Qual a função da alimentação por sonda?

Perguntado por: Gabriela Rebeca Domingues de Mota  |  Última atualização: 13. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (48 avaliações)

(Nutrição por sonda enteral)
A alimentação por sonda pode ser usada para alimentar pessoas cujo aparelho digestivo está funcionando normalmente, mas que não conseguem comer o suficiente para satisfazer suas necessidades nutricionais. Essas pessoas incluem aquelas com: Falta de apetite por um longo tempo.

Porque alimentação por sonda?

Dessa forma, a sonda se torna uma condutora dos nutrientes que o paciente necessita. Geralmente, pacientes com insuficiência hepática, em estado de coma, deficiência física, lesão no cérebro, ou cabeça que a impossibilita de comer com a boca, são os principais pacientes cuja a sonda é indicada.

Qual a finalidade da sonda?

No contexto básico, a sonda é um tubo que penetra nas cavidades do corpo ou em uma incisão feita por cirurgia. Medicamentos, soro e sangue passam por esse tubo de plástico ou borracha, que também pode ser utilizado para exames.

Para que serve a sonda no paciente?

A sonda nasoenteral tem como única função a alimentação, ou seja, auxilia os procedimentos da nutrição enteral. No entanto, em alguns hospitais, também é utilizada para fazer drenagem. Os alimentos devem ser administrados em forma líquida para fornecer todos os nutrientes necessários para o paciente.

Quanto tempo uma pessoa vive se alimentando por sonda?

Por serem resistentes podem permanecer no paciente por longo tempo (5 meses ou mais), sendo necessária a troca somente quando apresentarem problemas como ruptura, obstrução ou mal funcionamento.

Alimentação por sonda enteral | Sua Saúde na Rede

41 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo um idoso vive com sonda?

O que é importante é que a sonda deve ter cuidados constantes que espero que você tenha recebido. A sonda deve ser trocada quando houver sinais de desgaste, o que ocorre em cerca de 4-6 meses.

Quanto tempo vive um idoso com sonda no estômago?

(2003) demonstraram mediana de sobrevida de 59 dias dos pacientes submetidos a gastrostomia endoscópica e de 60 dias dos idosos com manutenção da via oral (p = 0,37). Meier et al. (2001) revelaram taxa de sobrevida média nos idosos com via alternativa de 195 dias e dos pacientes com via oral de 189 dias (p = 0,90).

Para que serve a sonda na bexiga?

A sonda vesical é um tubo fino e flexível que é inserido desde a uretra até à bexiga, para permitir a saída de urina para um saco coletor.

Como funciona a sonda para urinar?

A sonda vesical tem como propósito drenar a urina do paciente. Para isso, é introduzido um cateter estéril através da uretra até a bexiga. Ela auxilia quando a urina não consegue ser eliminada de forma natural, e a sonda drena então, artificialmente.

Qual é a diferença entre sonda e dreno?

Sondas ou catéteres são tubos inseridos no organismo para a infusão ou retirada de fluidos. Drenos são materiais inseridos no interior de espaços ou cavidades para possibilitar a saída de conteúdos ali presentes (como ar ou fluidos).

O que é sondagem na enfermagem?

A sondagem vesical é a introdução de uma sonda ou cateter na bexiga, que pode ser realizada através da uretra ou por via supra-púbica, e tem por finalidade a remoção da urina.

Quem tem sonda pode comer pela boca?

Depois de colocar a sonda ,pode se alimentar pela boca normalmente? Depende do caso. Paciente que necessitou de gastrostomia durante tratamento de câncer ou internação prolongada em UTI pode recuperar a alimentação via oral e retirar a sonda. Estar com a gastrostomia não impede alimentação via oral.

Quando a sondagem gástrica é indicada?

Em paciente com pouca aceitação alimentar VO, os que não conseguem atingir as metas nutricionais, está indicado o uso de sonda para complementação.

