Qual a função da legislação tributária?

Perguntado por: Vitória Rodrigues  |  Última atualização: 11. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (21 avaliações)

Cabe à lei complementar: I – dispor sobre conflitos de competência, em matéria tributária, entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios; II – regular as limitações constitucionais ao poder de tributar; III – estabelecer normas gerais em matéria de legislação tributária, especialmente sobre: a) ...

Qual a finalidade da legislação tributária?

Em Direito tributário, legislação tributária se refere às leis referentes à definição de tributos, atribuição de responsabilidade tributária e à cobrança de tributos no país, incluindo a fiscalização e as penalidades para quem não cumpre a lei.

É a função principal do CTN?

Qual a função do CTN? O Código Tributário Nacional – CTN (Lei nº 5.172/66) dispõe sobre normas gerais acerca da legislação tributária, em atendimento ao disposto no art. 146, III, da Constituição Federal de 1988.

Quais são as cinco principais características do tributo?

Embora, muitas pessoas julguem se tratar do mesmo assunto, dentro do universo dos tributos, existem 5 especificações. São elas: impostos, taxa, contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios e contribuição especial.

De quem é a competência tributária?

Como visto, a Constituição Federal estipula que os entes federativos – União, Estados, Municípios e Distrito Federal – podem instituir tributos, bem como delimita quais as modalidades que cada um deles pode criar. Assim, elencamos, a seguir, quais tributos abrangem a competência de cada ente.

(AULA 01) Legislação Tributária

38 questões relacionadas encontradas

Qual é a principal legislação que estabelece as regras do direito tributário brasileiro?

As normas gerais do Direito Tributário, no Brasil, são as estabelecidas pelo Código Tributário Nacional - CTN, além das prescrições e restrições emanadas da Constituição Federal/1988. Nos termos do artigo 145 da nossa Constituição Federal e do artigo 5 do CTN, tributos são: a) Impostos.

Qual a diferença entre legislação tributária e lei tributária?

Lei e legislação tributária

Em sentido material, a lei é o ato jurídico normativo que contém uma regra de direito objetivo, dotado de hipoteticidade, é uma prescrição jurídica hipotética. No direito tributário é utilizada no sentido restrito, significando regra jurídica de caráter geral e abstrato.

O que é norma tributária?

PAULO BARROS DE CARVALHO: A NORMA TRIBUTÁRIA EM SENTIDO ESTRITO É AQUELA QUE DEFINE A INCIDÊNCIA FISCAL, SENDO CONSTRUÍDA PELO LABOR DO CIENTISTA DO DIREITO, CUJO RESULTADO SE APRESENTA NA FORMA DE UM JUÍZO HIPOTÉTICO CONDICIONAL.

Qual a diferença entre lei vigente e lei aplicável?

Uma lei é válida simplesmente porque pertence ao ordenamento jurídico (foi publicada e, aparentemente, preenche os requisitos formais e materiais). Uma lei é vigente se puder produzir seus efeitos, limitando comportamentos e fundamentando decisões.

Qual a legislação tributária federal?

L9430. LEI Nº 9.430, DE 27 DE DEZEMBRO DE 1996. Dispõe sobre a legislação tributária federal, as contribuições para a seguridade social, o processo administrativo de consulta e dá outras providências.

O que diz o artigo 174 do CTN?

“Art. 174. A ação para a cobrança de crédito tributário prescreve em 5 (cinco anos) contados da data de sua constituição definitiva.

Quantas leis tributárias existem no Brasil?

Quantas leis tributárias existem no Brasil? O IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação – em 2019 elaborou um estudo profundo e completo que identificou a existência de 403.322 normas tributárias brasileiras em vigor.

O que são leis tratados e convenções Internacional e decretos?

CTN / 1966 - Leis, Tratados e Convenções Internacionais e Decretos. DISPÕE SOBRE O SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL E INSTITUI NORMAS GERAIS DE DIREITO TRIBUTÁRIO APLICÁVEIS A UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS. NORMAS, LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA, EDIÇÃO, CÓDIGO TRIBUTÁRIO NACIONAL.

Quantas leis tributárias existem no Brasil 2021?

A questão tributária responde por 6,58% dessas regras. De acordo com o IBPT, 443.236 normas tributárias foram criadas nos últimos 33 anos no Brasil e 30.837 estavam em vigor em 30 de setembro de 2021.

Quantas regras tributárias existem?

Só de normas tributárias, são 320.343. Uma média de 46 a cada dia útil, segundo o IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação).

Quantas leis delegadas tem no Brasil?

Atualmente temos apenas 13 leis delegadas. A última foi editada em 1992.

O que diz a Lei 174?

Autoriza a extinção de créditos tributários apurados na forma do Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Simples Nacional), mediante celebração de transação resolutiva de litígio; e prorroga o prazo para enquadramento no Simples ...

Qual o prazo de decadência do crédito tributário?

O Código Tributário Nacional prevê dois prazos preclusivos: surgindo a obrigação tributária, nasce para a Fazenda Pública o direito formativo de constituir o crédito tributário, no prazo de decadência de cinco anos, não sujeito a interrupção ou suspensão (CTN, art.

Qual o prazo de prescrição de tributos?

Em geral, os tributos prescrevem no prazo de 5 anos. A contagem dessa data, segundo o Código Tributário Nacional (CTN), ocorre a partir do dia de sua constituição, ou seja, do fato gerador.

O que tem um sistema tributário conforme a Constituição Federal de 1988?

O art. 145 da Carta Magna contêm três espécies tributárias, são elas: os impostos, as taxas e as contribuições de melhoria e as taxas. Todos os entes federativos são competentes para a sua instituição.

O que é a lei vigente?

De acordo com a lógica positivista clássica (Kelsen, Hart etc.), lei vigente é lei válida e mesmo quando incompatível com a Constituição ela (lei vigente) continuaria válida até que fosse revogada por outra lei.

O que é lei em vigência?

Em termos jurídicos, vigência é o atributo da norma jurídica que, em um determinado tempo e espaço, é destinada a produzir efeitos no mundo jurídico, de modo cogente. Carlos Roberto GONÇALVES conclui que “A vigência, portanto, é uma qualidade temporal da norma: o prazo com que se delimita o seu período de validade.

Qual a diferença entre vigência e vigor?

Vigor é a qualidade da lei em produzir efeitos jurídicos, ainda que a lei tenha sido revogada. Por exemplo, o CC/16 está revogado, mas ele ainda tem vigor porque produz efeitos. A vigência, a seu turno, é o tempo em que a lei existe, é válida e produz efeitos.

O que quer dizer entrar em vigor?

Uma lei está em vigor quando ela produz efeitos de cumprimento obrigatório por todos os indivíduos.

Artigo anterior
O que acontece se o INSS Negar o afastamento?
Artigo seguinte
Quantas disciplinas têm o ensino médio?