Qual a finalidade do código de autorregulação da ANBIMA?

Perguntado por: Carlos Carvalho  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (40 avaliações)

O presente Código ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas para Distribuição de Produ- tos de Investimento (“Código”) tem como objetivo estabelecer princípios e regras para Distribui- ção de Produtos de Investimento, visando, principalmente: Page 6 6 I.

O que é código de autorregulação?

O Código de Autorregulação em Governança Corporativa (Código) instituído pela ABRAPP, SINDAPP e ICSS tem por objetivo estabelecer parâmetros relativos ao tema, proporcionando sólido referencial de boas práticas e o aperfeiçoamento da governança corporativa das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC), a ...

Quais são os temas abordados pelo código de autorregulação da ANBIMA?

Atividades Autorreguladas
  • Fundos de Investimento. ...
  • Custódia, controladoria, escrituração e representação de investidores não residentes. ...
  • Private Banking. ...
  • Ofertas públicas. ...
  • Análise prévia de ofertas. ...
  • Certificação. ...
  • Negociação. ...
  • Gestão de Patrimônio.

O que é autorregulação ANBIMA?

Nossa autorregulação é expressa na forma de códigos de melhores práticas, criados a partir de propostas que nascem e são aperfeiçoadas nas comissões temáticas de representação.

Qual o papel da autorregulação?

Autorregulação é a capacidade que algumas entidades apresentam para estabelecer suas próprias regulações, suas regras de funcionamento e fiscalizar a adequação a essas regras. Ela é adotada em algumas atividades do mercado de capitais, evitando centralização excessiva da atividade regulatória.

16 Códigos ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas

40 questões relacionadas encontradas

Qual o processo de autorregulação?

Define-se, assim, a autorregulação como a habilidade de monitorar e modular a emoção, a cognição e o comportamento, para atingir um objetivo e/ou adaptar às demandas cognitivas e sociais para situações específicas (Sroufe, 1995. (2008).

O que é a regulação?

substantivo feminino Ato de regular, de estabelecer normas: regulação do valor do salário. Ação de ajustar, de afinar; afinação, ajustamento: regulação de violão.

O que significa autorregulação da aprendizagem?

A autorregulação da aprendizagem é definida como um processo de autorreflexão e ação no qual o aluno estrutura, monitora e avalia o seu próprio aprendizado. A aprendizagem autorregulada está associada à melhor retenção do conteúdo, maior envolvimento com os estudos e melhor desempenho acadêmico.

São vantagens da autorregulação?

A autorregulação pode atribuir, também, maior transparência, incrementar o nível de garantia de cumprimento e de comportamento dentro de um setor ou segmento econômico, além da própria interação entre os partícipes da atividade.

Quem deve aderir ao Código Anbima?

Estão sujeitas a este normativo as Instituições consideradas Aspirantes e Partici- pantes. §2º. O processo de associação ou adesão ao Código ABVCAP/ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas para os Fundos de Investimento em Participação não está sujeito a este normativo.

Quais são os códigos da ANBIMA?

Código ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas para a Atividade de Private Banking no Mercado Doméstico, 2015. Código ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas para Distribuição de Produtos de Investimento, 2019. Código ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas para Distribuição de Produtos de Investimento no Varejo, 2016.

O que estabelece o Código ANBIMA?

O código estabelece princípios e regras para as atividades relacionadas à administração de recursos, como administração fiduciária e gestão de recursos de terceiros em veículos de investimento. Seu objetivo é manter elevados padrões éticos no mercado e consolidar as melhores práticas para a atividade.

Quem está dispensado de observar o Código ANBIMA?

As Instituições Participantes estão dispensadas de observar o disposto neste Código na Distribuição de: I. Produtos de investimento para: a. União, Estados, Municípios e Distrito Federal, observado o parágrafo 6º deste arti- go; e b.

O que é autorregulação Organísmica?

