Qual a função da fundação em uma edificação?

Perguntado por: Vera Íris Costa Borges Ribeiro  |  Última atualização: 26. Januar 2025
Pontuação: 4.2/5 (38 avaliações)

A fundação (ou alicerce) serve basicamente para apoiar a casa no terreno. Os elementos que compõem a fundação de obra são responsáveis por receber as cargas da edificação — como o peso do prédio e as condições climáticas que incidem nele — e repassá-las ao solo com segurança.

Qual a principal função das fundações?

Fundações são os elementos estruturais destinados a transferir as cargas da estrutura ao terreno onde ela se apoia. Por essa razão devem ser resistentes para suportar as tensões causadas pelos esforços solicitantes. O solo também necessita de resistência e rigidez para não sofrer ruptura e causar deformações.

Qual a importância da fundação da obra?

As fundações têm uma importância muito grande na segurança de qualquer obra. São elas que distribuem adequadamente o peso da construção para o solo, de maneira segura, evitando riscos de deslizamentos de terra e outros problemas, como trincas e rachaduras nas paredes.

Como funciona o processo de fundação?

– A fundação é a primeira etapa realizada em uma obra após a terraplanagem e a locação no terreno. – A execução acontece, basicamente, da seguinte forma: Escavação das sapatas ou das estacas e blocos, Colocação das armaduras (ferragem)

Qual o objetivo das fundações profundas?

As fundações profundas são elementos estruturais utilizados na construção civil para transferir as cargas de uma estrutura para camadas mais profundas do solo. Esta classificação de fundação também é muito comum em construções de obras de arte especiais.

Fundação da Casa [ESTACA OU SAPATA] Qual a Diferença?

36 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de fundação de uma edificação?

De forma geral, as fundações podem ser classificadas em duas categorias gerais: profundas e superficiais. Vamos conhecer as especificidades de cada uma delas e as suas subcategorias.

Quais as finalidades de uma fundação privada?

62 do CC , a fundação somente poderá ser constituída para fins de: i) assistência social; ii) cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico; iii) educação; iv) saúde; v) segurança alimentar e nutricional; vi) defesa, preservação e conservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento ...

Como é feita a fundação de um prédio?

Toda fundação, ou alicerce, segue o mesmo principio: estrutura de concreto e ferro, sob a terra, que distribui o peso do edifício em uma área maior do solo. O objetivo é evitar que a construção afunde, por isso, está posicionada estrategicamente abaixo dos pontos de apoio da futura construção.

Como é feita a fundação de uma obra?

As etapas da fundação de uma obra se desenvolvem com a escavação do local, a armação, o nivelamento e a aplicação do concreto.

O que é a fundação de uma casa?

O atendimento aos jovens autores de ato infracional sentenciados com medidas socioeducativas de privação e restrição de liberdade, no Estado de São Paulo, é feito pela Fundação CASA (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente).

Quantos por cento a fundação representa na obra?

A fundação é uma delas. O seu custo na obra gira em torno de 3 a 7% do valor total da obra. Pela importância que possui deveria ser dado a ela toda a atenção e cuidado, respeitando cada detalhe do solo sem economias desnecessárias.

O que vem depois do alicerce?

Depois dos alicerces estarem prontos, vem a etapa da alvenaria que pode ser convencional ou estrutural. A alvenaria mais comum é a com concreto armado, com o objetivo de vedar paredes e separar ambientes.

Qual a importância da fundação para a estabilidade de uma construção?

Segundo Carvalho e Pinheiro (2009), “As fundações devem possuir um coeficiente de segurança adequado de modo que garantem a estabilidade da construção, durante toda sua vida útil”. Por esse motivo, é uma das primeiras etapas da construção e devem suportar cargas e tensões que são causadas pelos esforços solicitantes.

Quais são os tipos de fundação?

Os tipos de fundação podem ser classificadas em dois tipos principais: superficiais e es profundas. No primeiro caso, elas são utilizadas em solos estáveis e com menor peso de construção. Já no caso das fundações profundas é necessário que o solo seja menos estável, sendo ideal para as construções mais pesadas.

Quais as vantagens de se criar uma fundação?

Vale lembrar que após uma revisão na legislação a partir de 2015, ficou acordado que fundações podem ser criadas para os seguintes fins:
  • Assistência social.
  • Cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico.
  • Educação.
  • Saúde.
  • Segurança alimentar e nutricional.

Qual o tamanho da fundação de um prédio?

A proporção entre a profundidade e a largura da fundação é geralmente maior que 4 a 5 m. Ao contrário das fundações superficiais, as fundações profundas distribuem a carga da superestrutura no solo verticalmente, em vez de lateralmente.

Como deve ser a fundação de uma casa?

O fundo da fundação deve estar a pelo menos meio metro acima do nível de inundação a fim de evitar deterioração pelas águas subterrâneas. Além disso, a localização da fundação deve permitir que a construção flua com facilidade durante a execução do projeto.

O que é preciso para fazer a fundação de uma casa?

Para que uma fundação seja realizada, é preciso avaliar o porte da construção, ponderar qual é a carga que será erguida sobre essa estrutura e analisar o tipo de solo do lugar escolhido para a execução da obra. Seguindo à risca todos esses tópicos, o empreendimento ganhará forma e terá um excelente resultado final!

O que sustenta o prédio?

A estrutura é o alicerce do prédio, responsável por toda a sustentação da obra. Esse processo se dedica à construção dos pilares, vigas e lajes e pode ser feito em concreto armado, aço ou alvenaria estrutural.

Quais são as etapas da construção de um edifício?

Principais etapas da construção de prédios
  • Escolha do terreno. ...
  • Realização do projeto arquitetônico. ...
  • Realização de projetos complementares. ...
  • Orçamento e planejamento. ...
  • Execução de serviços prévios à obra. ...
  • Fundações, estrutura e paredes. ...
  • Cobertura. ...
  • Instalações.

O que deve conter em um projeto de fundação?

Os requisitos básicos a que um projeto de fundações deverá atender são: - Deformações aceitáveis sob as condições de trabalho; - Segurança adequada ao colapso do solo de fundação (estabilidade "externa”), - Segurança adequada ao colapso dos elementos estruturais (estabilidade "interna").

O que é a fundação de uma obra?

A fundação (ou alicerce) serve basicamente para apoiar a casa no terreno. Os elementos que compõem a fundação de obra são responsáveis por receber as cargas da edificação — como o peso do prédio e as condições climáticas que incidem nele — e repassá-las ao solo com segurança.

Quem cria as fundações?

A administração da Fundação será exercida pelos seguintes órgãos: Conselho Curador, Conselho Diretor e Conselho Fiscal.

Como se dá a extinção de uma fundação?

efetiva extinção

Reitera o artigo 1204 do Código de Processo Civil que o Ministério Público irá promover a extinção da fundação quando se tornar o seu objeto, for impossível a sua manutenção ou se vencer o prazo de sua existência.

Qual deve ser a profundidade de uma fundação?

Porém, existe um estudo sobre a zona plástica do solo que afirma que no mínimo uma fundação qualquer deve ser assentada a pelo menos 1,50m de profundidade.

Artigo anterior
Qual vai ser a população do Brasil em 2100?
Artigo seguinte
Quais são as etapas de desenvolvimento do PPRA?