Qual a fração mínima de parcelamento de imóvel rural?

Perguntado por: Enzo Renato de Borges  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (60 avaliações)

O que é fração mínima de parcelamento (FMP) de um imóvel rural? É a menor área que um imóvel rural, num dado município, pode ser desmembrado. Corresponde ao módulo de exploração hortigranjeira da Zona Típica de Módulo (ZTM) do município.

Qual é a fração mínima de parcelamento rural?

A fração mínima para o parcelamento de um imóvel rural é igual ao módulo fiscal do município. Ou seja, para saber a FMP, você precisa saber o tamanho do módulo fiscal do município. Para saber o tamanho do módulo fiscal do município é só acessar o site da embrapa, neste link e pesquisar pelo município de interesse.

Qual a área mínima para escritura rural?

Independente da região do país em que se situe, não existe chácara legal e regular com menos de 20.000 m² (vinte mil metros quadrados) de área, ou seja, 2,0 ha (dois hectares). E esse mínimo, a depender da região, pode aumentar para 3, 4 ou até 5 ha conforme a legislação específica[1].

Qual é a fração mínima de parcelamento?

Fração Mínima de Parcelamento (FMP) é a área mínima fixada para cada município, que a Lei permite desmembrar, para constituição de um novo imóvel rural, desde que o imóvel original permaneça com área igual ou superior à área mínima fixada (artigo 8º da Lei Federal nº 5.868/72).

Qual a fração mínima de parcelamento permitida pelo Estatuto da Terra?

A fração mínima de parcelamento é a menor dimensão que um imóvel rural poderá ter, salvo situações especialíssimas previstas em lei. Vejamos inicialmente o artigo 65 do Estatuto da Terra: Estatuto da Terra (ET) - Lei nº 4.504, de 30 de Novembro de 1964. Art.

Fração Mínima de Parcelamento

45 questões relacionadas encontradas

O que significa fração mínima de parcelamento do imóvel rural explique a razão?

O módulo rural determina a Fração Mínima de Parcelamento (FMP), que corresponde à área mínima que pode ser fracionada no Registro de Imóveis, para constituição de um novo imóvel rural.

Qual o tamanho mínimo de um imóvel rural?

Entretanto, quando se trata de propriedade rural, esses tamanhos estão determinados por lei, por meio do módulo fiscal. Este dispositivo determina que uma propriedade pequena tem de 1 a 4 hectares, uma média tem de 4 a 15, e a grande propriedade tem mais de 15 hectares.

Qual a finalidade do instituto fração mínima de parcelamento do imóvel rural?

A Lei nº 5.868/72, em seu art. 8º, trouxe a fração mínima de parcelamento do imóvel rural, permitindo o parcelamento do imóvel rural abaixo do módulo rural, deixando de lado o princípio da função social da propriedade e indo contra os princípios constitucionais em seus artigos 5º, XXIII, 184 e 186 e ao art.

Qual a área mínima para escritura urbana?

Os lotes de parcelamentos urbanos deverão ter, no mínimo, 125 metros quadrados e, onde houver curso de água, as construções deverão ficar a, no mínimo, 15 metros das margens.

Como dividir uma propriedade rural entre herdeiros?

Assim, é possível que os herdeiros partilhem a propriedade rural herdada, mas esta divisão deve ser feita em áreas que não sejam inferiores ao tamanho do módulo rural (que pode variar de tamanho de região para região). Tal entendimento está exposto no Art. 65 da Lei Federal núm.

Qual a menor área rural?

Nem mesmo o imóvel com área inferior a um hectare deixa de ser rural, já que o artigo 6º da Lei nº 5.868 de 1972 estabelece esse limite mínimo de área apenas “para fim de incidência do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural”.

Quantos metros quadrados e um módulo rural?

A dimensão de um módulo fiscal varia de acordo com o município onde está localizada a propriedade. O valor do módulo fiscal no Brasil varia de 5 a 110 hectares.

Qual o tamanho de uma gleba rural?

De acordo com isto, então, o tamanho de uma gleba seria uma água igual ou inferior: 100 hectares – se o município estiver localizado na Amazônia (ocidental) ou no Pantanal (Mato Grosso / Mato Grosso do Sul) 50 hectares – se o município estiver localizado na região das secas, ou na Amazônia (oriental)

Como dividir uma área rural?

