Qual a função do glutamato na via da dor?

Perguntado por: Rebeca Nádia de Nogueira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (54 avaliações)

O glutamato é o aminoácido mais abundante no sistema nervoso central (SNC) agindo como neurotransmissor excitatório. Além disso, atua no desenvolvimento neural, na plasticidade sináptica, no aprendizado, na memória e possui papel fundamental no mecanismo de algumas doenças neurodegenerativas.

Qual a função do glutamato na dor?

O glutamato é o principal neurotransmissor excitatório do sistema nervoso central e periférico, desempenhando um papel fundamental no processamento nociceptivo (23,24). Intervém tanto nos estados de dor aguda como nos de dor crónica (13).

Como funciona a via da dor?

Na medula espinhal existem basicamente duas vias ascendentes para a condução da dor até o cérebro: Via neoespinotalâmica: conduz a dor somática, bem-localizada, através de poucas sinapses; Via palioespinotalâmica: conduz a dor visceral, de localização precária, através de sinapses.

Qual a ação do glutamato na captação de glicose?

Essa hipótese propõe que o glutamato liberado na fenda sináptica é captado pelos astrócitos ao seu redor, essa captação do glutamato é dependente Na+ e estimula a enzima Na/k ATPase, que leva a captação de glicose pelos astrócitos.

Qual é o neurotransmissor da dor?

Neurotransmissores: encefalinas, serotonina, noradrenalina.

Glutamato e suas funções no sistema nervoso. Plasticidade vs. citotoxicidade.

32 questões relacionadas encontradas

Quais os tipos de receptores da dor?

Os receptores específicos para a dor estão localizados nas terminações de fibras nervosas Ad e C 10,11 e, quando ativados, sofrem alterações na sua membrana, permitindo a deflagração de potenciais de ação.

Como a dor é processada?

Pesquisas neuropsicológicas e de neuroimagem demonstraram que o componente afetivo ou desagradável da dor física é processado, em parte, pelo dACC e pela IA, enquanto o componente sensorial da dor é processado pelos córtex somatossensoriais primário e secundário (S1, S2) e ínsula posterior (Eisenberg, 2012).

É responsável pela captação de glicose no tecido nervoso?

A insulina estimula a captação de glicose pelo deslocamento do transportador de glicose GLUT4 do interior do citoplasma até a membrana das células musculares e dos adipócitos (Govers et al., 2004; Zaid et al., 2008).

Quais são os receptores de glutamato?

Existem três famílias de receptores ionotrópicos de glutamato, que agem como canais de cátions: os receptores de N-metil-D-aspartato (NMDA), os de alfa-amino-3-hidroxi-metil-5-4-isoxazolpropiónico (AMPA) e os de cainato (receptores de cainato).

O que é GABA e glutamato?

O glutamato também é um precursor metabólico de outro neurotransmissor: o GABA (ácido gama-aminobutírico). O GABA é o contraponto para o glutamato. É o principal neurotransmissor inibitório no sistema nervoso central.

O que causa o excesso de glutamato?

No nosso corpo, o glutamato monossódio funciona como um neurotransmisssor ao cérebro, que pode levar à agitação extrema e elevação dos níveis de estresse. "É um aditivo alimentar capaz de alterar comportamento, piorar casos de euforia excessiva, causar dores de cabeça e enjoos e diversas outras complicações à saúde".

Onde é produzido o glutamato no corpo humano?

O glutamato é produzido pelo corpo humano e exerce um papel essencial no metabolismo. Cerca de 2kg do glutamato natural é encontrado nos músculos, no cérebro, nos rins, no fígado e em outros órgãos e tecidos.

Como liberar glutamato?

O glutamato é um neurotransmissor excitatório do sistema nervoso, o mais comum em mamíferos. É armazenado em vesículas nas sinapses. O impulso nervoso causa a libertação de glutamato no neurónio pré-sináptico; na célula pós-sináptica, existem receptores (como os receptores NMDA) que ligam o glutamato e se activam.

