou mais palavras desempenham o papel de conjunção recebem o nome de locução conjuntiva.

Qual é a função do MAS?

A palavra “mas” atua como uma conjunção coordenada adversativa, devendo ser utilizada em situações que indicam oposição, sentido contrário. Vejamos, pois: Esforcei-me bastante, mas não obtive o resultado necessário.

Qual a classificação da palavra se?

A classificação do "se" enquanto pronome subdivide-se em: pronome apassivador ou partícula apassivadora, índice de indeterminação do sujeito ou pronome indefinido, parte integrante do verbo, pronome reflexivo, pronome reflexivo recíproco e partícula de realce ou expletiva.

O que atrai a partícula se?

Partícula ''que'' atrai o pronome ''se''

O que o se pode ser?

Enquanto conjunção a palavra SE pode ser: 1.1. Conjunção subordinativa integrante: quando inicia uma oração subordinada substantiva. ... Partícula expletiva ou realce: quando pode ser retirada da frase sem prejuízo algum no sentido da oração.

Quando o que exerce função de pronome relativo?

O pronome relativo que é o de mais largo emprego, chamado de relativo universal, pode ser empregado com referência a pessoas ou coisas, no singular ou no plural. ... Quando precedido de preposição monossilábica, emprega-se o pronome relativo que. Com preposições de mais de uma sílaba, usa-se o relativo o qual (e flexões).

O que é um pronome relativo?

Os pronomes relativos são: que, quem, o qual (a qual, os quais, as quais), onde (equivalendo a em que), quanto (quanta, quantos, quantas) e cujo (cuja, cujos, cujas) e podem ser precedidos ou não por preposições. ... Quem - o pronome relativo quem refere-se a pessoas ou coisas personificadas e é precedido de preposição.

Qual a função Sintatica do pronome relativo?

Os pronomes relativos desempenham função sintática, na oração adjetiva. Para analisá-los, o melhor procedimento é montar a oração adjetiva substituindo o pronome relativo pelo seu antecedente. a oração adjetiva substituindo o pronome relativo pelo seu antecedente.

O que é uma função morfossintática?

Morfossintaxe é a apreciação conjunta da classificação morfológica e da função sintática das palavras nas orações. ... Quando analisamos uma oração, considerando a relação entre a classe gramatical de uma palavra e sua função sintática, estamos fazendo uma análise morfossintática.

Que é o que em português?

A palavra "que" em português pode ser: 1. Substantivo: precedido de determinantes e acentuado. ... Pronome Interrogativo Substantivo: quando vier junto de ponto de interrogação, acentuado.

Qual seria uma das funções das palavras os e as?

Resposta: Gramática. (Artigo): A função que exercem dentro da frase ou do período, estudo realizado pela Sintaxe. espero ter ajudado!

O que atrai o pronome?

Sua colocação pronominal ocorre com o uso do pronome oblíquo átono antes do verbo. 1) Palavras com sentido negativo sempre irão atrair o pronome para junto de si. ... 2) Os advérbios talvez, ontem, aqui, ali e agora atraem o pronome.

Onde colocar a partícula se?

A partícula se pode aparecer na frase como: • Partícula apassivadora: Forma a voz passiva sintética (ou pronominal), juntando- se a verbos transitivos diretos. O verbo concorda com o sujeito. Exemplos: Vende-se casa.

Porque atrai o pronome se?

“Li em um livro que a conjunção subordinativa 'se' atrai o pronome, por questões de eufonia. ... Se modificarmos a frase para introduzir nela uma conjunção subordinativa, veremos que o pronome “se” muda de lugar em relação ao verbo: “Como se sabe que o Rio de Janeiro é um lugar muito bonito, decidimos passar as férias lá”.

Que pode ser classificado como?

As palavras "que" e "se" podem exercer inúmeros papéis em uma frase, como conjunção, pronome, partícula expletiva ou de realce etc. ... A palavra que em português pode ser: Interjeição: exprime espanto, admiração, surpresa.

Qual o significado da sílaba se?

1. No caso de, dando-se a circunstância de. 2. Se acaso, se porventura.

Qual a conjunção da palavra se?

A partícula “se” assume várias funções na Língua Portuguesa: 1- Conjunção: a) Conjunção subordinativa integrante: a conjunção introduz orações subordinadas substantivas. ... b) Conjunção subordinativa condicional: introduz orações subordinadas adverbiais condicionais.

Quando se deve usar mais é MAS?

Diferença de “mais” e “mas”

Entretanto, possuem significados completamente diferentes, não podendo ser utilizadas uma no lugar da outra. Neste caso, “mas” é usado com um sentido de “porém”, “contudo”, “todavia”, indicando oposição. E “mais” traz a ideia de adição, aumento.

Quando usamos mas?

É usado principalmente como conjunção que introduz uma contrariedade, uma adversidade. Dica: Na dúvida, teste com outras conjunções equivalentes, como porém, contudo, todavia, entretanto. Se o sentido for o mesmo, pode ficar tranquilo e escrever MAS.

Qual o sentido da conjunção mas?

Exprimem oposição, contraste, compensação de pensamentos: mas, porém, contudo, entretanto, no entanto, todavia. Exemplo: Não fomos campeões, todavia exibimos o melhor futebol.

Artigo anterior
Quais são os planos de saúde em Goiânia?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre Miorrelax e Dorflex?