O Projeto de Lei 2266/19 permite a divisão da fração mínima de parcelamento (FMP). Ela é a menor área em que um imóvel rural pode ser desmembrado, para garantir ao trabalhador rural uma condição mínima de vida e manter a função social do imóvel.

Como é calculado o módulo rural?

De acordo com a Lei 4.504/1964, artigo 50, parágrafo 3º, o número de módulos fiscais de um imóvel deve ser obtido dividindo-se a área total pelo módulo fiscal do município, sendo que de um a quatro módulos configura-se pequena propriedade; superior a quatro e até 15 módulos, média propriedade; e superior a 15, grande ...

Qual é a área mínima para requerer usucapião de um imóvel rural?

Área mínima

Além disso, é uma forma de proteção aos agricultores. Segundo ele, o artigo 191 da Constituição, reproduzido no artigo 1.239 do Código Civil, ao permitir a usucapião de área não superior a 50 hectares, estabelece apenas o limite máximo possível, não a área mínima.

Qual a área mínima de um lote urbano?

A lei define, ainda, uma área mínima para o lote, 125 m², e uma testada mínima (dimensão da frente) de 5 (cinco) metros, salvo situações em que o loteamento é destinado a urbanização específica (ações de regularização fundiária e urbanização) ou edificações de conjuntos habitacionais de interesse social.

Qual o tamanho mínimo de um lote urbano?

Segundo a lei federal, após a divisão de um terreno, um lote deve medir no mínimo 125 metros quadrados, o qual 5% deve ser reservado para obras públicas, 20% para lazer e 10% para uso de sistema de calçadas, ruas e avenidas.

Qual é a metragem mínima para um lote urbano em uma cidade de no mínimo 500mil habitantes?

São as dimensões mínimas que o lote precisa ter para que seja aprovado, e foram assim definidas: a área mínima de lote no território do Município é de 125m² e a frente mínima é de 5m, ambas podendo ser maiores de acordo com a zona na qual o lote está inserido e podendo serem permitidas frente e área mínimas inferiores ...

Para que serve o módulo rural?

O módulo rural é utilizado para: – Determinar a Fração Mínima de Parcelamento – FMP, que é a menor área em que um imóvel rural, num dado município, que pode ser desmembrada. – Definir os limites da dimensão dos imóveis rurais no caso de aquisição por pessoa física estrangeira residente no País.

Para que serve a Câmara Técnica de destinação de terras públicas federais rurais?

Destaca-se, também, a criação da Câmara Técnica de Destinação e Regularização Fundiária de Terras Públicas Federais Rurais, que tem o objetivo de atuar na gestão do patrimônio público e convergir ações de destinação e promoção de políticas públicas.

Qual o principal objetivo da certificação de um imóvel rural e quais responsabilidades competem ao Incra ao registro de imóvel e ao profissional credenciado?

A certificação do georreferenciamento do imóvel rural, criada pela Lei 10.267 de 2001 e realizada exclusivamente pelo Incra, é a garantia de que os limites de determinado imóvel não se sobrepõem a outros e que a realização do georreferenciamento obedeceu especificações técnicas legais.

Quantos hectares tem um pequeno produtor?

O que é um pequeno produtor rural? Os profissionais desta área, na maioria das vezes residem na zona rural e tem posse rural não superior a 50 hectares, eles exercem as funções mediante o trabalho pessoal e de sua família.

Qual a metragem mínima para uma chácara?

Para que uma propriedade seja considerada uma chácara é preciso que ela respeite uma medida mínima e máxima. No entanto, é necessário ter, no mínimo, 2 hectares de terra, ou seja, 20 mil metros quadrados.

Qual é a medida mínima de um terreno?

O art. 4º, inciso II, da Lei Federal 6766/79, estabelece que a fração mínima para loteamento ou desmembramento é de 125,00 m², com um mínimo de 5 metros de frente.

Artigo anterior
Quais profissões mais bem pagas em Portugal?
Artigo seguinte
Como fazer exame fita gomada?