Qual a função da pozolana?
Perguntado por: Gil Hélder Leite Melo Sousa | Última atualização: 11. April 2022Pontuação: 4.5/5 (31 avaliações)
A pozolana é um dos componentes do cimento utilizada na preparação de argamassas pozolânicas, misturada com água e cal hidratada, melhorando as características dos betões e permitindo a sua utilização dentro de água.
Para que serve a pozolana?
“O uso de cimento pozolânico na construção das barragens de concreto já é consagrado pelos benefícios tecnológicos de segurança e durabilidade que confere ao concreto.” Outra vantagem das pozolanas é a de preservar as jazidas de calcário, o principal componente do cimento comum.
O que é um material Silicoso?
Materiais silicosos ou sílico-aluminosos que têm pouco ou nenhum valor cimentíceo, mas, quando finamente subdivididos e na presença de umidade, reagem quimicamente com o hidróxido de cálcio à temperatura ambiente formando compostos com propriedades cimentíceas.
O que é o efeito pozolânico?
O fato de a cinza apresentar efeito pozolânico significa que o material tem a capacidade de reduzir o calor de hidratação do cimento, de inibir a reação álcali-agregado, elevar a resistência ao ataque por cloretos e sulfatos, ou seja, resumindo, a pozolana é uma adição que eleva a durabilidade do concreto com relação a ...
Quais as razões do uso da pozolana é da escória de Alto-forno como adição ao Cimento Portland?
Em geral, há um incremento na resistência, na permeabili- dade e aumento da durabilidade ao ataque químico, podendo ocorrer redução das fissuras térmicas devido ao menor calor de hidratação.
ORLA DE PETROLINA E JUAZEIRO APÓS CHEIA DO RIO SÃO FRANCISCO - ANTES X DEPOIS
Quais as principais propriedades da pozolana utilizada como adição em cimento Portland?
As principais vantagens que resultam da adição de pozolanas ao cimento comum são a sua hidratação lenta, logo com baixa libertação de calor, e o aumento de resistência do betão resultante aos sulfatos e a outros agentes agressivos ácidos.
Como a escória resfriada é utilizada como adição no cimento?
Resfriada com Água ou Granulada
Devido ao seu grande potencial hidráulico (endurecer, após moída, quando em contato com a água), essa escória tem um mercado amplo, principalmente para cimenteiras e concreteiras, nas quais pode ser moída e utilizada na fabricação do cimento e concreto.
O que é um cimento pozolânico?
SIGNIFICADO DE CIMENTO POZOLÂNICO
Cimento Portland designado pela sigla CP IV. Este cimento tem uma adição de Pozolana entre 15 e 50%, o que lhe confere uma menor porosidade. É aplicado em obras correntes, sob a forma de argamassa, concreto simples, armado e protendido, elementos pré-moldados e artefatos de cimento.
O que é material pozolânico e qual quais sua s importância S ao ser adicionado ao cimento Portland?
As principais vantagens na utilização dos Cimentos Portland de alto-forno (CP III) e pozolânico (CP IV) estão ligadas à maior estabilidade, durabilidade e impermeabilidade que conferem ao concreto; ao menor calor de hidratação; à maior resistência ao ataque por sulfatos; à maior resistência à compressão em idades mais ...
O que é clínquer na construção civil?
O clínquer é um material granular e rígido, como pode ser observado na imagem abaixo. De maneira geral, pode-se dizer que o clínquer é considerado um pó homogêneo (farinha), de diferentes matérias-primas moídas e misturadas que, quando submetido a altíssimas temperaturas, se transforma em rocha.
O que é pozolana material utilizado nas construções romanas?
O nome das pozolanas é originário de rochas vulcânicas encontradas na região de Pozzuoli, perto do Monte Vesúvio, no Sul da Itália. Misturadas e moídas com cal, elas se transformam em um material cimentício e foram utilizadas pelos romanos em grandes obras como o Coliseu, a partir de 65 depois de Cristo.
O que significa CP 2 Z 32?
O cimento Portland CP II-Z contém adição de material pozolânico que varia de 6% à 14% em massa, o que confere ao cimento menor permeabilidade, sendo ideal para obras subterrâneas, principalmente com presença de água, inclusive marítimas.
