Qual a função da brita no concreto?

Perguntado por: Cláudia Rita de Fonseca  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (36 avaliações)

Além da diminuição do custo, o uso da brita no concreto traz maior estabilidade e durabilidade à mistura. A qualidade do concreto, contudo, é influenciada por outras variáveis, como forma, granulometria, textura dos grãos e tamanho.

Qual é a função da brita no concreto?

Além da função estrutural, as pedras britadas, como também são conhecidas no mercado, contribuem para o aumento da resistência à compressão e ao desgaste (abrasão), reduzem a retração e barateiam o custo de produção do concreto.

Qual o efeito da brita?

Brita é o nome popular ao agregado graúdo utilizado na produção de concretos. Esses agregados são utilizados com a função de reduzir o efeito de retração volumétrica que ocorre com misturas que contenham unicamente água e cimento, bem como baratear o custo de construção dos diferentes elementos cimentícios existentes.

Qual a função de cada agregado no concreto?

Os agregados possuem as seguintes finalidades no concreto: Transmitir as tensões aplicadas ao concreto através de seus grãos. Geralmente, a resistência à compressão dos agregados é superior que a do concreto. Reduzir o efeito das variações volumétricas ocasionadas pela retração.

Quais são a PRINCIPaIs funções dos agregados e onde são utilizados?

Os agregados são responsáveis por fornecerem distribuição granulométrica, absorção de água, porosidade e resistência à compressão aos concretos, portanto são primordiais na sua formulação.

CONCRETO COM MAIS BRITA, POR QUE?

17 questões relacionadas encontradas

Qual a função dos agregados na construção civil?

PRINCIPaIs UTIlIzaÇões DOs agRegaDOs

Pedrisco Confecção de pavimentação asfáltica, lajotas, bloquetes, intertravados, lajes, jateamento de túneis e acabamentos em geral. Brita 3 Também denominada pedra de lastro utilizada nas ferrovias. Brita 4 Produto destinado a obras de drenagem, como drenos sépticos e fossas.

O que faz o concreto mais resistente?

Já o concreto obtido em laboratório, e denominado de PFC (porosity-free concrete [concreto livre de porosidade]) chegou a 400 MPa de resistência à compressão, tornando-se o tipo de concreto mais forte já produzido no mundo.

Como acelerar a pega do concreto?

VEDACIT ADITIVO ACELERADOR ULTRARRÁPIDO acelera de forma ultrarrápida a pega do cimento, permitindo o tamponamento instantâneo de vazamentos e infiltrações, e acelera a resistência de argamassas e concreto para rápida liberação.

Qual o melhor impermeabilizante para misturar no concreto?

Por exemplo, caso o concreto pré moldado seja produzido para ser usado como parede, o melhor impermeabilizante é BlokSeal, que, na verdade, é um hidrofugante que protege toda a estrutura contra a infiltração de água.

Qual a melhor pedra para por em estacionamento?

Brita de ardósia

Brita 0 – usada para fazer tijolos, calçadas, manilhas e outros. Brita 1 – para colocar em pátios, estradas e estacionamentos. Brita 2 – mais indicada para colocar em estradas, pátios e estacionamentos.

Qual brita devo usar para fazer drenagem?

Sistema de drenagem

Para cada vaso ou jardineira, o processo de drenagem é formado por 1/3 de brita e 2/3 de areia misturada com terra vegetal adubada. Neste caso, a brita do tipo 1 e a areia produzidas pela Votorantim Cimentos são excelentes opções para garantir a qualidade do serviço.

Qual o preço da pedra brita?

Total:R$86,00.

Como deixar o concreto mais pesado?

Na formação do concreto pesado, os cálculos para dosagem de areia, água e cimento não mudam em relação ao concreto convencional. O procedimento de mistura também é o mesmo: os agregados graúdos são adicionados primeiro com a areia, e, em seguida, vem o cimento e a água.

Quanto de brita vai no concreto?

Traço de concreto para pilares, vigas pré-moldados e lajes: 1 saco de cimento 50 kg; 4 latas de 18 litros de areia; 5 latas e ½ de 18 litros de brita; 1 lata e ¼ de 18 litros de água.

Como usar o acelerador de pega?

Modo de uso

O aditivo acelerador de pega deve ser adicionado junto com a parte de água de amassamento. A dosagem do aditivo em relação à massa do cimento e o momento da adição devem ser determinados em laboratório, pois são específicos de cada processo e de acordo com os resultados desejados.

O que é tempo de pega do concreto?

- Pega rápida: menor do que 30 minutos; - Pega semi-rápida: entre 30 e 60 minutos; - Pega normal; mais do que 60 minutos. O tempo de “fim de pega” também é contado á partir da adição da água ao cimento, levando em média de 5 a 10 horas para os cimentos normais.

Qual o ponto fraco do concreto?

Ou seja, o concreto rompe na pasta, o ponto mais fraco, e não no agregado graúdo. Um grande consumo de cimento irá produzir um concreto mais resistente, por outro lado reduz a porcentagem de vazios interconectados entre si, perdendo sua capacidade de infiltração.

Como fazer o melhor concreto?

Prepare a mistura seca misturando o cimento e a areia em uma proporção 1:2; Coloque a brita ou cascalho em uma proporção 1:3 em relação ao cimento e misture novamente; Faça um buraco no meio da mistura e acrescente água lentamente, mexendo sem parar até que o concreto fique com uma consistência uniforme.

Qual o cimento mais forte que existe?

À longo prazo, o concreto com CP IV apresenta resistência maior do que o concreto feito com cimento comum. CP V – ARI – O cimento ARI (alta resistência inicial) não possui aditivos. Porém, seu clínquer possui dosagem diferenciada. Esse tipo de cimento pode atingir até 26 MPa com 1 dia de cura!

O que são os agregados qual a aplicação em obras?

Os agregados são materiais fundamentais em toda obra de construção civil. No entanto, cada tipo de agregado é utilizado para uma finalidade. “Os agregados miúdos (areias) são utilizados para a fabricação de argamassas para reboco, contrapiso, na fabricação de argamassas colantes e também nos concretos.

Como se classificam os agregados na construção?

Podem ser classificados levando-se em conta a origem, a densidade e o tamanho dos fragmentos. Considerando a densidade, existem agregados leves (pedrapomes, vermiculita...); agregados normais (brita, areia, cascalho...); agregados pesados (barita, magnetita...).

O que são agregados exemplos?

Os agregados costumam ser materiais minerais granulares. Eles são usados para concretos e podem ser britas, cascalhos, areias ou produtos industriais, por exemplo. A vantagem dos agregados é a quantidade de opções e a disponibilidade do material.

Artigo anterior
O que acontece com Gomer na novela Gênesis?
Artigo seguinte
Qual a mulher mais graduada no Jiu Jitsu?