Qual a função de um Neuropedagogo?

Perguntado por: Leonardo Reis Ramos  |  Última atualização: 15. Juni 2025
Pontuação: 4.7/5 (60 avaliações)

O neuropedagogo é um profissional da área da saúde que atua na área de educação, prestando auxílio a crianças, adolescentes e adultos com algum tipo de dificuldade de aprendizagem. O trabalho desse profissional consiste em avaliar, diagnosticar e tratar essas dificuldades, intervindo com técnicas específicas.

Onde o Neuropedagogo pode atuar?

O mercado de trabalho encontra-se aberto para este, nas escolas da rede pública e privada, secretarias municipais de educação e também em clínicas de natureza multiprofissional, voltadas para o atendimento de crianças e adolescentes que apresentam problemas complexos relacionados ao aprendizado escolar.

Quais são as funções de um Neuropsicopedagogo?

Nas instituições, o neuropsicopedagogo cumpre a importante função de socializar os conhecimentos disponíveis, promover o desenvolvimento cognitivo e a construção de normas de conduta inseridas num mais amplo projeto social, procurando afastar, contrabalançar a necessidade de repressão.

Qual é a função do Neuropedagogia?

“Por que Neuropedagogia?” é um projeto e um convite para conhecermos esse “novo continente” que é nosso cérebro e essa imensa riqueza que é nossa capacidade para aprender. Os assuntos que serão abordados fazem parte da NeuroAprendizagem, ou seja, desse permanente diálogo entre as Neurociências e o verbo Aprender.

Como ser Neuropedagogo?

Como ser uma neuropedagoga

Para atuar como neuropedagoga, é preciso ter uma graduação em psicologia, pedagogia ou licenciatura e fazer uma pós-graduação em neurociência. Essa pós pode ser stricto sensu (mestrado e doutorado) ou lato sensu.

FUNÇÕES DO NEUROPSICOPEDAGOGO | KAREN DENIZ

39 questões relacionadas encontradas

Quem pode fazer pós em neuropedagogia?

Graduados em curso superior reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação.

Qual o valor do salário de um Neuropsicopedagogo?

O salário médio nacional de Neuropsicopedagoga é de R$2.750 em Brasil. Filtre por localização para ver os salários de Neuropsicopedagoga na sua região.

Qual é a diferença entre Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia?

De forma resumida, essas são as diferenças básicas entre os saberes da Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia apesar de ambos terem seu enfoque na aprendizagem. Sendo que a base teórica da Neuropsicopedagogia é a Neurociências, a Neuropsicologia e a Pedagogia. Já a base da Psicopedagogia é a Pedagogia e Psicanálise.

Quais são os três pilares da Neuropsicopedagogia?

Os pilares da Neuropsicopedagogia

Ainda, outra característica da Neuropsicopedagogia é que ela é constituída por três pilares, sendo eles: Cognição; Emoção; Aprendizagem.

Quem faz Neuropsicopedagogia pode trabalhar como psicopedagogo?

Já a neuropsicopedagogia é responsável por estudar a relação entre o sistema nervoso e a aprendizagem humana, que vai além da psicopedagogia que foca apenas no entendimento do processo. O estudante que se especializar nessa área será capacitado para compreender e ampliar seus conhecimentos em torno da aprendizagem.

O que a Neuropsicopedagoga trata?

Neuropsicopedagogia: O que é? A Neuropsicopedagogia é uma área multidisciplinar que se responsabiliza pelo estudo e cuidado com a aprendizagem. Ela se ocupa em tratar e solucionar dificuldades cognitivas, facilitando e melhorando o processo de aprendizagem e comunicação.

O que o Neuropsicopedagogo pode avaliar?

O Neuropsicopedagogo Clínico, na sua formação, habilita-se para avaliar crianças e adolescentes com queixa escolar, apontando suas habilidades, competências e dificuldades.

Quais são os testes que o Neuropsicopedagogo pode aplicar?

Os testes nesta categoria são voltados para avaliar habilidades motoras e psicomotoras:
  • POP-TT – Protocolo de observação psicomotora.
  • DCDQ – Questionário de coordenação.
  • Teste de Integração Viso-Motora Beery VMI – Avalia a coordenação entre visão e motricidade.