Quais os tipos de adições minerais?
As adições minerais têm sido utilizadas como insumo para a construção civil de forma cada vez mais intensa nas últimas décadas, sendo grande parte delas composta por resíduos provenientes de siderúrgicas, usinas termelétricas, indústrias e mineradoras como a sílica ativa, cinzas volantes, escórias de alto-forno e ...
Para que serve a escória no cimento?
Recomendado para estruturas que exijam um desprendimento de calor moderadamente lento ou que possam ser atacadas por sulfatos.
O que é a sílica ativa?
A Sílica Ativa é um pó fino pulverizado obtido do processo de fabricação do silício metálico ou ferro silício. Portanto é um produto de origem metalúrgica, o que lhe confere maior estabilidade quanto a sua composição química e física.
Qual a resistência do cimento cp4?
Devido às suas características, o CP IV, é indicado na concretagem de grandes volumes. Da mesma forma, por também ser pouco poroso, pode ser utilizado em locais expostos a água corrente. A sua resistência é de: 25 e 32 MPa.
O que significa ABCP e qual a sua importância?
A Associação Brasileira de Cimento Portland – ABCP foi fundada em 1936 com o objetivo de promover estudos sobre o cimento e suas aplicações. É uma entidade sem fins lucrativos, mantida voluntariamente pela indústria brasileira do cimento, que compõe seu quadro de Associados.
O que é argila calcinada?
Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) demonstrou que a argila calcinada (agregado sintético de argila) é uma alternativa ambientalmente viável como matéria-prima para construção civil em Manaus, em substituição ao seixo.
Qual a diferença entre o cimento CPII e Cpiii?
Mas afinal qual diferença entre os cimentos CP2 e CP3 ? Os cimentos CP II são ditos compostos pois apresentam, além da sua composição básica (clínquer+gesso), a adição de outro material. O CP II-E, contém adição de escória granulada de alto-forno, o que lhe confere a propriedade de baixo calor de hidratação.
Por que usar cimento pozolânico na composição do concreto?
O cimento Portland pozolânico têm essa denominação devido a particularidades de sua composição. ... A adição dessa solução ao cimento concede diferentes benefícios para o concreto. O menor calor de hidratação, por exemplo, melhora a impermeabilidade, a durabilidade e a estabilidade.
Qual o cimento resistente a sulfato?
Para obras em ambientes agressivos, como redes de esgotos e de efluentes industriais, o Cimento Portland RS (resistente a sulfatos) é a melhor solução. Ele pode ser usado em todos os tipos de estruturas.
Quais os tipos de cimento existentes no mercado?
- Cimento Portland Comum (CP I) ...
- Cimento Portland Composto (CP II) ...
- Cimento Portland de Alto-Forno (CP III)
- Cimento Portland Pozolânico (CP IV)
- Cimento Portland de Alta Resistência Inicial (CP V-ARI)
- Cimento Portland Resistente a Sulfatos (RS)
- Cimento Portland de Baixo Calor de Hidratação (BC)
Qual é a utilização da escória?
A escória é o subproduto da fundição de minério para purificar metais. Pode ser considerada uma mistura de óxidos metálicos mas também podem conter sulfitos metálicos e átomos de metais na sua forma elementar. As escórias são geralmente usadas como uma maneira de remover impurezas na fundição de metal.
Qual a origem da escória de alto forno utilizada na produção do cimento?
A escória de alto forno é um produto gerado na fabricação do ferro gusa, sua formação ocorre pela combinação química das impurezas do minério de ferro com calcário e dolomita e as cinzas de carvão mineral, durante a produção do ferro gusa a EAF flutua no topo do ferro fundido, localizado na parte inferior do forno, ...
O que é escória ela pode ser utilizada no processo Siderurgico?
Escórias são materiais gerados com a transformação do aço no processo siderúrgico. São também chamados de coprodutos, pois podem ser utilizados como matéria prima ou insumos de processos industriais, sendo considerados ambientalmente corretos.
Qual Onix mais econômico?
Como calcular o simples quando ultrapassa o limite?