Qual a função da palavra ainda?

Perguntado por: Matilde Vanessa Amorim de Barros  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (11 avaliações)

A REGRA SOLTA: Em sua forma adverbial, “ainda” – invariável - tem o poder de prorrogar a ideia, de repeti-la; novamente; de novo; mais uma vez. Tem basicamente função sintática de adjunto adverbial.

Qual advérbio de ainda?

Ainda é tradicionalmente classificado como um advérbio de tempo (ver Celso Cunha e Lindley Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa, Edições João Sá da Costa, 1984, pág. 539). Pode ocorrer antes ou depois do verbo (idem, pág. 542): «ainda preparava» = «preparava ainda».

Qual a classificação da palavra ainda?

Significado de Ainda

advérbio Até este exato momento; até agora: o professor ainda não chegou.

Qual é o sentido de ainda que?

A expressão ainda que é uma locução conjuncional constituída pelo advérbio ainda e a conjunção que. Esta expressão introduz orações subordinadas adverbiais concessivas, exprimindo oposição ou restrição ao que é dito na frase subordinante.

Que é se funções?

As palavras "que" e "se" podem exercer inúmeros papéis em uma frase, como conjunção, pronome, partícula expletiva ou de realce etc. Que e Se podem exercer inúmeros papéis em uma frase! A palavra que em português pode ser: Interjeição: exprime espanto, admiração, surpresa.

A PALAVRA "QUE" (usos e funções) || Prof. Letícia Góes

24 questões relacionadas encontradas

Qual a função do pronome SE?

d) Pronome reflexivo – Neste caso, dependendo da predicação a que se relaciona o verbo, o pronome “se” pode exercer a função de objeto direto, indireto ou sujeito de um infinitivo, assumindo o sentido de “a si mesmo”.

Como saber a função do SE?

Funções do pronome “se” Entre as funções do “se”, estão as de pronome reflexivo e apassivador. Além disso, essa palavra pode ser conjunção, indeterminar o sujeito ou ser uma partícula de realce.

O que substitui ainda que?

Embora: 2 embora, apesar de, não obstante, a despeito de, independentemente de, sem embargo de, conquanto, posto que. Exemplo: Ainda que não aceite bem sua escolha, continuarei do seu lado.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Qual é a conjunção de embora?

Conjunções Concessivas

São as conjunções que indicam uma oração em que se admite um fato contrário à ação principal, mas incapaz de impedi-la: Embora, conquanto, ainda que, mesmo que, posto que, bem que, se bem que , apesar de que, nem que, que. Exemplos: Embora ficasse nervosa, sempre se saía bem.

E ainda Ou inda?

Significado de Inda

advérbio Ainda; até este preciso instante. Agora; há pouco tempo: inda agora ouvi seus gritos. Até então; num passado recente.

Qual é a classe gramatical?

Significado de São

adjetivo Que se encontra em perfeito estado de saúde; sadio: homem são.

O que significa ainda na gíria carioca?

Esta é uma gíria do Rio de Janeiro, usada quando se quer confirmar ou concordar com algo.

Qual é o advérbio de tempo?

Dá noção temporal, período de tempo, aos verbos.

Alguns advérbios de tempo são: “antes”, “depois”, “hoje”, “ontem”, “amanhã”, “sempre”, “nunca”, “cedo” e “tarde”.

O que é um advérbio de tempo?

→ Advérbio de tempo

Dá ideia de tempo e período dos verbos a que se referem. São palavras como “ontem”, “hoje”, “amanhã”, “antes”, “depois”, “cedo”, “tarde”, “sempre”, “nunca”, entre outras.

Quando é um advérbio de tempo?

O advérbio quando pode ocorrer com valor circunstancial expressando uma circunstância de tempo, indicando «em que ocasião» (ex.: «Ele decidiu levá-la a passear, mas não disse quando»). Pode ainda ocorrer em frases interrogativas directas ou indirectas (ex.: «Quando é que chegas?»).

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Qual é a diferença de porque é por quê?

No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.

Como usar o porquê?

Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.

O que significa a expressão posto que?

“Posto que”, na verdade, é uma conjunção concessiva, de oposição ideológica. Ou seja, equipara-se a expressões como “ainda que”, “embora”, “mesmo que”. A ideia que ela transmite, portanto, não é de explicação.

Quando posso usar a palavra Outrossim?

Outrossim é um advérbio de modo que significa "igualmente"; "também"; "além disso"; "do mesmo modo". Os advérbios são palavras invariáveis que modificam o sentido de um verbo, um adjetivo ou outro advérbio.

Como classificar o pronome se?

Frente a tais elucidações, vale mencionar que o “se”, dessa vez, classifica-se como pronome apassivador, posto que acompanha verbos transitivos diretos (no caso em questão, o verbo alugar) e transitivos diretos e indiretos na formação da voz passiva sintética.

Qual é a conjunção de se?

– Se será conjunção condicional quando iniciar uma oração subordinada adverbial condicional, em que se expressa uma hipótese ou condição necessária para que se realize ou não a ação principal. Eis exemplos de conjunções e locuções conjuntivas condicionais: se, caso, desde que, etc.

O que significa a partícula se?

A partícula se pode aparecer na frase como: • Partícula apassivadora: Forma a voz passiva sintética (ou pronominal), juntando- se a verbos transitivos diretos. O verbo concorda com o sujeito. Exemplos: Vende-se casa.

Como surgiu a gíria ainda?

"Ainda". Advérbio da língua portuguesa que expressa tempo. Mas no Vasco, a palavra repetida diversas vezes acabou se tornando "gíria" através de Ribamar.

Artigo anterior
O que acontece com a filha de Danielle em Império?
Artigo seguinte
O que são campanhas de conscientização?