Qual a fórmula utilizada para calcular a liquidez corrente?

Perguntado por: Carlos Figueiredo Pires  |  Última atualização: 27. Januar 2022
Pontuação: 5/5 (48 avaliações)

Liquidez corrente = ativo circulante / passivo circulante.

Como é calculada a liquidez corrente?

A liquidez corrente é calculada com base no ativo circulante e no passivo circulante. Já explicamos os dois conceitos contábeis, mas é pertinente reforçar: Ativo circulante: Bens, direitos e todo ativo que a empresa pode transformar em dinheiro (bem como o próprio dinheiro em caixa) de forma imediata.

Qual a fórmula do índice de liquidez geral?

A Liquidez Geral de uma empresa pode ser calculada a partir da seguinte fórmula: Liquidez Geral = (Ativo Circulante + Realizável a Longo Prazo) / (Passivo Circulante + Passivo Não Circulante)

Quais são os principais indicadores de liquidez?

Existem 4 tipos de indicadores de liquidez utilizados pelas empresas na administração contábil. São eles: liquidez corrente, liquidez seca, liquidez imediata e liquidez geral. Cada indicador representa um modelo de prazo e capacidade de pagamento.

Qual a fórmula do índice de liquidez seca?

O índice de liquidez seca pode ser obtida com os valores dados ao aplicar na fórmula: Liquidez Seca = (260 000,00 - 30 000,00) ÷ 242 000,00 = 0,95.

Índices de Liquidez

42 questões relacionadas encontradas

O que é liquidez seca de uma empresa?

Isso porque a liquidez seca é a razão entre o ativos circulantes (subtraído o estoque) e os passivos circulantes. Logo, ela serve para analisar a saúde financeira da empresa. Na prática, esse indicador serve para analisar a capacidade que uma companhia possui de honrar seus compromissos financeiros no curto prazo.

Como o resultado do índice de liquidez seca é interpretado?

O índice de liquidez seca indica o quanto uma empresa poderá dispor de recursos circulantes, sem levar em conta seus estoques, para realizar o pagamento de suas obrigações de curto prazo.

Qual é o indicador de liquidez de um ativo?

Para calcular o indicador de liquidez corrente, basta dividir os ativos circulantes de curto prazo da companhia pelo seu passivo circulante. A fórmula é: Liquidez Corrente = Ativo Circulante / Passivo Circulante.

Qual o objetivo principal dos índices de liquidez?

Os indicadores de liquidez são índices financeiros que servem para averiguar o crédito de uma empresa, ou seja, sua capacidade monetária para cumprir com suas obrigações do passivo. ... Para chegar até aos indicadores de liquidez, os gestores precisam reunir informações dentro do balanço patrimonial.

O que significa os índices de liquidez?

Os índices de liquidez são razões entre determinadas variáveis contábeis de uma empresa que visam fornecer um indicador da capacidade da empresa de pagar suas dívidas, a partir da comparação entre os direitos realizáveis e as exigibilidades.

Como calcular o índice de solvencia geral?

ÍNDICE DE SOLVÊNCIA GERAL – ISG

ISG = (Ativo Total) : (Passivo Circulante + Exigível a Longo Prazo) O índice de Solvência Geral expressa o grau de garantia que a empresa dispõe em Ativos (totais), para pagamento do total de suas dívidas. Envolve além dos recursos líquidos, também os permanentes.

O que fazer para aumentar o índice de liquidez geral?

É possível que as empresas sejam incentivadas a melhorar seu desempenho de liquidez. Isto pode ser feito usando o caixa para pagar dívidas de curto prazo. Em geral, este procedimento, aumenta a liquidez quando o índice é menor que a unidade.

Como saber se a liquidez corrente está boa?

Analisando o resultado da liquidez corrente

Quando se tem um resultado maior do que 1 significa que a sua empresa tem capital suficiente para cobrir as suas dívidas e ainda sobra. Se o resultado for igual a 1 quer dizer que o empreendimento tem capital equivalente ao montante de suas dívidas de curto prazo.

