Qual a finalidade do aterramento de proteção?

Perguntado por: Eduardo Pacheco de Monteiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (39 avaliações)

O principal objetivo do aterramento é proteger as pessoas e o patrimônio de falhas (curto-circuitos) na instalação. Simplificando, se uma das três fases de um sistema não aterrado entrar em contato com a terra, intencionalmente ou não, nada acontece.

Qual a função do aterramento de proteção?

O aterramento é a ligação de um equipamento ou de um sistema à terra, por motivos de proteção ou por exigência quanto ao funcionamento do mesmo. Aterramento de proteção: ligação à terra das massas e dos elementos condutores estranhos à instalação.

Qual a finalidade de um aterramento?

O aterramento elétrico tem três funções principais: Proteger o usuário do equipamento das descargas atmosféricas, através da viabilização de um caminho alternativo para a terra, de descargas atmosféricas. “Descarregar” cargas estáticas acumuladas nas carcaças das máquinas ou equipamentos para a terra.

Qual é o aterramento de proteção?

O aterramento de proteção é a ligação à terra das massas e dos elementos condutores estranhos à instalação.

O que é aterramento e qual é a sua importância?

O aterramento elétrico de uma instalação é um sistema que assegura, em caso de falha no isolamento, que as partes metálicas dos aparelhos descarreguem a corrente elétrica no solo, sem afetar o usuário.

O que é aterramento elétrico!

42 questões relacionadas encontradas

O que é aterramento nr10?

Aterramento Elétrico Temporário: ligação elétrica efetiva confiável e adequada intencional à terra, destinada a garantir a equipotencialidade e mantida continuamente durante a intervenção na instalação elétrica.

Qual a importância de um aterramento em uma estrutura residencial?

O principal objetivo do aterramento é proteger as pessoas e o patrimônio de falhas (curto-circuitos) na instalação. Simplificando, se uma das três fases de um sistema não aterrado entrar em contato com a terra, intencionalmente ou não, nada acontece.

Qual melhor aterramento TT ou TN?

Em primeiro lugar, deve se optar pelo tipo de aterramento TT sempre que possível, mas caso não seja possível utilizar o sistema anterior (por razões operacionais e de ordem estrutural do ambiente), deve-se optar pelo tipo de aterramento TN-S.

Quais são os 3 tipos de aterramento?

Conforme a norma ABNT NBR 5410, existem tres tipos de esquemas de aterramento. Sao eles: TN, ● TT e ● IT. O esquema TN considera três variantes, de acordo com a disposição do condutor neutro e do condutor de proteção, TN-S, TN-C-S e TN-C.

Quais são os 5 tipos de aterramento?

Tipos de aterramento
  • Sistema TN.
  • Sistema TN-S.
  • Sistema TN-C.
  • Sistema TN-C-S.
  • Sistema TT.
  • Sistema IT.

O que é aterrar terreno?

Aterrar significa preencher desníveis existentes com terra até que os pontos do terreno atinjam as cotas de projeto.

O que é aterramento funcional e de proteção?

O aterramento funcional, que é a ligação à terra de um dos condutores vivos do sistema (em geral, o neutro), tem por objetivo definir e estabilizar a tensão da instalação em relação à terra durante o funcionamento; limitar as sobretensões devidas a manobras, descargas atmosféricas e contatos acidentais com linhas de ...

Como fazer um aterramento de proteção eficiente passo a passo?

Para fazer um aterramento não basta fazer um buraco no solo e inserir a haste de cobre de qualquer maneira e fazer a conexão de um fio qualquer e levar até o quadro de distribuição de circuitos (QDC), pelo contrário!

Qual aterramento é recomendado para instalações residenciais?

Tratando de instalações elétricas prediais comerciais ou residenciais, o esquema de aterramento mais utilizado é o TN e, por isso, dar-se-á atenção especial a ele.

O que é aterramento TN-S?

Esquema TN-S:

O condutor neutro e o condutor de proteção são distintos, sendo o neutro aterrado logo na entrada e levado até a carga, em paralelo um outro condutor PE é utilizado como terra e é conectado à carcaça dos equipamentos.

Quais os sistemas de aterramento?

Os tipos de sistema de aterramento elétrico existentes são o TN-S, no qual é realizada a conexão do fio neutro à carga e o condutor é aterrado na saída do transformador; o TN-C, no qual o fio terra e o neutro são o mesmo conduto; e o TT, indicado como o mais eficiente dos três, no qual o fio neutro é aterrado na saída ...

Quais são os sistema de aterramento?

Quais são os tipos de aterramento
  • A – Sistema TN-S : O neutro é aterrado logo na saída do transformador e levado até a carga . ...
  • B – Sistema TN-C: O sistema TN-C é normalizado, porém não é aconselhável, já que o fio terra e o neutro são constituídos pelo mesmo condutor. ...
  • C – Sistema TT :

Quando um sistema de aterramento do tipo TN S é obrigatório?

Em circuitos de condutores de cobre com seção inferior a 10mm² e nos condutores de alumínio e em equipamentos móveis 16mm², é obrigatório o uso de condutores separados PE e N (cinco fios).

Qual a melhor haste de aterramento?

Na hora de escolher hastes de aterramento, procure optar por hastes de 2,5m, pois elas diminuem o risco de atingir dutos subterrâneos na hora de sua instalação. As hastes são feitas de aço e revestidas de cobre com comprimentos de 1,5 a 4,0m.

O que é aterramento da rede elétrica?

Primordialmente, o aterramento é um sistema que consiste no direcionamento de possíveis correntes de fuga para a terra. Tal direcionamento é feito através da conexão das instalações elétricas a um componente condutor. Este, por sua vez, é responsável por dispersar a corrente para a Terra.

O que significa a palavra aterramento?

1. Acto ou efeito de aterrar. 2. [ Electricidade ] Ligação à terra.

Qual NBR fala sobre aterramento?

ABNT NBR 7117 – Aterramento Elétrico.

Quais os materiais para fazer um aterramento?

Assuntos
  • ABNT NBR 5419.
  • Aterramento.
  • Caixa de inspeção.
  • Condutores de aterramentos.
  • Conector universal.
  • Cordoalha de aterramento.
  • Descargas atmosféricas.
  • Eletrodos de aterramento.

Qual a profundidade da haste de aterramento?

No caso de condutores em anel, os condutores horizontais radiais devem ser instalados a uma profundidade mínima de 0,5 m. Hastes verticais em paralelo devem ser espaçadas entre si por uma distância não inferior ao seu comprimento.

Artigo anterior
O que é o indexador?
Artigo seguinte
Como proteger o seu CPF?