Qual a forma correta de descartar medicamentos vencidos?

Perguntado por: Helena Luna Maia Gomes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (64 avaliações)

Onde devem ser descartados medicamentos e frascos? Muitas farmácias fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos, frascos e materiais cortantes e pontiagudos, assim como várias Unidades Básicas de Saúde (UBS) e supermercados.

Qual a maneira correta de descartar medicamentos vencidos?

COMO DESCARTAR
  1. SEPARE NA SUA CASA. Verifique na sua casa a data de vencimento de seus medicamentos. ...
  2. LEVE A UM PONTO DE COLETA. Leve-os com suas respectivas caixas a uma das farmácias participantes e localize uma de nossas estações coletoras ECOMED. ...
  3. DESCARTE CORRETAMENTE.

Qual a forma certa de descartar medicamentos?

A sugestão é armazená-los em garrafas pet com tampa, para evitar acidentes. A gerente ressalta ainda que não se deve descartar medicamentos em lixo comum, nem derramar em pias ou vasos sanitários, pois podem contaminar o solo e os rios ou ainda serem encontrados no lixo e utilizados de forma indevida.

Qual a forma correta de descarte de medicamentos vencidos em quais locais tais materiais devem ser descartados?

Remédios não devem ser jogados no vaso sanitário ou no lixo pois podem contaminar o solo e a água, além de representar um risco para animais que mexem os lixos. Eles devem ser descartados (em suas embalagens) em postos de coleta, como farmácias e postos de saúde, para que a destinação seja adequada.

Onde são descartados os medicamentos após o vencimento da validade ou quando não são mais utilizados?

Verifique na vigilância sanitária do seu Município, na drogaria onde costuma comprar seus medicamentos ou na Unidade Básica de Saúde (Posto de Saúde), se eles recolhem os medicamentos vencidos dos consumidores.

Saiba como realizar o descarte correto de medicamentos

16 questões relacionadas encontradas

Como deve ser realizado o descarte correto para medicamentos inapropriados para o consumo?

Conte para amigos e familiares que existem pontos de coleta como farmácias e drogarias espalhadas pela cidade que fazem o descarte ambientalmente correto dos medicamentos vencidos. Há também os postos de doação.

Pode jogar remédio na privada?

Os remédios jamais devem ser jogados diretamente no lixo dentro de sua embalagem original. Segundo ele, o líquido de frascos deve ser jogado na pia ou no vaso sanitário.

Como funciona a logística reversa de medicamentos?

Neste sentido a Logística Reversa de Medicamentos domiciliares vencidos ou em desuso constitui um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados para coleta e destinação final ambientalmente adequada dos medicamentos.

Quais as soluções para implementar a logística reversa para medicamentos?

Cuidado com a armazenagem de produtos

O transporte e armazenagem são pontos mais críticos no processo de logística reversa de medicamentos. É muito importante que as salas do estoque sejam climatizadas e que haja controle de acesso ao local. A armazenagem deve ser certificada pela Anvisa.

Qual a responsabilidade da farmácia e drogaria na logística reversa?

Compete às drogarias e farmácias garantir o local de armazenamento destinado à guarda temporária dos recipientes com os medicamentos domiciliares vencidos ou em desuso, descartados pelos consumidores, até o transporte destes a um ponto de armazenamento secundário ou destinação final.

Como descartar embalagens de medicamentos?

Embalagens de remédio não podem ir ao lixo comum nem para a reciclagem comum, porque podem conter resíduos de substâncias químicas e contaminar o meio ambiente. Elas precisam ser descartadas em pontos de coleta, oferecidos por farmácias, supermercados ou postos de saúde.

Pode jogar comprimido no lixo?

As embalagens de papelão e as bulas que não tiveram contato direto com os medicamentos podem ser descartados na reciclagem comum. Já as cartelas metálicas de comprimidos, frascos e bisnagas devem ser colocados em uma sacola plástica e entregues nos pontos de coleta.

Pode jogar remédio no lixo?

Quando medicamentos são jogados em lixo domiciliar, esgoto ou vaso sanitário pode causar danos ambientais e danos para a saúde da população. Como dano ambiental pode ter contaminação da água, do solo e de animais. Como danos à saúde podemos citar intoxicação por medicamento”, explica Maria Fernanda.

