Qual a função do alto forno na indústria do cimento?

Perguntado por: Adriana Eva Paiva de Valente  |  Última atualização: 4. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (39 avaliações)

No processo de fabricação de cimento, por exemplo, a Escória Granulada de Alto- Forno é utilizada para substituir parte do clinquer Portland consumido, reduzindo, significativamente, a emissão de CO2 para a atmosfera durante o processo de produção do clinquer. das adições normalmente usadas no concreto.

Qual a principal função do alto forno?

O equipamento onde o processo de redução do ferro ocorre é chamado de Alto-forno, sua função é provocar a separação do ferro, Fe, do seu minério, Fe2O3. Esta separação ocorre por meio da redução química que envolve a separação de um metal de seu óxido, e se processa com a utilização de um agente redutor.

Para que serve a escória de alto forno no cimento?

A escória de alto forno é um resíduo não metálico obtido a partir da produção de ferro gusa. ... A aplicação da escória de alto forno na produção do concreto pode reduzir aproximadamente 5% da emissão de CO2 gastos na produção de cimento. Além de representar vantagens ao meio ambiente por ser um resíduo.

Qual processo de funcionamento de alto forno?

O alto-forno é um reator que funciona a contra corrente. A carga metálica, composta por sínter, minério granulado e pelota, em conjunto com o combustível (coque), são carregados, de forma controlada, pelo topo. O ar quente, enriquecido com oxigênio, é injetado na região inferior.

O que é e onde é utilizada a escória do alto forno?

A escória de alto forno, subproduto proveniente das siderúrgicas é formada no interior dos fornos a partir da fusão do minério de ferro e gotejamento de ferro gusa líquido. Estudos mos- tram como este resíduo pode ser empregado na constituição de cimentos compostos para o emprego em concretos e argamassas.

Funcionamento de um Alto forno

40 questões relacionadas encontradas

Como pode ser utilizada a escória do alto forno?

Resfriada com Água ou Granulada

Devido ao seu grande potencial hidráulico (endurecer, após moída, quando em contato com a água), essa escória tem um mercado amplo, principalmente para cimenteiras e concreteiras, nas quais pode ser moída e utilizada na fabricação do cimento e concreto.

Qual é a utilização da escória?

A escória é o subproduto da fundição de minério para purificar metais. Pode ser considerada uma mistura de óxidos metálicos mas também podem conter sulfitos metálicos e átomos de metais na sua forma elementar. As escórias são geralmente usadas como uma maneira de remover impurezas na fundição de metal.

Quais são as reações químicas que ocorrem no alto forno?

Os produtos das reações que ocorrem no alto-forno são o ferro-gusa e a escória, escoados no estado líquido para a base do reator e separados por diferença de densidade. O ferro-gusa é conduzido por canais refratários para os carros torpedos para ser transportado para as aciarias.

Quais são os procedimentos que devem ser realizados antes do minério ser colocado no alto forno?

  • Passo: Extração do minério de ferro;
  • Passo: Mistura do minério de ferro com o coque e óxido de cálcio (ou óxido de magnésio);
  • Passo: Injeção de ar preaquecido (em temperatura de aproximadamente 1200 oC). ...
  • Passo: O calor do ar quente e da combustão do carvão realizam a fusão do minério de ferro;

O que acontece na rampa do alto forno?

Rampa:- Região na qual as paredes do tronco de cone, tem inclinação de aproximadamente 80o com a horizontal. Possui, altura de aprox. 4 metros , sendo revestida com refratário de resistência a altas temperaturas, a ação corrosiva do metal fundido e da escória, e ao pêso da carga do forno.

Como se forma a escória no alto forno Qual é sua importância para o processo de produção do ferro gusa?

A escória de alto forno é um produto gerado na fabricação do ferro gusa, sua formação ocorre pela combinação química das impurezas do minério de ferro com calcário e dolomita e as cinzas de carvão mineral, durante a produção do ferro gusa a EAF flutua no topo do ferro fundido, localizado na parte inferior do forno, ...

O que é escória ela pode ser utilizada no processo Siderurgico?

Escórias são materiais gerados com a transformação do aço no processo siderúrgico. São também chamados de coprodutos, pois podem ser utilizados como matéria prima ou insumos de processos industriais, sendo considerados ambientalmente corretos.