Quais os tipos de glutamato?

Muitas pessoas questionam se o aminoácido ácido glutâmico (também denominado glutamato), e o glutamato monossódico (conhecido pela sigla MSG – MonoSodium Glutamate), são a mesma substância. Apesar de algumas características distintas, os dois elementos possuem funções bem parecidas no organismo humano.

O que é o receptor AMPA?

O receptor AMPA permeável ao cálcio (CP-AMPAR) tem um papel crítico na plasticidade. Estudos apontam sua importância na manutenção de circuitos em um estado menos ... Aprender e memorizar é de grande importância, pois permite a manutenção de comportamentos adaptativos e promove a capacidade de modificar comportamentos.

Quais os tipos de receptores farmacológicos?

Receptores e interação fármaco-receptor
  • Tipo 1 – Canais iônicos regulados por ligantes. ...
  • Tipo 2 – Receptores acoplados a proteína G. ...
  • Tipo 3 – Receptores ligados a quinases e receptores relacionados. ...
  • Tipo 4 – Receptores nucleares.

Quem transporta a glicose?

A glicose, principal fonte de energia celular, é transportada na maioria das células por difusão facilitada, através de proteínas transportadoras presentes na membrana plasmática.

Onde ocorre o processo de glicose?

Ela ocorre no citoplasma da célula de qualquer ser vivo, seja ele anaeróbio, seja aeróbio. O processo não é visto apenas em vírus. → Quais são as etapas da glicólise? A glicólise é um processo que envolve 10 reações enzimáticas e resulta na formação de ácido pirúvico a partir da glicose.

Onde é produzida a glicose?

Ela é produzida pelas plantas no processo de fotossíntese sob a fórmula molecular C6H12O6, e pode ser encontrada em alimentos como pães, frutas e outros vegetais, sendo essencial para manter o organismo humano vivo.

Como a dor pode ser classificada?

A dor pode ser classificada em quatro tipos de acordo com a fisiopatologia: nociceptiva, inflamatória, neuropática e funcional. Tanto a dor nociceptiva quanto a inflamatória podem ser diferenciadas em somática ou visceral.

O que é a teoria da comporta da dor?

A teoria das Comportas da dor (TCD) consiste na modulação da dor através das fibras nervosas, podendo ampliar ou reduzir a condução de informações ao sistema Nervoso Central (SNC) e explica, em parte, como as correntes elétricas promovem analgesia.

Como a dor pode ser inibida?

A teoria de Melzack e Wall, através de sua postulação de uma interação de neurônios pequenos e grandes em um nível relativamente periférico, implica que a dor pode ser inibida a esse nÍvel através do toque. A estimulação das fibras de grande diâmetro (pelo toque) pode, de acordo com essa teoria, fechar o portão.

Quais são os tipos de receptores sensoriais?

No corpo humano existem vários tipos especializados de receptores sensoriais, entre os quais:
  • terminações nervosas livres.
  • discos de Merkel.
  • receptores dos folículos pilosos.
  • corpúsculos de Pacini- pressâo.
  • corpúsculos de Meissner.
  • corpúsculos de Krause(frio) e Rufinni(dor)
  • fusos neuromusculares.

Quais são os tipos de dor?

Os Tipos mais Comuns de Dor
  • Dor nociceptiva: normalmente, resultado de lesão do tecido. ...
  • Dor inflamatória: uma inflamação anormal causada por uma resposta inadequada do sistema imunológico do corpo. ...
  • Dor neuropática: dor causada por irritação do nervo. ...
  • Dor funcional: sem origem óbvia, mas com quadros de dor.

Quais são os estímulos dolorosos?

Atenção: os estímulos dolorosos como a fricção do esterno são explicitamente desencorajados. Locais para estímulo de pressão além do leito ungueal: trapézio e incisura supraorbitária, sendo estes últimos usados na resposta motora.

Artigo anterior
Como se escreve o número 30?
Artigo seguinte
Como determinar um matriz de ordem 3?