Qual a função de um fusível?

Perguntado por: Lara Doriana Assunção Macedo Oliveira  |  Última atualização: 23. Januar 2022
Pontuação: 4.8/5 (33 avaliações)

Assim, a principal função de um fusível é proteger o componente elétrico desses fenômenos. Para isso, quando ocorre um curto-circuito ou uma sobrecarga, o fusível se funde e queima, interrompendo a passagem de corrente que danificaria o circuito.

Qual é a função dos fusíveis e disjuntores?

Fusíveis e Disjuntores

Além dos fusíveis, existem outros dispositivos que podem proteger os circuitos elétricos contra sobrecargas e curtos-circuitos. São os disjuntores. ... O fusível queima para conter a sobrecarga ou quando recebe uma corrente muito menor do que a capacidade do circuito.

Qual o princípio de funcionamento de um fusível?

O funcionamento é bem simples, quando a intensidade da corrente elétrica ultrapassa o limite daquele fusível, esta liga esquenta bem e se funde, causando a interrupção da passagem da corrente.

Como funciona fusível de vidro?

O fusível de vidro é descrito como um cilindro vazio, exceto pela existência do elo fusível. Eles são empregados na proteção contra sobrecorrentes e curtos-circuitos em circuitos eletrônicos, filtros de linha, estabilizadores de tensão, no-breaks e porta fusíveis veiculares.

Como deve ser instalado um fusível?

Os fusíveis Diazed ou NH devem ser instalados sempre no início do circuito a ser protegido. O local deve ser arejado para que a temperatura iguale a do ambiente.

O que é um fusível e como funciona

38 questões relacionadas encontradas

Pode-se falar sobre fusíveis?

O fusível é um dispositivo de segurança de um circuito elétrico, que tem a função de interromper a passagem de corrente elétrica no circuito, quando a corrente ultrapassar o limite permitido pelo fusível, evitando assim um curto-circuito. ... Normalmente o valor da corrente que o fusível suporta vem expressa nele.

O que é fusível retardado?

2- Fusíveis NH e DIAZED

Podem ser de efeito rápido ou retardado.

Como identificar fusível de vidro?

Use um multímetro para testar fusíveis sem sinais de estarem queimados.
  1. Os fusíveis de vidro, mais comuns em quadros de distribuição domésticos, possuem terminais com uma rosca, parecidos com as lâmpadas normais. ...
  2. Caso a resistência medida pelo multímetro seja de 0 a 5 Ω (ohms), ele estará normal.

Como saber se fusível de vidro queimou?

Com a sonda positiva, verifique a tensão em ambos os lados de cada fusível. Um fusível é apenas um condutor elétrico. Se ambos os lados mostrarem 12 volts, o fusível é bom. Se um lado mostra 12 volts, branco o outro não mostra tensão, você encontrou o fusível queimado.

Qual a diferença entre fusível de vidro e cerâmica?

Um fusível de vidro tem uma baixa capacidade de se quebrar ou romper, ou seja, o filamento derrete quando há uma corrente ou tensão alta. ... Por outro lado, fusíveis de cerâmica tem uma alta capacidade de quebra ou ruptura, indicados para circuitos de alta tensão e corrente.

Como funciona o fusível NH?

Os fusíveis NH são aplicados na proteção de sobrecorrentes de curto-circuito em instalações elétricas industriais. Possui categoria de utilização gL/gG, seis tamanhos diferentes e atendem as correntes nominais de 6 a 1250A. Limitadores de corrente, possuem elevada capacidade de interrupção de 120kA em até 690VCA.

O que são disjuntores e qual sua função?

O disjuntor atua em função dos níveis da corrente elétrica que atravessa o sistema: quando ocorre alguma sobrecarga, o aparelho desarma e interrompe o funcionamento de toda a rede, impedindo danos ao próprio circuito e aos eletrônicos nele conectados.

Qual a importância do uso de fusíveis e disjuntores nas instalações elétricas?

O disjuntor serve como proteção para evitar acidentes na instalação elétrica da residência. ... Em caso de sobrecarga ou curto-circuito, o disjuntor desarma a rede elétrica de determinado circuito e evita possíveis acidentes e danos a equipamentos e à instalação como um todo.

O que é e para que serve um disjuntor?

Basicamente, o disjuntor monitora e controla a corrente elétrica, interrompendo imediatamente sua circulação em caso de picos que ultrapassem o considerado adequado. Quando ocorre um pico de energia, o disjuntor desarmará, desligando toda a energia elétrica do circuito que está ligado a ele.

O que causa a queima de um fusível?

Um fusível pode explodir se um componente consome uma corrente elétrica mais alta do que a projetada. No entanto, há outras situações que podem queimar um fusível.

Como saber a amperagem do fusivel de vidro?

Procure no estabilizador alguma etiqueta que mostre sua potência (VA) e divida o valor por 110V ou 220V (dependendo da tensão de sua rede) e terá a corrente adequada do fusível (A).

Qual a amperagem do fusível do vidro elétrico?

Fusível - vidro - 30 amperes - cada (unidade)

Como saber se o fusivel está funcionando?

Como testar fusíveis com um multímetro
  1. Antes de iniciar a medição, ligue o multímetro e ajuste-o na configuração adequada. ...
  2. Coloque uma ponteira em cada extremidade do fusível e observe o visor do multímetro. ...
  3. Se o multímetro estiver em ohms, a leitura deve ser aproximadamente a mesma obtida ao encostar as duas ponteiras.

O que é um fusível Diazed?

Os Fusíveis tipo DIAZED e Bases JNG são aplicados para proteção com elevado nível de capacidade de interrupção de circuitos de distribuição, iluminação, motores e transformadores para uso principalmente industrial.

Como saber se um fusível é retardado?

Fusíveis de ação retardada

São muito aplicados em motores, que exibem um pico natural de carga durante a partida. Esse pico deve ser suportado sem que o fusível interrompa a corrente, por isso sua ação é retardada.

O que é fusível do tipo D?

Fusível tipo D:

Os fusíveis D são utilizados na proteção de curto-circuito em instalações elétricas, são bastante seguros, permitindo o seu manuseio sem riscos de choque.

O que é um fusível explicar seu princípio de funcionamento e suas aplicações?

O fusível é um dispositivo de segurança usado para fazer a proteção contra sobrecorrente, curto circuito e sobrecarga. ... Anel de proteção: protege a rosca da base, evitando o seu contato com o circuito elétrico. Fusível: parte que é substituída quando acontece algum curto-circuito.

Qual a importância dos disjuntores na instalação elétrica?

Além de proteger, os disjuntores também permitem ligar e desligar manualmente a instalação, ou parte dela, quando for preciso realizar alguma manutenção na rede elétrica, como trocar lâmpadas ou limpar as tomadas, por exemplo.

Artigo anterior
Quais são os cargos na maçonaria?
Artigo seguinte
Como fazer para não perder as conversas do WhatsApp?