Qual a função da antítese?

Perguntado por: Rúben Telmo Macedo Figueiredo Mota  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (38 avaliações)

A antítese é uma figura de linguagem usada para realçar e intensificar o sentido daquilo que se fala por meio do uso de termos com sentidos opostos no discurso.

Para que serve a antítese?

A antítese é uma figura de linguagem que serve para potencializar a expressão por meio da relação entre sentidos opostos.

O que é antítese e seus exemplos?

Antítese, uma das figuras de linguagens, é a responsável por representar os opostos das coisas. Alguns exemplos básicos de antíteses são as palavras "amor" e "ódio", ou "bom e "ruim", ou ainda "céu" e "inferno". A palavra antítese vem da língua grega, e quer dizer "oposto à criação" ou "contra".

Como ocorre a antítese?

A Antítese é uma figura de pensamento que acontece por meio da aproximação de palavras com sentidos opostos, por exemplo: o ódio e a amor andam de mãos dadas. Nesse caso, o termo “ódio” está posicionado ao lado de seu termo contrário, o "amor".

O que é antítese e paradoxo?

A antítese opõe palavras que já são de natureza opostas, enquanto o paradoxo opõe ideias opostas entre si, como visto no exemplo acima. A escola literária que mais utilizou essas figuras foi o Barroco em virtude da conturbação de sentimentos, ideias e desejos tão comuns à época.

Figura de linguagem Antítese - conceito e exemplos

15 questões relacionadas encontradas

O que é a antítese?

Antítese é um recurso estilístico que contrapõe termos com sentidos opostos para destacar uma ideia no discurso. Não deve ser confundido com paradoxo, outro recurso que usa ideias opostas no discurso.

O que é uma frase antítese?

A antítese é um recurso de texto usado para expor ideias opostas. Assim, dando ênfase ao discurso empregue, ela é capaz de provocar um efeito de interpretação no leitor. Essa característica é uma marca das figuras de linguagem.

O que é uma metáfora exemplos?

Metáfora é uma figura de linguagem que produz sentidos figurados por meio de comparações. Também é um recurso expressivo. Amor é fogo que arde sem se ver. Vi sorrir o amor que tu me deste.

Qual é a importância da antítese na construção do poema?

A antítese é um desses procedimentos linguísticos que possibilita uma dinâmica ao texto, uma liberdade na produção de sentido ao estabelecer relações entre palavras que designam significações opostas. Essa figura de pensamento resulta de um processo que surge anterior à fala ou à escrita.

Como usar o eufemismo?

O eufemismo é utilizado para substituir uma palavra ou um termo tabu ou um conteúdo delicado e chocante, atenuando o seu sentido. Há graus no uso do eufemismo que variam de acordo com o quanto ele diminui a intensidade do significado pela substituição feita. Vejamos o exemplo da notícia de morte: “Ele morreu.”

Como explicar uma metáfora?

Metáfora é uma figura de linguagem; mais particularmente, uma figura de palavra, pois apresenta uma palavra (ou expressão) com sentido figurado. Assim, podemos definir metáfora como sendo uma espécie de comparação, porém uma comparação implícita, pois não exige conjunção ou locução conjuntiva comparativa.

O que é um paradoxo exemplo?

É uma declaração aparentemente verdadeira, mas que leva a uma contradição lógica ou que contradiz a intuição comum. Alguns exemplos de paradoxo como figura de linguagem são: "O nada é tudo", "Eu estou cheio de me sentir vazio", "O silêncio é o melhor discurso".

Estou rindo para não chorar?

Sim, antítese. Antítese, pois "chorar" e "rir" são palavras com significados opostos, numa mesma frase.

O que é figura de linguagem para que serve?

Figuras de linguagem são formas de expressão que destoam da linguagem comum ou denotativa. Elas dão ao texto um significado que vai além do sentido literal, portanto permitem uma plurissignificação do enunciado.

Qual a função da comparação?

A comparação é uma figura de linguagem usada para descrever elementos por meio de características de outros elementos, estabelecendo uma ligação entre suas qualidades. Para isso, ela utiliza algumas expressões que explicitam a analogia feita.

Qual o efeito da personificação em uma lenda?

A personificação é utilizada para atribuir sensações, sentimentos, comportamentos, características e/ou qualidades essencialmente humanas (seres animados) aos objetos inanimados ou seres irracionais, por exemplo: O dia acordou feliz.

Quanto aos termos relacionados no poema pode se identificar uma antítese entre?

Quanto aos termos relacionados no poema, pode-se identificar uma antítese entre a) “fotos” e “tempo”. b) “selos” e “viagens”. c) “silêncio” e “canções”. d) “lepidópteros” e “voo”.

Quais as antíteses presentes no poema a Jesus Cristo nosso Senhor?

b) Quais as antíteses presentes no poema? Delinquido e perdoar, irar e abrandar, ofendido e lisonjeado, cobrar (no sentido de recobrar) e perder.

O que é antítese Barroco?

A antítese é a figura mais utilizada no Barroco, estilo de época conhecido como arte do conflito, em que também há presença de paradoxos, por apresentar oposições nas ideias expressas. Podemos entender como uma "tese contrária", embora não se trate do mesmo "paradoxo" científico.

O que é metáfora?

A metáfora é uma figura de linguagem utilizada para comparar-se dois conceitos sem se utilizar de expressões que indiquem que uma comparação está sendo feita. É um recurso estilístico estudado há muitos séculos e, também, um dos mais frequentes na língua falada e escrita.

O que é sentido figurado exemplo?

O que é sentido figurado ou conotação

Por outro lado, a conotação trata do sentido figurado, simbólico das palavras, não literal. Por exemplo, na frase “Há dias que amanhecem noite”, a palavra “noite” possui o sentido de “triste” ou “sombrio”.

Qual o sinônimo de antítese?

9 sinônimos de antítese para 2 sentidos da palavra antítese: Oposição e contraste entre palavras e ideias: 1 oposição, contradição, contraste, antinomia, avesso, contrário, oposto.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

O que é prosopopéia é um exemplo?

Prosopopeia (ou personificação) significa atribuir a seres inanimados (sem vida) características de seres animados ou atribuir características humanas a seres irracionais. Prosopopeia é uma figura de linguagem usada para tornar mais dramática a comunicação. Exemplos: Árvores pedem socorro.

O que é ambiguidade é um exemplo?

A ambiguidade pode apresentar a sensação de indecisão, hesitação, imprecisão, incerteza e indeterminação. Exemplos: “Não sei se gosto do frio ou do calor”.

Artigo anterior
Pode tomar via oral Phosfoenema?
Artigo seguinte
Como fazer o Google Chrome atualiza automaticamente?