Qual a função das juntas de dilatação das pontes e viadutos?

Perguntado por: Lourenço Tomás Borges Sá  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (30 avaliações)

Junta de dilatação é um dos elementos que compõem a superestrutura das pontes e viadutos rodoviários, esta apresenta espaço a ser ou não preenchido por material elástico (fig. 1), que possui a função de absorver os movimentos provocados por dilatações e retrações dos materiais envolventes.

Qual é a função das juntas de dilatação?

As juntas de dilatação correspondem ao espaçamento deixado entre placas de concreto que compõem o revestimento, isso ocorre para que a expansão térmica seja possível, garantindo assim mais flexibilidade à obra, já que os materiais, seja concreto ou metal, dilatam com o calor e contraem com o frio.

Qual a necessidade de juntas de dilatação em pontes?

IMPORTÂNCIA DO USO DE UMA JUNTA DE DILATAÇÃO PARA PONTES. Ao utilizar uma junta de dilatação para pontes, garante-se a segurança frente a vários tipos de movimentação, como compressão, tração, cisalhamento, rotação e recalque diferencial, mesmo que as movimentações ocorram simultaneamente.

Quais os tipos de juntas de dilatação?

Tipos de junta de dilatação para piso de concreto
  • Juntas de controle ou retração. Esse tipo de junta é aplicado para criar marcas leves no concreto. ...
  • Juntas de expansão. Essa alternativa é escolhida para separar o piso de outros elementos da estrutura de uma construção. ...
  • Juntas de construção.

Onde são aplicadas as juntas de dilatação?

Juntas de dilatação: locais para aplicação

As juntas de dilatação podem ser aplicadas nas seguintes situações: Construção civil (horizontais e verticais); Em pontes (juntas abertas, enterradas, asfaltos, compressão, placas metálicas, dentada);

JUNTAS DE DILATAÇÃO EM PONTES E VIADUTOS

36 questões relacionadas encontradas

O que são e para que servem as juntas de dilatação Cite exemplos onde são utilizadas essas juntas de dilatação?

Juntas de dilatação, também conhecidas como juntas de movimento são dispositivos criados para absorver a variação volumétrica dos materiais, e também usadas para mitigar os efeitos da vibração e movimentações inerentes à cada tipo de estrutura.

O que acontece com o piso quando não há juntas para dilatação?

Quando não há juntas para dilatação, o piso começa a apresentar fissuras e rachaduras. A importância maior das juntas de dilatação, porém, é na estrutura. Movimentações não controladas podem comprometer a segurança estrutural e por isso em todo bom projeto elas são devidamente dimensionadas e previstas.

Quais são os tipos de juntas?

Existem quatro tipos de juntas:
  • Juntas de Assentamento.
  • Juntas de Movimentação.
  • Juntas de Dessolidarização.
  • Juntas de Dilatação ou Estrutural.

Quais os principais tipos de juntas?

A norma NBR 13755 (1996) especifica quatro principais tipos de juntas:
  • Junta de assentamento ( entre peças)
  • Junta de movimentação (criando panos de peças para movimentação)
  • Junta de dessolidarização (no encontro com diferentes elementos e panos da fachada)

Quais são os tipos de juntas mais utilizadas?

Principais tipos de juntas de vedação industrial
  • Papelão Hidráulico. Este tipo de junta de vedação é a mais utilizada no setor industrial, principalmente por ser mais barata. ...
  • PTFE (politetrafluoretino) ...
  • Grafite Flexível.

Qual a importância da impermeabilização das juntas de dilatação?

A impermeabilização das juntas de dilatação contribui para elevar a resistência da estrutura contra as intempéries. É um procedimento considerado simples, que oferece benefícios importantíssimos para qualquer edificação.

Qual importância das juntas de dilatação na construção civil?

Quando não se utiliza juntas de dilatação, a construção pode facilmente criar rachaduras devido à variação térmica. Se o material se dilatar com a temperatura alta, não havendo espaço, ele irá rachar e trazer problemas estruturais para a construção.

Para que serve a junta de dilatação no forro de gesso?

A junta de dilatação gesso nada mais é que um acessório capaz de garantir que as peças tenham espaço suficiente para se expandir e se contrair durante mudanças de temperatura. A funcionalidade correta desse sistema evita rachaduras e fissuras, garantindo maior durabilidade para a sua estrutura.

Quais os tipos de juntas soldadas?

Junta (joint): Região entre duas ou mais peças que serão unidas. Tipos de Junta: Os tipos usuais de junta são: de topo (butt), de ângulo (tee), de canto (corner), sobreposta (lap) e de aresta (edge).

O que são as juntas?

Significado de Junta

substantivo feminino Articulação; lugar onde se tocam dois ossos. Construção. Intervalo, cheio ou não de cimento, que separa pedras ou tijolos, justapostos ou superpostos: encher as juntas com cimento, gesso etc.

Quais as três juntas existentes em uma estrutura?

Tipos de juntas
  • Juntas de Assentamento. É o espaço regular existente entre duas placas cerâmicas adjacentes. ...
  • Junta de dessolidarização. ...
  • Junta de movimentação. ...
  • Junta estrutural. ...
  • NOTA.

O que são juntas e para que servem?

Na mecânica, uma junta é um objeto que permite o acoplamento mecânico entre dois objetos, preenchendo o espaço entre eles, permitindo a sua fixação com firmeza e impedindo, quando estes transportam fluidos, a fuga do conteúdo para o exterior.

O que são as juntas de concretagem?

Uma junta de concretagem, por outro lado, se define apenas como um encontro de dois concretos adjacentes executados em dias diferentes, porém sem espaçamento entre eles.

Quais os tipos de juntas nos pavimentos de concreto?

Os 4 tipos de Juntas em Pavimentos de Concreto
  • Junta de Contração.
  • Junta de Expansão.
  • Junta de construção.
  • junta de isolamento.

Como recuperar juntas de dilatação?

Para que se realize a recuperação de junta de dilatação com eficiência é primordial a utilização de materiais de excelente procedência, como a argamassa polimérica, altamente resistente contra falhas e trincas que oferece maior resistência e durabilidade às juntas de dilatação.

O que causa dilatação no piso?

Segundo o Engenheiro Civil Patologista Fabrício Pereira Depizzol: “As diferenças de temperatura causam dilatação ou contração dos materiais. Por exemplo, em dias muito quentes os materiais irão se dilatar e em dias mais frios, irão se contrair.

O que é dilatação térmica Cite exemplos?

Exemplos de dilatação térmica

São exemplos de situações em que ocorre dilatação linear: Fios de postes alongados em dias quentes e mais curtos em dias frios; Trilhos de trens entortados pela ação da dilatação térmica; Vigas metálicas presentes em edifícios dilatadas durante grandes incêndios.

Artigo anterior
Como ocorre o reconhecimento de um antígeno por um anticorpo Pré-formado?
Artigo seguinte
Quando o médico se recusa dar atestado?