Qual a fórmula para calcular a força elástica?

Perguntado por: Valentim Barbosa  |  Última atualização: 28. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (65 avaliações)

A fórmula para calcular a força elástica é Fe = k x X, em que: Fe — força elástica, dada em newtons; k — constante elástica do corpo, dada em newtons/metro; X — deformação percebida no corpo após a aplicação da Fe, dada em metros.

Qual a fórmula da força elástica?

Fel = K .

Fel: força elástica (N). K: constante elástica (N/m). Δx: deformação sofrida pelo corpo elástico (m).

Como se calcula a força?

A Força (F) necessária para mover um objeto de Massa (m) com uma Aceleração (a) é expressa através da fórmula F = m x a. Portanto, Força = Massa multiplicada pela Aceleração.

O que é a força elástica?

A força elástica é definida a partir da lei de Hooke.

Essa lei afirma que, quando se aplica uma força sobre uma mola, ela se deforma, dando origem a uma força elástica que tem a mesma direção da força externa, mas sentido oposto.

Qual é a fórmula para calcular a deformação da mola?

A deformação ou elongação é a medida da variação do comprimento da mola. Nesse sentido, pode ser calculada pela diferença entre o comprimento final e o comprimento inicial da mola.

Leis de Newton - Força Elástica

26 questões relacionadas encontradas

Como calcular a deformação máxima da mola?

Por exemplo, se uma mola tinha inicialmente um tamanho de 20 cm e é esticada até 25 cm, então a sua deformação será de 5 cm. A unidade de medida da deformação x, entretanto, deve sempre ser o metro (m). Por isso, caso fossemos fazer um cálculo com a deformação de 5 cm, deveríamos usar o valor de 0,05 m.

Como calcular o valor da deformação máxima de uma mola?

A fórmula para calcular a força elástica é Fe = k x X, em que:
  1. Fe — força elástica, dada em newtons;
  2. k — constante elástica do corpo, dada em newtons/metro;
  3. X — deformação percebida no corpo após a aplicação da Fe, dada em metros.

Quais são os tipos de forças?

Existem diferentes tipos de força na natureza, tais como a força gravitacional, força elétrica, força magnética, força nuclear forte e fraca, força de atrito, força de empuxo etc. As forças são grandezas vetoriais que, portanto, precisam ser definidas de acordo com seu módulo, direção e sentido.

Porque a força elástica é restauradora?

Denominamos força elástica a força com a qual uma mola reage a uma força externa que a comprime ou a distende. A reação da mola age no sentido de desfazer a alteração provocada em sua forma. É por isso que a classificamos como sendo uma força restauradora.

O que é fel na física?

Esse movimento é um exemplo clássico da força elástica (Fel), um tipo de força física que é exercida sobre corpos que apresentam características elásticas, como molas, borrachas e elásticos, por exemplo.

Como se calcula a força normal?

Para um objeto em repouso em uma superfície reta, sem nenhuma força externa em ação, a força normal é igual ao peso do objeto. Para manter o objeto em repouso, a força normal deve ser igual à força da gravidade em ação no objeto. Essa é o peso do objeto, ou a massa multiplicada pela aceleração da gravidade.

Qual é o peso de uma pessoa de 70 kg na Lua?

O peso de uma pessoa de 70kg na lua equivale a 112 Newtons.

O peso está ligado à força de atração gravitacional que uma determinada massa exerce sobre a outra.

Qual é o valor de 1 Newton?

Um newton corresponde à força exercida sobre um corpo de massa igual a 1 kg que lhe induz uma aceleração de 1 m/s² na mesma direção e sentido da força.

Qual a fórmula de trabalho?

Fórmula do trabalho

Para o calcular o trabalho de uma força devemos utilizar a fórmula T = F x d, em que: T – trabalho dado em joules; F – força dada em newtons; d – deslocamento do corpo dado em metros.

Porque a força elástica é negativa?

A força está negativa porque o sentido dela está no sentido negativo ao eixo x, ou seja, ela é contrária à força que puxou o bloco.

Como funciona o atrito?

A força de atrito é uma força que se opõe ao movimento dos corpos. Ela pode ser estática, se o corpo estiver em repouso, ou dinâmica, para corpos em movimento. Quando queremos que um objeto entre em movimento, aplicamos uma força sobre ele (puxando ou empurrando), porém, nem sempre esse objeto move-se.

Quando o trabalho da força elástica é negativo?

O sinal negativo no início da fórmula da força elástica implica que ela aponta no sentido contrário da força aplicada. É uma simplificação da notação vetorial. A escolha deste sinal é dada por convenção. Ou seja, caso o sistema de coordenadas escolhido seja positivo no sentido da força elástica, ela será positiva.

Quais são os três tipos de forças?

Temos 3 principais tipos de força e vamos descrever melhor abaixo, sendo elas: isotônica, isométrica e isocinética. Lembrando da etimologia das palavras já nos ajuda a entender cada tipo de força: iso = constância; metria = comprimento; tonos = alongamento; e cinética = velocidade.

Quais os tipos de força e explique cada um?

Tipos de Força

Força elástica (Fel): força exercida sobre uma mola, que a deforma, ou seja, ela se estica ou se comprime. Força centrípeta (Fcp): força que um corpo com determinada aceleração, exerce num movimento circular. Força magnética (Fm): força de atração e repulsão exercida pelos ímãs ou objetos magnéticos.

Quais são os tipos de força elétrica?

A atração elétrica ocorre entre cargas que possuem sinais opostos, porque a força existente é de atração. A repulsão elétrica ocorre quando cargas de mesmo sinal são aproximadas, já que a força repulsiva atua sobre elas.

Como calcular uma mola?

Fórmulas de cálculo de molas de compressão em unidades métricas
  1. Diâmetro externo da mola. D 1 = D + d [mm] ...
  2. Diâmetro interior da mola. D 2 = D - d [mm] ...
  3. Deflexão de trabalho. H = L 1 - L 8 = s 8 - s 1 [mm] ...
  4. Índice da mola. ...
  5. Fator de correção de Wahl. ...
  6. Força geral exercida pela mola. ...
  7. Constante da mola. ...
  8. Diâmetro médio da mola.

Como calcular deformação longitudinal?

A deformação no sentido longitudinal pode ser calculada dividindo a variação do comprimento nesse sentido pelo comprimento original : Enquanto isso, a deformação no sentido lateral é a divisão da variação de uma medida no sentido lateral pelo valor inicial dessa medida.

Como calcular a compressão da mola?

Calcule a constante da mola (k) usando a fórmula k = F / x. Se a mola não comprimida tem uma altura de 2,5 cm, a mola comprimida tem uma altura de 1,25 cm e um total de 100 gramas de arruelas foi colocado na mola para comprimi-la, então k = (0,1)/(0,01) = 10 N/m.

Como se calcula a Lei de Hooke?

Temos que: Fel = k. Δl, onde k é uma constante positiva denominada Constante Elástica da mola, sendo sua unidade N/m no S.I.. A constante elástica da mola traduz a rigidez da mesma, ou seja, é uma medida que representa a sua dureza. Quanto maior for a constante Elástica da mola, maior será a sua dureza.

Como se calcula o joule?

Se você multiplicar o número de watts pelo número de segundos, terá joules como resultado. Para descobrir quanta energia uma lâmpada de 60W consome em 120 segundos, simplesmente multiplique (60 watts) x (120 segundos) = 7200 Joules.

Artigo anterior
Qual sushi que não engorda?
Artigo seguinte
Como formatar um HD em FAT32 pelo prompt?