Quais os problemas de descartar medicamentos no vaso sanitário ou no lixo doméstico?

“Esses medicamentos e embalagens são levados para aterros, lixões e podem contaminar o solo, devido ao local onde esse lixo vai ser colocado, e os resíduos de medicamentos vão gerar impacto ambiental porque, seja em rios, lagos, oceanos, lençóis freáticos, águas subterrâneas, ou no solo, consequentemente isso reflete ...

Como os profissionais farmacêuticos podem contribuir efetivamente para a redução do descarte incorreto de medicamentos?

Nesse sentido, cabe também ao farmacêutico o papel de orientação quanto aos riscos do descarte inadequado desses produtos, tendo em vista que a Resolução nº 585 de 29 de agosto de 2013 prevê ações aos profissionais da área relacionadas a educação em saúde por meio da comunicação com a população quanto aos medicamentos.

Quais os riscos associados ao descarte incorreto de medicamentos?

O descarte inadequado de medicamentos, principalmente no lixo comum ou na rede de esgoto, pode contaminar o solo, as águas superficiais, como em rios, lagos e oceanos e águas subterrâneas, nos lençóis freáticos.

Em qual lixo jogar remédio?

Atenção aos remédios

Medicamentos e itens de saúde vencidos ou sem uso também não devem ser descartados no lixo comum, e tão pouco dentro de vasos sanitários ou pias do banheiro como a maioria da população costuma fazer.

O que pode jogar no lixo comum?

O segundo passo é entender o que é o lixo comum: todo material como restos de comida, frutas e legumes, lixo do banheiro, guardanapos sujos, bitucas de cigarro, folhas secas e esponjas de limpeza, entre outros.

Quem recolhe blisters?

Reciclagem de Blisters é com a Maip Ambiental. Por esses e os mais diversos motivos, a Maip Ambiental é uma ótima opção para a reciclagem de blisters, assumindo grande compromisso e responsabilidade com o meio ambiente e com os processos de diminuição de poluição.

Onde entregar embalagem de remédio?

Embalagens primárias com ou sem medicamento, assim como seringas e materiais perfurocortantes, são recebidas por farmácias, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e supermercados. Para encontrar os postos de coleta desse tipo de descarte mais próximos de você consulte o mecanismo de busca gratuito do Portal eCycle.

Onde descartar embalagens metalizadas?

Basta fazer a destinação na parte de plásticos, na coleta seletiva. No caso das embalagens metalizadas feitas com BOPP, as propriedades físicas do material são excelentes para o bom condicionamento de alimentos, pois evitam contato do produto com gases, oxigênio, variações de temperatura e umidade.

Qual a obrigatoriedade das farmácia de acordo com o Decreto 10.388 2020?

As drogarias e farmácias estabelecidas como pontos fixos de recebimento ficam obrigadas, às suas expensas, a adquirir, disponibilizar e manter, em seus estabelecimentos, dispensadores contentores, na proporção de, no mínimo, um ponto fixo de recebimento para cada dez mil habitantes, nos Municípios com população ...

O que diz a lei criada em 2010 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos?

A Lei nº 12.305/10 instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (“PNRS”). Possui uma abordagem atual e importantes instrumentos a fim de viabilizar os avanços que o país necessita para enfrentar diversos problemas ambientais, sociais e econômicos derivados do manejo inadequado dos resíduos sólidos.

O que são medicamentos domiciliares?

Os medicamentos para tratamento domiciliar são aqueles que não requerem administração assistida, ou seja, não necessitam de intervenção ou supervisão direta de profissional de saúde habilitado ou cujo uso não é exclusivamente hospitalar, podendo ser adquiridos por pessoas físicas em farmácias de acesso ao público e ...

Quantos medicamentos são descartados?

No Brasil, aproximadamente 14 mil toneladas de medicamentos perdem a validade por ano, sendo na maior parte descartados de maneira ambientalmente incorreta, no lixo comum, no esgoto ou no solo.

Artigo anterior
Como usar cortesia Espaço Azul?
Artigo seguinte
Qual empresa abrir 2022?