Qual a função da mutação?

Perguntado por: Denis Gomes Melo  |  Última atualização: 11. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (19 avaliações)

As mutações podem ser definidas como mudanças que ocorrem no material genético (DNA) dos organismos vivos. Essas mudanças constituem uma importante fonte de variabilidade genética, sendo muitas vezes responsáveis pelo surgimento de novas espécies.

O que se entende por mutação?

Mutação é uma alteração, natural ou induzida por algum agente mutagênico, que ocorre no genoma (material genético do organismo ou vírus). Ela pode ocorrer tanto em células somáticas como em células germinativas, podendo, assim, ser herdada.

Por que ocorre a mutação?

A mutação é um processo natural e evolutivo, ainda mais se o organismo em questão tiver em sua constituição ácido ribonucleico (RNA, o material genético do vírus), como é o caso do SARS-CoV-2. As mutações acontecem quando o vírus se adapta ao ambiente para sobreviver.

Quais são os tipos de mutação?

As mutações podem ser divididas em duas categorias principais:
  • Alterações cromossômicas: que afetam o número ou a estrutura de cromossomos da célula;
  • Alterações gênicas: mutações que ocorrem na sequência do DNA.

Onde ocorre a mutação?

Essas variantes podem ocorrer em qualquer célula ou estágio do desenvolvimento, ainda que algumas estejam mais propensas a mudar. As mutações podem ocorrer em células de um organismo já desenvolvido (somáticas) ou nas células que originarão ovócitos e espermatozoides (germinativas).

Mutações Gênicas - Aula 21 - Módulo II: Genética | Prof. Gui

44 questões relacionadas encontradas

Em que região da fita de DNA ocorrem as mutações?

As mutações podem ocorrer em qualquer célula do corpo, sejam elas células somáticas (células da pele, do fígado, do coração etc.) ou células germinativas (gametas). Quando a mutação ocorre em alguma célula somática dizemos que houve mutação somática.

Como e onde agem os agentes mutagênicos?

Os agentes mutagênicos provocam mutações em genes importantes para o funcionamento da célula, por exemplo, os genes associados ao controle da divisão celular. Uma mutação nestes genes pode provocar o aparecimento de cancro, nesse caso o agente mutagênico passa a se tratar de um agente carcinogênico.

Quais são os tipos de mutações estruturais?

As alterações cromossômicas estruturais são mudanças que afetam a morfologia do cromossomo. Essas alterações podem ser, por exemplo, perdas de partes do material genético ou mudanças na sequência dos genes. Elas podem ser classificadas em quatro grupos: deleção, duplicação, inversão e translocação.

Quais são os tipos de mutações espontâneas?

As mutações espontâneas surgem ocasionalmente em todas as células e se desenvolvem na ausência de qualquer agente. As mutações induzidas, por sua vez, são resultado da exposição do organismo a algum agente físico ou químico. O agente causador da mutação é chamado de mutagênico.

Como são classificadas as mutações cromossômicas?

Considerada essas informações as mutações cromossômicas de ordem numérica podem ser divididas em duas categorias: euploidia aberrante e aneuploidias.

Porque surgem variantes?

Uma variante acontece quando um vírus sofre uma série de mudanças no decorrer do seu processo de replicação no interior da célula infectada. Quando essas mudanças começam a se manifestar com uma certa frequência, os especialistas fazem o sequenciamento do genoma.

O que é mutação genética em humanos?

A mutação pode ser definida como qualquer alteração no material genético de um organismo. Essa alteração pode ocasionar uma mudança correspondente no fenótipo do indivíduo. As mutações podem ocorrer de forma espontânea ou de forma induzida. De forma espontânea, ocorre devido a erros na replicação do DNA.

O que significa mutação do vírus?

Mutação é uma mudança na sequência de DNA ou RNA, que pode ser benéfica, maléfica ou neutra. Os vírus sofrem mutações à medida que se replicam, processo que requer cópia da informação genética. Nesse processo, podem ocorrer mutações no material genético.

