Qual a finalidade dos estudos epidemiológicos?
Perguntado por: Erica Vanessa Melo Paiva Branco | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.8/5 (23 avaliações)
A realização de estudos epidemiológicos é muito importante para que sejam identificadas as causas ou a etiologia das doenças e seus fatores de risco. Assim, é possível desenvolver estratégias preventivas que reduzam ou mesmo eliminem a exposição aos fatores de risco.
Quais são os principais objetivos da epidemiologia?
O objetivo geral da epidemiologia é reduzir os problemas de saúde na população. Na prática, ela estuda principalmente a ausência de saúde sob as formas de doenças e agravos.
Quais são os principais tipos de estudos epidemiológicos?
- Estudos observacionais.
- Delineamentos observacionais analíticos.
- Estudos de caso-controle.
- Estudo de coorte.
Quais são os tipos de estudos?
As pesquisas observacionais podem ser conduzidas sob a forma de quatro tipos de estudo, conforme o delineamento. São eles: série de casos, estudo de corte transversal, estudo de coorte e estudo caso-controle (FONTELLES, 2009).
Quais são os tipos de estudos experimentais?
Os principais delineamentos experimentais são os seguintes: ensaios clínicos randomizados, cujos participantes são os pacientes; • ensaios de campo em que os participantes são pessoas saudáveis; e • ensaios comunitários, onde os participantes são os próprios membros da co- munidade.
Introdução aos Estudos Epidemiológicos - Resumo - Epidemiologia
Quais os três eixos básicos da epidemiologia?
Avançando no tempo, as bases históricas para a formação da epidemiologia moderna são basicamente três eixos: a clínica, a estatística e a medicina social.
Quais são os pilares da epidemiologia?
Desta maneira, Pereira (2006) subdivide o conhecimento em epidemiologia em três pilares: Ciências Biológicas, Ciências Sociais e Estatística.
Quais são as raízes da epidemiologia?
Discute-se as raízes da Epidemiologia a partir do tripé Clínica-Estatística-Medicina Social, o seu desenvolvimento inicial subsidiário à Saúde Pública, a sua constituição ideológica e o seu avanço técnico no bojo do projeto preventivista.
Quais as ciências básicas da epidemiologia?
A epidemiologia congrega métodos e técnicas de três áreas principais de conhecimento: Estatística, Ciências da Saúde e Ciências Sociais.
Quais as especificidades da epidemiologia?
Especificidade (e) - é a probabilidade de um indivíduo avaliado e normal ter seu teste normal (negativo). Prevalência (p): é a fração de indivíduos doentes na população total avaliada. Valor preditivo positivo (VPP): é a probabilidade de um indivíduo avaliado e com resultado positivo ser realmente doente.
Quais as divisões da epidemiologia?
Epidemiologia molecular. Epidemiologia genética. Epidemiologia veterinária. Epidemiologia das doenças infecciosas e parasitárias.
Quais são os três tipos de medidas de prevalência?
- Prevalência pontual ou instantânea: Frequência de casos existentes em um dado instante no tempo (ex.: em determinado dia, como primeiro dia ou último dia do ano).
- Prevalência de período: Frequência de casos existentes em um período de tempo (ex.: durante um ano).
Quais são as etapas da Vigilância Epidemiológica?
- Coleta de dados sobre os casos. Busca de pistas. Busca ativa de casos. ...
- Busca de pistas. Busca ativa de casos. ...
- Busca ativa de casos. Processamento e análises parciais dos dados. ...
- Processamento e análises parciais dos dados. Encerramento de caso. ...
- Encerramento de caso. Relatório final.
- Relatório final.
Quais são as ações de Vigilância Epidemiológica?
Coleta e processamento de dados; análise e interpretação dos dados processados; investigação epidemiológica de casos e surtos; recomendação e promoção das medidas de controle apropriadas; avaliação da eficácia e efetividade das medidas adotadas; divulgação de informações sobre as investigações, medidas de controle ...
Quais são as 4 Vigilancias?
...
Vigilância em saúde
- Você está aqui:
- V.
- Vigilância em saúde.
Quais são as principais atribuições da Vigilância Epidemiológica?
São funções da Vigilância Epidemiológica • Coleta de dados; • Processamento de dados coletados; • Análise e interpretação dos dados processados; • Recomendação das medidas de prevenção e controle apropriadas; • Promoção das ações de prevenção e controle indicadas; • Avaliação da eficácia e efetividade das medidas ...
Quais são os fatores determinantes da prevalência?
- Maior duração da doença;
- Aumento da incidência (I);
- Aumento da sobrevida, sem cura;
- Imigração de casos ou emigração de pessoas sadias;
- Melhoria dos recursos diagnósticos;
- Melhoria do sistema de informação.
Quais são as três medidas epidemiológicas de ocorrência de doença e como se relacionam?
Conclusões: As medidas de freqüência, ou seja, prevalência e incidência, são fundamentais para o estudo da ocorrência das doenças. Apesar de terem qualidades diferentes estão relacionadas entre si e complementam-se neste processo descritivo.
O que são indicadores de prevalência?
Prevalência. É o número total de casos de uma doença, novos e antigos, existentes num determinado local e período. Como idéia de acúmulo, de estoque, indica a força com que subsiste a doença na população.
Qual o tripé da epidemiologia descritiva?
Epidemiologia Descritiva: Variáveis ligadas ao tempo, pessoa e lugar. A TRIADE BÁSICA DA EPIDEMIOLOGIA DESCRITIVA. As três características essenciais das doenças nós observamos na Epidemiologia Descritiva.
Qual a diferença de sensibilidade e especificidade?
A sensibilidade de um teste diagnóstico corresponde ao percentual de resultados positivos dentre as pessoas que tem uma determinada doença ou condição clínica. A especificidade é a capacidade do mesmo teste ser negativo nos indivíduos que não apresentam a doença que está sendo investigada.
Como calcular a especificidade?
Especificidade: é a probabilidade de resultado negativo nos não-doentes (verdadeiro negativo) e é calculado como: d/b+d. Valor preditivo positivo: é a probabilidade da presença da doença quando o teste é positivo e é calculado como: a/a+b.
Como se calcular VPP e VPN?
- Sensibilidade (taxa de verdadeiros positivos) = (a / (a + c)) ...
- Especificidade (taxa de verdadeiros negativos) = (d / ( b + d)) ...
- Acurácia= (a + d) / (a + b + c + d) ...
- Valor preditivo positivo (VPP) = (a / ( a + b)) ...
- Valor preditivo negativo (VPN) = (d / ( c + d ))
Como calcular o VPP?
O valor de predição positiva é obtido dividindo-se a frequência de pacientes doentes pelo total dos testes positivos. Portanto, o VPP é baixo enquanto que o VPN é bastante alto. Se o resultado da tomografia é negativo, a chance de não haver metástase é de 99%.
Como calcular a prevalência de um teste?
Suponha que p (prevalência) = 1/10000. Para cada 10 000 pessoas do caso em estudo, espera-se que o teste detecte 11 testes + (um realmente doente e 10 não doentes) Conclusão: Para cada 11 Elisa + somente um seria realmente doente.
Como retornar o valor de uma célula no Excel?
O que é Conduapp Uber?