Como o Neuropsicopedagogo atua nos transtornos de aprendizagem?

O trabalho do Neuropsicopedagogo consiste em, a partir de uma demanda especifica, realizar a observação de aspectos inerentes à aprendizagem em contextos definidos e detectar elementos que são analisados de acordo com o conjunto de conhecimentos e experiências específicos do Neuropsicopedagogo.

Quem o Neuropsicopedagogo pode atender?

Neuropsicopedagogia Institucional

Além disso, os neuropsicopedagogos também instruem os demais profissionais da educação no acompanhamento desses alunos. No setor institucional, o neuropsicopedagogo também pode atuar como professor de crianças surdas ou mudas, realizando o acompanhamento didático especial.

Quando se deve procurar um Neuropsicopedagogo?

Quando devo procurar um Psicopedagogo ou um Neuropsicopedagogo? Estes profissionais são indicados sempre que houver dificuldades referentes ao processo de aprendizagem, sejam crianças, adolescentes ou adultos.

Qual o registro do Neuropsicopedagogo?

Como instituição pioneira em Neuropsicopedagogia no Brasil, ficamos muito felizes com o reconhecimento Neuropsicopedagogo Clínico (2394-40) e do Neuropsicopedagogo Institucional (2394-45) como profissões oficias de acordo com a CBO – Classificação Brasileira de Ocupação.

Quantas horas trabalha um Neuropsicopedagogo?

O trabalho do neuropsicopedagogo é diferenciado e consiste em estabelecer a relação do sistema nervoso com o desenvolvimento da aprendizagem, mapeando o seu impacto na aquisição das habilidades sensória, cognitiva, emocional e social.

Como obter o registro de Neuropsicopedagogo?

Após acessar o WWW.CFEP.ORG.BR/CADASTRO, o profissional formado ou o estudante deve preencher o formulário de inscrição, anexando documentos solicitados pelo conselho e esperar o contato da instituição para a conclusão da solicitação.

O que é melhor fazer primeiro psicopedagogia ou Neuropsicopedagogia?

Portanto, se alguém tem alguma dúvida se é preciso cursar psicopedagogia antes de fazer neuropsicopedagogia: a resposta é não, elas são profissões diferenciadas, com saberes distintos e sociedades que as representam completamente providas de código de ética, notas técnicas e práxis especificadas de cada profissão.

Que conteúdos são mais presentes na área da Neuropsicopedagogia?

Sendo assim, o principal objetivo da neuropsicopedagogia é conhecer e estudar questões do cérebro e seus comportamentos pois, o “cérebro manda e o corpo obedece”, então é importante conhecer cada área cerebral e a produção de comportamento do indivíduo, para então avaliar, analisar e intervir nestas.

Como tirar o CBO de Neuropsicopedagogia?

Como obter a CBO? O usuário terá que entrar no nosso site www.mtecbo.gov.br, onde poderá realizar o cadastramento e concretizar o seu pedido.

Qual área da Psicopedagogia ganha mais?

O salário médio de um Psicopedagogo no Brasil é de R$ 2.840,08. Os estados onde a profissão de Psicopedagogo têm os melhores salários são Tocantins, Distrito Federal e Amazonas. As especialidades com os melhores salários são Designer Educacional, Coordenador Pedagogico e Professor de Tecnicas e Recursos Audiovisuais.

O que significa CBO na Neuropsicopedagogia?

O CBO é um conjunto de códigos criados, pelo Ministério do Trabalho, para identificar e reconhecer as diversas áreas de atuação existentes. Na Neuropsicopedagogia existem dois códigos importantes: o de Neuropsicopedagogia Clínica (2394-40) e a Neuropsicopedagogia Institucional (2394-45).

Tem concurso para Neuropsicopedagogo?

O Município de Nova Bréscia – RS, TORNA PÚBLICO que estarão abertas, no período de 19 a 26 de abril de 2021, as inscrições para processo seletivo simplificado, para o cargo de Neuropsicopedagogo.

Artigo anterior
Quantos mosquitos existem no mundo?
Artigo seguinte
Como tirar a fórmula do Excel e deixar o resultado?