O que é o fenómeno da mutação constitucional?

A mutação constitucional é a possibilidade de alterar o sentido de uma norma sem precisar fazer uma mudança expressa no texto. Ou seja, a interpretação dada a um determinado artigo vai se adequar às transformações do tempo, sem que haja uma intervenção direta nele; seu teor permanece inalterado, mas o sentido é novo.

Quais as causas de mutações espontâneas?

Origem e causa das mutações

As mutações de origens são espontâneas, como o próprio nome já diz, ocorrem ao acaso. São erros que acontecem durante a replicação do DNA ou durante a divisão celular. Quando o DNA está no processo de duplicação, ele se desmembra em duas fitas gerando cópias.

O que é uma mutação deletéria?

As mutações deletérias, ou seja, mutações por adição ou subtração de bases, ocasiona uma alteração no código genético, trazendo mudanças e criando uma nova sequência de bases que pode ser responsável por alterações no tipo de aminoácido que está incluso na cadeia proteica.

Quais os tipos de mutações pontuais?

As mutações pontuais podem ser classificadas em silenciosas, missense e nonsense. As silenciosas são aquelas em que uma base é alterada, mas não afetam o aminoácido a ser produzido, ou seja, o código sofre alteração, porém, a proteína codificada é a mesma.

Quais são as principais anomalias cromossômicas estruturais?

Podemos classificar as alterações cromossômicas estruturais em quatro tipos: deleção, duplicação, inversão e translocação.

O que são alterações cromossômicas numéricas e estruturais?

As aberrações cromossômicas numéricas incluem os casos em que há aumento ou diminuição do número do cariótipo normal da espécie humana, enquanto as aberrações cromossômicas estruturais incluem os casos em que um ou mais cromossomos apresentam alterações de sua estrutura.

Qual é a diferença entre translocação e Crossing Over?

Translocação. Trata-se da troca de pedaços entre cromossomos não-homólogos, diferente do que ocorre no crossing-over, fenômeno normal e corriqueiro. Fala-se em translocaçào reciproca e heterozigota, em que apenas um elemento de cada par sofre a troca.

Como é a ação dos agentes mutagênicos físicos?

Considera-se agente mutagénico qualquer fator físico ou químico que pode alterar o código genético de um indivíduo. A informação genética que se encontra numa forma codificada constitui o código genético. A alteração brusca e imprevista do material hereditário denomina-se mutação.

O que são agente mutagênicos e como podem ser classificados exemplifique?

Qualquer coisa que cause uma mutação (uma mudança no DNA de uma célula). Mudanças no DNA causadas por agentes mutagênicos podem prejudicar as células e causar certas doenças, como o câncer. Exemplos de Agentes Mutagênicos incluem substâncias radioativas, raios-x, radiação ultravioleta e certos produtos químicos.

Quais os males causados pelos agentes mutagênicos?

Quais os males causados pelos agentes mutagênicos? Muitos são os males causados por agentes mutagênicos, e qualquer tipo de agente que cause alterações no material genético provoca, efeitos nocivos às células, causando doenças como o câncer, por exemplo.

Onde ocorre o processo de replicação do DNA?

A replicação ocorre antes da divisão celular, durante a interfase. O processo de replicação inicia-se com a separação das duas fitas que formam a molécula de DNA. Em seguida, ocorre a ligação dos nucleotídeos livres no núcleo a um nucleotídeo correspondente em uma das fitas.

O que acontece quando ocorre uma mutação do DNA?

As mutações alteram a estrutura do DNA, composto por nucleotídeos. Essa mudança pode resultar na síntese de uma proteína com função alterada. ... Assim, poderá levar à síntese de uma proteína chamada de proteína mutada, com sequência de aminoácidos diferente da que deveria ter.

Artigo anterior
Quanto tempo cresce um gato?
Artigo seguinte
Qual juízo competente para julgar as tutelas de urgência?