1 – A criatividade na Teoria Organísmica de Kurt Goldstein

Goldstein definia a auto–regulação organísmica como uma forma do organismo interagir com o mundo, segundo a qual o organismo pode se atualizar, respeitando a sua natureza do melhor modo possível.

O que é dificuldade de autorregulação?

A autorregulação e as dificuldades de processamento sensorial. As crianças com dificuldades de processamento sensorial têm problemas para usar as informações captadas pelos sentidos: tato, visão, audição, olfato e paladar, e outros que conhecemos menos, tais como interocepção, propriocepção e vestibular.

O que é auto-regulação na Gestalt-terapia?

Autorregulação Organísmica em Gestalt-terapia “Autorregular-se significa respeitar a totalidade funcional do organismo, significa olhar-se e comportar-se como um todo organizado e eficiente, significa privilegiar as necessidades que gritam dentro de nós para ser saciadas ou satisfeitas, significa olhar-se como uma ...

Qual é a importância da autorregulação para o processo de ensino e aprendizagem?

Dessa forma, a autorregulação visaria uma otimização da aprendizagem e uma melhoria da percepção que os alunos têm da sua própria eficiência e do controle que eles possuem sobre os processos de aprendizagem.

Quais estratégias para executar autorregulação?

Os processos de autorregulação incluem concentração na instrução, organização, codificação e estabelecimento de informações, escolha de um ambiente adequado para o trabalho produtivo, recursos mínimos, estímulo, crenças positivas, crença no aprendizado, organização do contexto.

Quais os exercícios que podem ser feitos na Ajuda da autorregulação?

Exercícios para crianças de autorregulação em momentos de raiva e estresse
  • Pula, pula, para frente e para trás como um sapo.
  • Mãos e pés no chão. ...
  • Saltitando, o mais rápido possível, com braços e pernas bem abertos.
  • Corra o mais rápido que você conseguir!

O que é a regulação no SUS?

A regulação no Setor Saúde é compreendida como ação social e abrange ações de regulamentação, fiscalização, controle, auditoria e avaliação de determinado sujeito social sobre a produção de bens e serviços em saúde, sendo o Estado um desses sujeitos e os outros sujeitos não estatais, como segmentos privados lucrativos ...

Quais são as formas de regulação?

Existem vários tipos de regulação, sendo a regulação económica e a regulação social as mais significativas. Esta distinção efectua-se, de resto, com base no objecto e na finalidade Page 4 4 da regulação. Na doutrina dos EUA, a primeira é considerada regulação tradicional e a segunda regulação moderna17.

O que é regulação na educação?

Na educação, a regulação do Estado se consubstancia na tensão entre gestão educacional e sua autonomia, e a centralização das políticas e reformas educativas como mecanismo de controle e intervenção do Estado nos contextos de governança escolar.

Como acontece a autorregulação das sociedades?

Autorregulação só funciona com participação do Estado e da sociedade. A autorregulação de agentes econômicos que favorece a participação social e conforma-se perfeitamente à regulação do Estado pode se mostrar útil e bem-sucedida em encontrar soluções normativas para o estabelecimento de limites éticos à publicidade.

Quais são os princípios gerais que regem o sistema de autorregulação bancária?

A autorregulação bancária é um sistema de normas, criado pelo próprio setor, com o propósito básico de criar um ambiente ainda mais favorável à realização dos 4 grandes princípios que o orientam: (i) ética e legalidade; (ii) respeito ao consumidor; (iii) comunicação eficiente; (iv) melhoria contínua.

Quando um cliente se recusa a fornecer informações?

Quando um cliente se recusa a fornecer informações a um profissional para que este verifique a adequação de sua recomendação de produtos ou serviços ao perfil do cliente, o profissional deve: Recomendar produtos se o cliente for alertado que a recomendação feita pode não estar de acordo com seu perfil de investimento.

Artigo anterior
Como se classifica a perícia contábil?
Artigo seguinte
Quais são as características da organização linear?