Qual o valor ideal de liquidez corrente?

Não há um consenso de qual seria o índice ideal de liquidez para realizar investimentos. No entanto, Benjamin Graham no livro “O investidor inteligente” , pontua que para um investidor estar bem confortável em realizar alguma aplicação em uma empresa, o índice de liquidez corrente deve estar localizado entre 1,5 e 2.

Como calcular a liquidez de uma empresa?

O índice de liquidez corrente é calculado dividindo-se o ativo circulante da empresa (seus direitos de curto prazo, como o dinheiro em caixa e os estoques) pelo passivo circulante (as dívidas a curto prazo, como empréstimos, impostos, pagamentos a fornecedores, etc.).

Como interpretar índice de liquidez imediata?

Quando a liquidez imediata é maior do que 100% do passivo, isso significa que há um grande volume de dinheiro no caixa.
...
Como avaliar a liquidez imediata?
  1. Resultado > 100%: bom grau de liquidez;
  2. Resultado = 100%: recursos se igualam ao valor dos pagamentos;
  3. Resultado < 100%: não tem como quitar suas dívidas no momento.

Quais as características da liquidez seca?

A liquidez seca é um parâmetro do meio empresarial, utilizado para quantificar a capacidade que uma companhia tem de quitar as suas obrigações a curto prazo. Para tanto, apenas o capital que pode ser transformado em dinheiro rapidamente, ou seja, tem alta liquidez, é considerado como fonte financeira.

Que motivos nos levam a excluir os estoques no cálculo do índice de liquidez seca?

Similar a liquidez corrente a liquidez Seca exclui do cálculo acima os estoques, por não apresentarem liquidez compatível com o grupo patrimonial onde estão inseridos. O resultado deste índice será invariavelmente menor ao de liquidez corrente, sendo cauteloso com relação ao estoque para a liquidação de obrigações.

Qual o ativo mais líquido?

A moeda é considerada como o ativo mais líquido, mas é uma reserva de valor imperfeita. Quando há uma elevação geral dos preços da economia (inflação), por exemplo, o valor da moeda cai.

O que é solvência geral?

A solvência geral serve para demonstrar quanta garantia a empresa detém em ativos totais, para pagamento do total de suas dívidas. Ou seja, sua capacidade de quitação de todas as pendências.

Como calcular índice de endividamento geral?

O Índice de Endividamento Geral (EG) é capaz de medir a dimensão da dívida total de uma instituição em comparação ao seu ativo. Na verdade, o cálculo é bem simples: basta dividir o valor total das dívidas – de curto e longo prazo – pelo total do ativo.

O que é índice de solvência?

ÍNDICES DE LIQUIDEZ (ou SOLVÊNCIA) São utilizados para avaliar a capacidade de pagamento da empresa, ou seja, constituem uma apreciação sobre a capacidade de a empresa saldar seus compromissos com terceiros (Passivo Exigível).

Quais são os indicadores de solvência?

Os indicadores de solvência de curto prazo fornecem informações sobre a liquidez da empresa, ou seja, a capacidade para pagar os seus credores de curto prazo.

Qual é a importância de se calcular o fator de insolvência?

Os índices de solvência também são chamados de “índices de alavancagem”. ... Calcular a solvência não só ajuda as empresas a tomar decisões financeiras importantes e assegurar a rentabilidade no futuro como também garante aos credores e acionistas que sua empresa é capaz de pagar suas dívidas.

O que é o índice de endividamento geral?

Um índice de endividamento geral é dado por uma relação entre os valores devidos por uma companhia e o seu capital próprio ou patrimônio. Portanto, ele é um indicador da situação financeira do negócio e de quanto dinheiro está comprometido com as dívidas.

Artigo anterior
Qual a função do capacitor de partida?
Artigo seguinte
Quais os fatos geradores do ITBI?