Qual a função do lobo temporal esquerdo do cérebro?

Perguntado por: Adriana Matilde Araújo  |  Última atualização: 10. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (23 avaliações)

Lobo temporal é a estrutura responsável pelo gerenciamento da memória. Fica localizado na parte lateral do cérebro.

Qual a função do lobo temporal do cérebro?

Temporal. Ficam atrás das orelhas e são o segundo maior lobo. Contribuem com o processamento de informações auditivas e a codificação da memória. Além disso, desempenham um papel importante no processamento de afeto, linguagem e percepção visual.

O que uma lesão no lobo temporal pode causar?

Na maioria das pessoas, uma parte do lobo temporal esquerdo controla a compreensão da linguagem. Se essa parte for lesionada, a memória das palavras pode ser prejudicada de forma drástica, assim como a capacidade de entender a linguagem, uma deficiência chamada afasia (receptiva) de Wernicke.

Qual a importância do lobo temporal?

Lobo Temporal: localizado nas proximidades da orelha, ele é responsável pela percepção da audição, possibilitando análise dos sons. Além disso, funciona como processador da memória e das emoções. Qualquer problema afetando essa região pode causar surdez e outras deficiências auditivas.

Quais são as funções frequentemente associadas à atividade do lobo temporal?

O lobo temporal é uma parte do cérebro exclusiva dos primatas, sendo maior no ser humano, acomodando 17% do córtex cerebral. As principais funções relacionadas a este lobo incluem audição, olfato, função vestibular, memória, interpretação de imagens, linguagem e comportamento emocional.

LOBO TEMPORAL (Aula Nova) - Neuroanatomia Funcional com Rogério Souza

24 questões relacionadas encontradas

Quais as principais funções do lobo frontal?

Os lobos frontais são anteriores ao sulco central. Eles são essenciais para planejamento e execução de comportamentos aprendidos e intencionais; também constituem o local de muitas funções inibitórias.

Qual a principal função do lobo occipital?

Localizados na parte inferior do cérebro e cobertos pelo córtex cerebral, os lobos occipitais processam os estímulos visuais, daí também serem conhecidos por córtex visual.

Quais são as funções do temporal?

Os lobos temporais estão localizados na zona por cima das orelhas, tendo como principal função processar os estímulos auditivos. Os sons produzem-se quando a área bocasiva é estimulada.

Quais são os lobos cerebrais e suas funções?

Há quatro lobos cerebrais: Lobo Frontal, Lobo Occipital, Lobos Temporais e Lobos Parietais, estes que tem funções especificas em todo o corpo. O Lobo Frontal que fica na parte da frente do crânio, é responsável pelo planejamento de ações, bem como o pensamento abstrato.

Qual é a parte do cérebro responsável pela memória?

É responsável pelas funções de: Aprendizado e Memória. O Hipocampo é um área muito importante na memória e aprendizado. O cérebro humano é dividido em duas metades: lado direito e lado esquerdo.

O que é lesão no lobo temporal?

Lesão no Lobo Temporal

Caso a parte esquerda, responsável por controlar a compreensão da linguagem, for lesionada, pode haver perda total da capacidade de se expressar ou de compreender a linguagem falada e escrita. Esta perda é chamada de Afasia de Wernicke.

O que causa epilepsia lobo temporal?

Dentre as causas principais da epilepsia de lobo temporal, destacam-se as seguintes: genética, mal-formação congênita, anóxia peri-parto, traumatismos cranianos, hemorragia intra-craniana, injúria vascular isquêmica, má formação artério-venosa, hemangioma cavernoso, glioses e malácias secundárias a injúrias diversas, ...

Qual lobo é responsável pela fala?

O lobo frontal está associado à atividade motora, articulação da fala, pensamento e planejamento – responsável por cognição e memória.

Quais são os lobos que formam o cerebelo?

Outra forma de descrever o cerebelo é dividi-lo em 3 lobos principais: anterior, posterior/médio e flóculo nodular. Os lóbulos do cerebelo surgem pela divisão feita por sulcos de 1ª ordem sobre o vérmis e os hemisférios cerebelares.

Quais são as principais funções do cerebelo?

O cerebelo é uma região do cérebro que tem como função controlar os movimentos voluntários do corpo, a postura, a aprendizagem motora, o equilíbrio e o tônus muscular.

Qual é a função do tálamo?

O tálamo, além do seu envolvimento junto do córtex cerebral na análise e integração de funções sensitivas e motoras, está envolvido em funções superiores, como a atenção, a linguagem, a memória e a função executiva. Na linguagem intervêm fundamentalmente o pulvinar e os grupos nucleares lateral e anterior.

O que é a occipital?

[ Anatomia ] Osso posterior do crânio.

Quais os giros do lobo occipital?

Lobo occipital

Apresenta alguns sulcos e giros, dentre eles: sulco circular da ínsula, sulco central da ínsula, giros curtos e giro longo da ínsula.

Qual a função do giro frontal superior?

É a área motora da fala. No lado direito está envolvido com o ritmo e entonação da fala. Os giros frontais superior e médio respondem por diversas funções. A porção mais anterior desses giros é denominada de área pré-frontal, relacionada com funções como atenção, iniciativa e comportamento social.

Qual a função do córtex Pré-frontal?

O córtex pré-frontal (CPF) desempenha um papel crucial nas funções cerebrais superiores, tais como a memória do trabalho ou a cognição e controla, através dos axónios excitatórios dos neurónios piramidais, a actividade de diversas áreas motoras e límbicas subcorticais.

Como estimular o lobo frontal do cérebro?

Mantenha consciência do que está ao seu redor, mas não se concentre em algo em particular.
...
Veja como fazer isso:
  1. Sente-se confortavelmente, com os olhos abertos, em uma sala silenciosa livre de distrações. ...
  2. Mantenha seus olhos colados nesse objeto e concentre todo o foco da sua atenção nele.

Qual é a função do bulbo?

É um órgão condutor de impulsos nervosos. Relaciona-se também com funções vitais como a respiração, os batimentos do coração e a pressão arterial; e com alguns tipos de reflexos, como mastigação, movimentos peristálticos, fala, piscar de olhos, secreção lacrimal e vômito.

Qual é a causa da epilepsia?

A epilepsia é uma condição médica em que por um determinado período de tempo, há um mau funcionamento do cérebro, causado pela emissão de sinais, descargas ou impulsos elétricos incorretos emitidos pelos neurônios, que são as células que fazem parte do cérebro.

Qual o tempo de vida de uma pessoa com epilepsia?

O paciente com epilepsia não pode ter uma vida normal

A epilepsia é uma condição que pode ter cura. E, mesmo quando a cura não é possível, as crises epilépticas podem ser bem controladas com o tratamento adequado. Nesses casos, é possível ter uma vida normal, podendo trabalhar, estudar, dirigir, praticar esportes etc.

Como ocorre a epilepsia no cérebro?

A epilepsia é uma alteração do funcionamento do cérebro, que se manifesta pelas crises epilépticas. Essas crises consistem em uma descarga anormal das células cerebrais – os neurônios, fazendo o cérebro emitir sinais inadequados.

Artigo anterior
Qual analgésico mais forte?
Artigo seguinte
O que significa injeção MPFI?