Quais são os benefícios que decorrem da adição parcial da escória de alto forno em substituição ao clínquer?

Outro apelo tecnológico do uso desta adição veio da possibilidade de redução do impacto ambiental e redução de energia consequentes das diminuições da exploração das jazidas de calcário e da emissão do CO2 na produção do clínquer [11].

Quais são as 4 funções do carbono no alto forno?

O alto forno é um reator termicamente eficiente, que funciona em regime de contracorrente: gás-sólido (coque e minério), efetua queima de coque (produz CO e CO2) e promove a redução do minério: Fe2O3 → FeO (wustita) → Fe sólido a partir do Fe saturado com C no estado líquido.

Qual a importância da utilização do coque no alto forno?

O coque metalúrgico, produto da coqueificação, desempenha três funções principais no alto-forno: fornecimento de calor, gerar calor queimando na ponta das ventaneiras (papel térmico); fornecimento de gás redutor, fonte de carbono que provoca redução direta e indireta do minério de ferro (papel químico); fornecimento de ...

Quais são as etapas necessária para preparar o minério de ferro para ser usado como matéria-prima para obtenção do ferro?

A fabricação do aço pode ser dividida em quatro etapas: preparação da carga, redução, refino e laminação. Grande parte do minério de ferro (finos) é aglomerada utilizando-se cal e finos de coque. O produto resultante é chamado de sinter. O carvão é processado na coqueria e transforma-se em coque.

Quais são os principais processos de aglomeração do minério de ferro?

Os processos mais comuns de aglomeração de minérios de ferro utilizados como carga dos altos fornos na siderurgia são: a) Briquetagem; b) Sinterização; c) Pelotização.

Quais os processos de beneficiamento do minério de ferro?

Peneiramento: separa minério e rejeito por granulometria; Jigagem: separa minério e rejeito por densidade; Separação Magnética: separa minério e rejeito por propriedades magnéticas; Flotação: separa minério e rejeito por propriedades químicas, além de ajustar o minério quimicamente.

Em que parte do alto forno acontecem a combustão e a fusão?

zona coesiva do alto-forno situa-se na faixa de temperatura compreendida entre o início de amolecimento e a fusão da carga metálica. O seu perfil depende da distribuição de fluxo gasoso no interior do alto-forno, que por sua vez, depende da relação minério/coque ao longo do diâmetro do forno.

O que é injetado no alto forno para ajudar a queima do carvão coque?

A injeção de carvão vegetal pulverizado proporciona a redução do consumo de carvão vegetal (ou de coque de carvão metalúrgico) enfornado e o aumento da produtividade da usina.

Qual a composição química típica do ferro gusa?

Geralmente nos processos industriais, o ferro gusa é considerado como uma liga de ferro e carbono, contendo de 0,8 à 2,11 de carbono e outros elementos ditos residuais como por exemplo: silício, manganês, fósforo e enxofre, dentre outros.

O que é escória da humanidade?

Escória é um termo pejorativo usado para se referir a camada socialmente desfavorecida da sociedade. Em suma, consiste nas pessoas consideradas desprezíveis, inferiores e irrelevantes dentro de um grupo social. ... Etimologicamente, a palavra escória se originou a partir do grego skatós / skor, que significa "excremento".

O que é escória de fundição?

As escórias são formadas como resíduos ou subprodutos em processos de fusão metalúrgica e formam-se a partir de fusões amplamente homogêneas compostas por óxidos livres ou ligados. No estado sólido, elas geralmente são pedaços de metal maiores ou partículas de metal cobertas.

O que significa escória no dicionário?

Significado de Escória

[Pejorativo] Camada desfavorecida de uma sociedade; pessoas desprezíveis ou irrelevantes: escória da sociedade. [Figurado] O que é irrelevante; insignificante: escória da literatura. [Figurado] Algo ou alguém indigno, reles ou vil: escória de pessoa.

O que é a escória no processo de fabricação do aço?

A escória é um dos principais resíduos resultantes do processo de produção do aço. ... A presença de altos teores de cromo confere periculosidade a este resíduo, o qual é normalmente mantido em depósitos cobertos devido às regulamentações dos órgãos de proteção ambiental.

Artigo anterior
Quais são os sistemas de defesa no Voleibol?
Artigo seguinte
Precisa estar em jejum para fazer o exame FSH?