Qual a função do Contra-piso autonivelante?

Perguntado por: Andreia Verónica Cruz Cunha  |  Última atualização: 30. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (31 avaliações)

O contrapiso autonivelante é um sistema composto por uma argamassa desenvolvida com uso de aditivos para ser bombeada, cuja sua principal função é nivelar a laje com preenchimento dos espaços vazios e se auto-adensar apenas sob o efeito da gravidade e de sua própria capacidade de espalhamento.

Qual a função do contra piso?

O contrapiso é, basicamente, uma camada de cimento aplicada para regularizar e nivelar um solo ou uma laje. Esse procedimento é necessário para preparar a estrutura que vai receber o acabamento ou o revestimento desejado.

Qual a diferença entre piso e contrapiso?

A principal diferença, portanto, é que o contrapiso é usado para receber o piso do acabamento final, garantindo uma instalação sem erros e proporcionando mais durabilidade para o revestimento. Outra diferença é que o piso pode ser usado no revestimento de diversos cômodos da casa, em ambientes secos e molhados.

O que fazer no contra piso?

Como fazer contrapiso? Veja o passo a passo completo!
  1. Comece com a impermeabilização.
  2. Faça uma limpeza no local.
  3. Realize o apiloamento.
  4. Determine o nível de referência.
  5. Comece a aplicação da argamassa.
  6. Nivele a superfície.
  7. Aplique argamassa entre as mestras.
  8. Dê o acabamento final.

Por que a utilização do contrapiso farofa vantagens e desvantagens?

A principal vantagem na utilização desta argamassa é a agilidade que ela agrega à execução do contrapiso, além do aumento de produtividade. ... Enquanto o sistema convencional impede o trânsito de pessoas e equipamentos por cerca de três dias, o contrapiso feito com argamassa autonivelante libera a área em 24 horas.

FAÇA VOCE MESMO PISO LIQUIDO PIGMENTADO COM AUTONIVELANTE RENOVE SEU PISO SEM QUEBRA NADA FACIL

38 questões relacionadas encontradas

Quais os tipos de contrapiso?

Classificação
  • a) Contrapiso aderido: apresenta aderência total com a base. ...
  • b) Contrapiso flutuante: caracteriza-se pela presença de camada(s) intermediária(s) de isolamento ou impermeáveis entre a camada de contrapiso e a base, impedindo totalmente a sua aderência.

Como usar contrapiso pronto?

Aplique uma nata de cimento sobre a superfície a ser regularizada e espalhe com um escovão ou uma vassoura. Espalhe o produto sobre a área a ser nivelada. Com um soquete apropriado, compacte o contrapiso até que a argamassa chegue ao nível desejado.

Porquê usar isopor no contrapiso?

Assim, o contrapiso com EPS Isopor® garante maior resistência e segurança para a obra; Essa técnica mantém as propriedades de isolamento térmico e acústico próprias do EPS; 100% reciclável, o poliestireno expandido colabora com uma construção sustentável.

Como preparar a massa do contra piso?

O material deve ser preparado em traço aproximado de 1:3 (uma lata de cimento para três latas de areia) e adição moderada de água, até a argamassa apresentar consistência de “farofa”.

Como nivelar para contra piso?

Para corrigir quaisquer desníveis é necessário utilizar uma lixadeira ou esmeril para concreto para ajustar o piso. Em seguida, localizar possíveis buracos ou sobressaltos no terreno para depois aplicar a argamassa, que tem como objetivo nivelar o piso.

O que vem antes do contrapiso?

O contrapiso é uma camada de argamassa com 2 a 5 cm de espessura. ... Por isso, antes de fazer o contrapiso é necessário aplicar uma camada de concreto. Esta base tem de 10 a 15 cm de espessura e é feita com concreto de baixa resistência. Este tipo de concreto é chamado popularmente de concreto magro.

O que significa pisos?

1. Modo de pisar ou de andar. 2. Terreno, solo; chão.

Qual é a espessura de um contrapiso?

É uma camada niveladora cuja função é corrigir as imperfeições da superfície do concreto, no pavimento térreo, ou laje dos pisos superiores. O contrapiso deve ser realizado quando faltar apenas 25mm para atingir o nível ideal (espessura entre 15 a 25 mm).

Qual o tempo de cura de contra piso?

Deve-se esperar o período de 14 dias para a cura do contrapiso, somente após esse tempo o revestimento poderá ser instalado.

Precisa molhar o contrapiso?

Macete 02: Não deixe de molhar uma vez por dia o contrapiso para que ele fique bem curado, evitando o esfarelamento da sua superfície. Evite que muitas pessoas trafeguem por cima do contrapiso para evitar o esfarelamento por atrito das botas e carregar sujeira para a superfície que depois irá receber as cerâmicas.

Qual a resistência do contrapiso?

Principais Características da Argamassa Autonivelante:

Resistência à compressão: > 15 Mpa. Dependendo dos casos, como contrapiso para pisos vinílicos, que deve ser > 20 Mpa.

Qual a quantidade de areia e cimento para contrapiso?

12 latas de areia grossa por 1 saco de cimento... para não soltar ok. Bom dia Edmundo! Tem duas maneiras para fazer o contrapiso o tradicional, que a medida conforme com a norma é 5 de areia para 1 de cimento (balde) ou você pode comprar o saco de contrapiso pronto da quartzolit que você tem que colocar só água.

Quantas latas de areia para um saco de cimento contra piso?

Traço de Concreto Para Pisos: Saco de cimento (50 Kg); 4 latas de 18 litros de areia; 6 latas de 18 litros de brita; 1 lata e ½ de 18 litros de água.

Quantos sacos de cimento por metro quadrado de contra piso?

O cálculo leva em conta a área da sub-base e a espessura do contrapiso pronto. O consumo médio fica entre 17 kg e 20 kg de argamassa a cada metro quadrado de área, a 1 cm de espessura. Em um ambiente de 12 m2, um contrapiso de espessura 2 cm consumirá: 17 kg x 12 m2 x 2 cm = 408 kg.

Qual a densidade do isopor para contrapiso?

Sua densidade gira em torno de 9 a 10 Kg/m³, próximo e quase similar ao EPS do tipo 1 que tem 10 kg/m³.

Para que serve a placa de isopor?

Ótimo aliado da arquitetura, tanto clássica como moderna, o material pode ser aplicado em acabamentos para tetos e janelas, sancas, cantoneiras, rodapés, colunas e capitéis, etc, seja para obras comerciais, edifícios ou casas.

O que é contrapiso flutuante?

Para fazer com que esses ruídos de impacto sejam percebidos com menos intensidade, a melhor solução é o contrapiso flutuante. Ele recebe esse nome, pois em vez de estar apoiado sobre a laje — como normalmente ocorre — o contrapiso fica 'flutuando' sobre a camada de material isolante acústico.

Artigo anterior
Qual cantor sertanejo se separou recentemente?
Artigo seguinte
É crime andar com canivete?