Qual a função da pinça no laboratório de microbiologia?

Perguntado por: César Fernandes de Vaz  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (10 avaliações)

São designadas por “pinças” embora não se destinem a pegar em objectos mas para obstruir a passagem de fluidos em tubos de material flexível que possam ser vedados quando apertados (ver figura 2).

Para que serve a pinça de Mohr no laboratório de química?

Usada para obstruir a passagem de um líquido ou gás, que passa através de tubos flexíveis; Fabricada em latão cromado ou aço carbono cromado; Para mangueiras de Ø até 1” (25,4mm).

Quais os principais instrumentos utilizados no laboratório?

Materiais utilizados no laboratório de Química
  • Balão de fundo chato. Utilizado no preparo de soluções, reações com desprendimento de gases ou aquecimento de líquidos. ...
  • Balão de destilação. ...
  • Balão volumétrico. ...
  • Béquer ou Becker. ...
  • Erlenmeyer. ...
  • Tubos de ensaio. ...
  • Bureta. ...
  • Bastão de vidro.

Para que serve a pinça de Hoffman?

A Pinça de Pinça Hoffman é um utensílio de laboratório utilizado para reduzir ou obstruir por completo o fluxo de gases ou líquidos em tubos flexíveis, geralmente em silicone ou em borracha.

Quando a pinça foi criada?

Pinças asiáticas, consistindo em duas tiras de metal soldadas juntas, também eram comumente usadas na Mesopotâmia e na Índia por volta de 3.000 a.C, talvez para o propósito como pegar piolhos. Durante a Idade do Bronze, as pinças eram fabricadas pela Cultura Kerma.

Laboratório de microbiologia (2/3): métodos físicos de controle microbiano

19 questões relacionadas encontradas

Quem criou a pinça?

Jules-Émile Péan – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Quem criou a pinça Kelly?

Emil Theodor Kocher nasceu em Berna (Suíça), em 25 de Agosto de 1841.

Para que serve o tripé de laboratório?

Tripé: utilizado para dar sustentação à tela de amianto ou ao triângulo de porcelana. Suporte universal: utilizado para dar sustentação aos materiais de laboratório. Pinça metálica: utilizado para segurar objetos aquecidos.

Para que serve o bisturi no laboratório?

Utilizado para processar amostras de tecidos. É ideal para espécimes de tecido durante o processo histológico, como para armazenamento. Cabo de Bisturi: Para compor um bisturi é necessário juntar o cabo e a lâmina, que são mantidos separadamente.

Para que serve o almofariz e pistilo?

Almofariz com pistilo: equipamento usado para maceração de substâncias sólidas. Parece até um “espremedor de alho”, o pistilo tritura a mistura até transformá-la em uma pasta homogênea. Balão volumétrico: recipiente para conter líquidos e soluções, usado também em reações com desprendimento de gases.

Quais os principais instrumentos de medição e qual suas funções?

Há o voltímetro, que mede a voltagem; o amperímetro, que mede a corrente; e o multímetro, que mede também a corrente contínua, a corrente alternada e a resistência. Confira esses e muitos outros instrumentos de medição na lista abaixo!

Quais são as vidrarias de laboratório?

Principais vidrarias para laboratório
  1. Balão fundo chato. Muito utilizado para destilações químicas, pode ter diversos tamanhos e suporta volumes variados. ...
  2. Balão fundo redondo. ...
  3. Balão volumétrico. ...
  4. Bastão de vidro. ...
  5. Becker. ...
  6. Bureta. ...
  7. Dessecador. ...
  8. Erlenmeyers.

O que é instrumentação laboratorial?

Serve para reações entre soluções, dissolver substâncias, efetuar reações de precipitação e aquecer líquidos.

Para que serve a pinça de madeira no laboratório?

Pinça de madeira: utilizada para segurar tubos de ensaio. Suporte para tubos de ensaio: utilizado para sustentação de tubos de ensaio.

Para que serve a espátula no laboratório de química?

Conclui-se que a espátula para laboratório de química é um utensílio destinado a transferir pequenas porções de substâncias sólidas a qual deve ser lavada e secada após cada utilização. Este instrumento serve, basicamente, como uma colher.

Para que serve Pinça Castaloy?

Pinça Castaloy

Este metal de laboratório é usado para procedimentos que pedem a manipulação de frascos e balões aquecidos. São desenvolvidas em arame de aço inox, sendo que as garras são em chapa de aço inox.

Para que serve cálice para fezes?

Cálice: Utilizado em exames parasitológicos ou medir volumes, sem precisão. Balão volumétrico: Utilizado para preparar soluções de concentrações conhecidas (possui um menisco de graduação). Obs. não pode ser aquecido.

Para que serve a lâmina?

A lâmina permite que seja realizada a preparação da amostra, garante a integridade do espécime e seu armazenamento a longo prazo. Também possibilita a inserção e remoção do material para análise da lente objetiva sempre que necessário, simplificando a observação.

Qual é a função do Dessecador?

Em suma, o dessecador é uma das vidrarias do laboratório ou utensílio de laboratório. A sua principal função, como o nome já diz, é dessecar a umidade de algum produto. Então, dentro do equipamento geralmente existe sílica-gel, que serve para manter o seu funcionamento da melhor maneira possível.

Para que serve o tripé NR 33?

Tripé e Monopé, recomendados para atividades em ESPAÇOS CONFINADOS NR33. Plataformas móveis extremamente eficientes para trabalhos e resgates em espaços confinados. Associadas a blocos de polias, guinchos resgatadores ou travaquedas retráteis, permitem a descida ou içamento de forma altamente segura.

O que é tripé de ferro?

O tripé de ferro é utilizado em aquecimentos para sustentar a tela de arame galvanizado com disco refratário ou triângulo de porcelana; Fabricado em arame de aço carbono zincado, com Ø 4mm e 4,76mm. Veja abaixo os tamanhos disponíveis. Obs: As medidas se referem ao diâmetro x altura do tripé.

Qual é a função do balão de fundo redondo?

► Utilizado para destilação, processo de separação de misturas líquidas ou eliminação de impurezas, onde serve de recipiente para o aquecimento, normalmente manta de aquecimento, bico de Bunsen ou banho termostático, do fluído até este entrar em ebulição, ou fazer reações com desprendimento de gases.

Qual a diferença da pinça mosquito e Kelly?

As pinças Kelly e Halsted são instrumentos hemostáticos e possuem o intuito de pinçar vasos, sendo que as Halsted são curvas e proporcionam mais facilidade no manuseio. Inclusive, existem Halsteds menores e delicadas, que são conhecidas pela expressão “pinça mosquito”, usadas preferencialmente em cirurgias infantis.

Qual a diferença da pinça Kelly e Crile?

As pinças curvas são utilizadas para pinçamento de vasos e tecidos delicados. As pinças de Crile apresentam ranhuras em todas face interna, enquanto as Kelly apresentam ranhuras apenas até a metade de sua face interna. Por esse motivo, a escolha do tipo de pinça determina a segurança da hemostasia a ser realizada.

Quem criou o afastador abdominal?

Bernhard R. K. Langenbeck (1810-1887), cirurgião alemão. Criador de vários instrumentos cirúrgicos, dentre os quais os afastadores.

Artigo anterior
O que é pó de khol?
Artigo seguinte
Como tirar cola de fita adesiva de móveis?