Qual a função do pedido?

Perguntado por: Yasmin Barbosa Santos  |  Última atualização: 30. November 2024
Pontuação: 4.9/5 (66 avaliações)

O pedido é a conclusão da exposição dos fatos e dos fundamentos jurídicos, exprimindo aquilo que o autor pretende do Estado frente ao réu. Sua finalidade é dupla: obter a tutela jurisdicional do Estado (uma condenação, uma declaração) e fazer valer um direito subjetivo frente ao réu.

O que é pedido no processo?

Trata-se de um pedido por escrito, onde a pessoa apresenta sua causa perante a Justiça, levando ao juiz as informações necessárias para analise do direito. Por meio dela, o indivíduo acessa o Poder Judiciário e o provoca a atuar no caso concreto, gerando uma decisão que substitui a vontade das partes.

Quais são os tipos de pedido?

São espécies de pedido o pedido implícito, genérico, alternativo, subsidiário, cumulado e relativo.

O que é pedido certo novo CPC?

Pedido Certo

Nos termos do artigo 322 do CPC, o pedido deve ser certo. Pedido certo significa ser expresso. Deve indicar expressamente qual a tutela jurisdicional pretendida e qual o resultado prático almejado. No entanto, como toda boa regra no direito, há exceções.

O que é o pedido certo e determinado?

O pedido deve ser certo e determinado, entendendo-se por certo aquele que é expresso, e não implícito, e por determinado aquele cuja pretensão foi delimitada.

SEPARAÇÃO DE PEDIDOS na prática | LOGÍSTICA | Picking na prática

29 questões relacionadas encontradas

O que é um pedido simples?

Simples - dois ou mais pedidos que não guardam relação de dependência entre si. Exemplo: condenação em indenização por danos materiais e morais.

O que diz o artigo 324 do CPC?

Art. 324. O pedido deve ser determinado. III - quando a determinação do objeto ou do valor da condenação depender de ato que deva ser praticado pelo réu.

O que diz o artigo 327 do CPC?

Artigo327. - É lícita a cumulação, em um único processo, contra o mesmo réu, de vários pedidos, ainda que entre eles não haja conexão.

Quando o pedido pode ser genérico CPC?

Segundo o Código de Processo Civil, há três circunstâncias em que o autor pode formular pedido genérico: I - nas ações universais, se o autor não puder individuar na petição os bens demandados; II - quando não for possível determinar, de modo definitivo, as consequências do ato ou fato; e III - quando a determinação do ...

O que é um pedido de execução?

Posto isso, a petição de incidente de execução penal nada mais é que o ato de juntar uma peça processual aos autos, peça esta na qual uma das partes fará um pedido ao magistrado relacionado a determinado incidente de execução penal, a qual será avaliada pelo Juiz e assim aceito ou não.

O que é um pedido de sentença?

Sentença é o ato judicial pelo qual o juiz encerra o processo em primeiro grau. Por meio da sentença, o julgador decide, de forma monocrática, a questão levada ao seu conhecimento e põe fim ao processo na primeira instância.

Quando o juiz deixa de analisar um pedido?

Ao deixar de apreciar todos os pedidos da inicial, é de ser reconhecida a nulidade da sentença. Não é possível a este Tribunal apreciar, nesta oportunidade, o pedido não julgado pelo juízo de primeiro grau, sob pena de supressão de instância.

Qual é o sinônimo de pedido?

2 solicitação, petição, requerimento, requisição, ordem, pedimento, reclamação, recurso, pretensão, demanda, exigência, reclamo, apelação, embargo, agravo.

O que é pedido a empresa?

Na prática, o pedido funciona como uma ferramenta importante para evitar que a sua empresa falhe nas entregas aos clientes e prejudique a relação com eles. O documento traz informações precisas sobre a negociação e, dessa forma, fica fácil voltar a elas sempre que necessário, até mesmo para gerar relatórios gerenciais.

Como é que se escreve pedido?

pedido substantivo, masculino (plural: pedidos m)

O que diz o artigo 489 do CPC?

Está assim redigido o texto legal: “ Não se considera fundamentada qualquer decisão judicial, seja ela interlocutória, sentença ou acórdão, que: [...] não enfrentar todos os argumentos deduzidos no processo capazes de, em tese, infirmar a conclusão adotada pelo julgador ”.

O que diz o artigo 144 do CPC?

O dispositivo em discussão é o artigo 144, inciso VIII, do CPC, que prevê o impedimento do juiz nos processos em que a parte for cliente de escritório de advocacia de cônjuge, companheiro ou parente consanguíneo, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau, ainda que, na causa submetida a ele, a mesma parte seja ...

O que diz o artigo 485 do CPC?

Abandono da causa - quando o processo ficar parado por mais de 1 ano por desinteresse das partes, ou quando o autor abandonar a causa, não promovendo as diligências determinadas por mais de 30 dias - conforme incisos II e III do Art. 485 do Novo CPC; Perempção, litispendência ou coisa julgada - Art.

Quais os tipos de pedido no Processo Civil?

Assim, uma manifestação inaugural do autor é chamada de pedido imediato, no que se relaciona a pretensão a uma sentença, a uma execução ou a uma medida cautelar; e pedido mediato, é o próprio bem jurídico que o autor procura proteger com a sentença.

O que diz o artigo 333 do CPC?

333 do CPC – Código de Processo Civil estabelece que o ônus da prova é estático: do autor, com relação ao que alega, e do réu, em relação a fato extintivo, modificativo ou impeditivo do direito do autor.

O que diz o artigo 353 do CPC?

No que respeita à tramitação subsequente da habilitação, o n.º 3 do artigo 353.º do CPC determina que, inexistindo contestação, deverá verificar-se se o documento prova a qualidade de que depende a habilitação, decidindo-se em conformidade, mas se algum dos chamados contestar, deverá produzir-se a prova oferecida e ...

O que é um pedido implícito?

Em suma, o pedido implícito compõe o mérito da questão controvertida, razão pela qual cabe à decisão defini-lo, independentemente de constar expressamente da postulação. Contudo, não se pode confundir pedido implícito com condenação implícita.

O que é uma petição?

De forma geral, é um pedido escrito dirigido ao tribunal. A petição Inicial é o pedido para que se comece um processo. Outras petições podem ser apresentadas durante o processo para requerer o que é de interesse ou de direito das partes.

Quem faz a petição?

Quem faz a petição em regra, é o advogado, pois este possui a chamada capacidade postulatória, que é um dos requisitos essenciais para dar procedência ao processo. A petição inicial, como o próprio nome diz, serve para dar início ao processo.

Artigo anterior
O que desencadeia o início do trabalho de parto?
Artigo seguinte
Como desinchar a barriga após laparoscopia?