Para quem é indicada alimentação por sondagem?

A alimentação por sonda pode ser usada para alimentar pessoas cujo aparelho digestivo está funcionando normalmente, mas que não conseguem comer o suficiente para satisfazer suas necessidades nutricionais. Essas pessoas incluem aquelas com: Falta de apetite por um longo tempo.

Como funciona a alimentação por sonda?

Como alimentar uma pessoa com sonda
  1. Coloque um pano debaixo da sonda nasogástrica para proteger a cama ou a pessoa de restos de comida que possam cair da seringa. ...
  2. Dobre a ponta da sonda nasogástrica, aperte bem para que não entre ar no tubo, como mostra a imagem, e retire a tampa, colocando-a sobre o pano.

Quanto custa alimentação por sonda?

O custo mensal da fórmula pode ultrapassar R$ 1.000. Recentemente, porém, ela ficou sete meses sem receber o produto. Nesse período, ela conta que teve que se virar para fazer preparos caseiros para dar ao filho por sonda.

Como fica a urinar após retirar sonda?

Não é normal a urina reter de forma significativa após este procedimento, a não ser que ocorra algo inesperado (o que deve ser comunicado imediatamente ao seu médico). O que pode ocorrer é uma urgência miccional, vontade de urinar com muita frequência com pouco volume e uma ardência na micção.

Quanto tempo pode usar sonda urinária?

Conforme indicado pelo fabricante da sonda (geralmente a cada 12 semanas).

Como é colocada a sonda urinária feminina?

Introduzir a sonda pré-conectada a um coletor de drenagem de sistema fechado, bem lubrificada por 5 cm a 7 cm no meato uretral, utilizando técnica asséptica estrita. Quando a urina não aparecer, verificar se a sonda não está na vagina.

É normal sentir dor com a sonda?

Pode haver uma infecção urinária associada ou recidiva da estenose. Procure um urologista para lhe avaliar logo.

Como fazer para urinar depois de uma cirurgia?

Por isso, a ingestão de líquidos é estimulada e seu médico poderá prescrever também um laxante leve. Se o paciente for incapaz de urinar, pode ser necessária passagem de uma "sonda vesical de alívio". Além da dificuldade para urinar, o trato digestivo frequentemente diminui seus movimentos logo após a cirurgia.

Como se retira uma sonda urinária?

O cateter vesical fica preso devido ao enchimento de um balão em sua extremidade e para retirá-lo apenas se esvazia o balão e puxa o cateter. Para evitar que a sonda se desprenda é utilizado um balão com que insuflado dentro da bexiga. O procedimento de retirada da sonda é bem tranquilo não ficando fixada na uretra.

Como cuidar de um idoso que usa sonda para alimentar?

Se durante algum tempo não houver urina na bolsa coletora, verifique se a sonda está dobrada, obstruída ou pressionada pela perna da pessoa. Caso o idoso não urine num espaço de 4 horas, mesmo ingerindo líquido, procure falar urgentemente com a equipe de saúde.

Como evitar que o idoso tire a sonda?

Quando um idoso insiste em determinada ação, de forma repetitiva, é importante mudar o foco. Oferecer objetos para manusear; fotos, revistas, álbuns para distrair, estimular outra atividade e desviar a atenção de uma ação que pode trazer consequências como puxar a GTT. A vigilância deve ser continuada.

Como cuidar de idoso com sonda alimentar?

6 passos para alimentar uma pessoa com sonda
  1. Colocar um pano debaixo da sonda nasogástrica para proteger a cama ou a pessoa de restos de comida que possam cair da seringa.
  2. Dobrar a ponta da sonda nasogástrica, apertando bem para que não entre ar no tubo, como mostra a imagem, e retirar a tampa, colocando-a sobre o pano.

Artigo anterior
O que vestir num casamento ao fim da tarde?
Artigo seguinte
Qual a pasta que deixa os dentes brancos?